Ciclo menstrual, período menstrual e período fértil

O ciclo menstrual é o intervalo que decorre entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte. O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo menstrual, o ciclo normal tem 28 dias, no entanto pode variar entre os 21 e os 35 dias.

Outras curiosidades

A primeira menstruação surge entre os 10 e 16 anos e chama-se menarca. Nas adolescentes a menstruação é irregular e não confere motivo de preocupação. Quando a mulher deixa de menstruar diz-se que entrou na menopausa. A menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos e pode surgir subitamente ou de forma gradual.

O que acontece durante o ciclo menstrual

O ciclo menstrual divide-se em duas fases: fase pré-ovulatória e fase pós-ovulatória. Durante esta fase a hipófise e os ovários vão produzindo hormonas que escolhem e amadurecem um óvulo, desencadeiam a ovulação e preparam o útero para uma eventual gravidez. Se o útero não receber o óvulo fecundado (ovo) ocorre a menstruação.

Período menstrual ou menstruação

A menstruação é uma perda de sangue cíclica resultante da descamação do endométrio (forro do útero), a menstruação é um das fases do ciclo menstrual, durante a qual a mulher não pode engravidar.

Período fértil

O período fértil é um intervalo de tempo durante o qual a mulher tem maior probabilidade de engravidar, para saber qual o seu período fértil basta subtrair 18 dias a um ciclo curto ou 11 dias a um ciclo longo, exemplo: o seu ciclo dura 28 dias retira 14 dias e saberá que o seu período fértil é aos 14 dias, no caso de ter um ciclo menstrual 30 dias retira 11 dias e descobrirá que o seu período fértil é aos 19 dias.
Periodo fertil
Periodo fertil
Fontes bibliográficas