Menopausa

O que é a menopausa?

A menopausa é um período fisiológico, que ocorre entre os 45 e 55 anos, e que se caracteriza pela ausência de ciclos menstruais e ovulatórios (os ovários cessam a produção de estrogénios). Pode-se afirmar que a mulher está na menopausa quando apresenta ausência de menstruações à mais de um ano.

Quais os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa são: afrontamentos, secura vaginal, retenção de líquidos, irritação vaginal, flutuação do humor, suores noturnos, insónia, atrofia e dilatação das vias urinárias e vaginais, prolapsos, dores durante a relação sexual, diminuição do apetite sexual e incontinência.

Como sei se estou na menopausa?

A mulher está na menopausa quando não tem menstruações à mais de um ano, apresenta alguns sintomas e as análises às hormonas revelam o adormecimento do seu sistema reprodutor.

Como posso aliviar os sintomas da menopausa?

O alívio dos sintomas pode ser conseguido através de uma contracetivo hormonal combinado (pílula), terapêutica hormonal (a sua utilização é muito controversa) e as isoflavolona de soja que são fitoestrógenos vegetais (estrogénios).

As isoflavonas de soja são seguras, posso enriquecer a minha alimentação?

Sim são seguras e pode enriquecer a sua alimentação. As isoflavonas pela sua ação fitoestrogénica ajudam a melhorar os afrontamentos, secura vaginal, retenção de líquidos, irritação vaginal, prevenção de osteoporose e melhoria do estado físico e psicológico da mulher.

Devo usar algum contracetivo durante a menopausa?

Sim deve, a mulher durante a menopausa deve usar um contracetivo para prevenir uma gravidez tardia e para repor artificialmente os valores de hormonas. O contracetivo pode ser hormonal ou físico, adaptado à saúde da mulher. Fale com o seu médico.

A minha vida sexual fica diferente na menopausa?

Sim pode ficar diferente, devido às alterações que a mulher sofre a sua vida sexual pode ficar alterada. O casal pode no entanto passar a ter maior equilíbrio pois o homem também sofre algumas alterações que podem contribuir para uma vida sexual mais afetiva.

A osteoporose surge mais facilmente na menopausa? Que pessoas têm maior risco de ter osteoporose? Como posso prevenir?

Sim durante a menopausa, devido às alterações hormonais, há maior descalcificação dos ossos. As pessoas com maior risco são as mulheres, especialmente as que estejam na menopausa, de raça branca, magras, que fumem, tenham baixo peso e consumam bebidas alcoólicas. Para prevenir a osteoporose deve ter uma alimentação rica em cálcio e em legumes, praticar atividade física (subir e descer escadas diariamente, caminhar, andar de bicicleta), apanhar sol durante 20 minutos por dia e seguir a medicação do seu médico.

Como sei se estou com osteoporose?

Para saber se sofre de osteoporose deve fazer uma avaliação da massa óssea. A massa óssea é avaliada através da densiometria mineral óssea e se revelar um resultado baixo a pessoa sofre de osteoporose e tem maior risco de fratura dos ossos. A densiometria deve ser feita um vez após a menopausa. É um teste simples e indolor.

Quais são as consequências da osteoporose?

As principais consequências são as quedas e as fraturas. Para prevenir as quedas deve evitar alguns obstáculos como fios, pavimento escorregadio ou solto e a mobília. As divisões deveram ser bem iluminadas, a casa de banho e as banheiras deveram ter tapetes antiderrapantes e barras de apoio, as escadas e degraus deveram ter corrimãos e os sapatos devem ser rasos.