2 de maio de 2014

Menopausa

O que é a menopausa?

A menopausa é um período fisiológico, que ocorre entre os 45 e 55 anos, e que se caracteriza pela ausência de ciclos menstruais e ovulatórios (os ovários cessam a produção de estrogénios). Pode-se afirmar que a mulher está na menopausa quando apresenta ausência de menstruações à mais de um ano.

Quais os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa são: afrontamentos, secura vaginal, retenção de líquidos, irritação vaginal, flutuação do humor, suores noturnos, insónia, atrofia e dilatação das vias urinárias e vaginais, prolapsos, dores durante a relação sexual, diminuição do apetite sexual e incontinência.

Como sei se estou na menopausa?

A mulher está na menopausa quando não tem menstruações à mais de um ano, apresenta alguns sintomas e as análises às hormonas revelam o adormecimento do seu sistema reprodutor.

Como posso aliviar os sintomas da menopausa?

O alívio dos sintomas pode ser conseguido através de uma contracetivo hormonal combinado (pílula), terapêutica hormonal (a sua utilização é muito controversa) e as isoflavolona de soja que são fitoestrógenos vegetais (estrogénios).

As isoflavonas de soja são seguras, posso enriquecer a minha alimentação?

Sim são seguras e pode enriquecer a sua alimentação. As isoflavonas pela sua ação fitoestrogénica ajudam a melhorar os afrontamentos, secura vaginal, retenção de líquidos, irritação vaginal, prevenção de osteoporose e melhoria do estado físico e psicológico da mulher.

Devo usar algum contracetivo durante a menopausa?

Sim deve, a mulher durante a menopausa deve usar um contracetivo para prevenir uma gravidez tardia e para repor artificialmente os valores de hormonas. O contracetivo pode ser hormonal ou físico, adaptado à saúde da mulher. Fale com o seu médico.

A minha vida sexual fica diferente na menopausa?

Sim pode ficar diferente, devido às alterações que a mulher sofre a sua vida sexual pode ficar alterada. O casal pode no entanto passar a ter maior equilíbrio pois o homem também sofre algumas alterações que podem contribuir para uma vida sexual mais afetiva.

A osteoporose surge mais facilmente na menopausa? Que pessoas têm maior risco de ter osteoporose? Como posso prevenir?

Sim durante a menopausa, devido às alterações hormonais, há maior descalcificação dos ossos. As pessoas com maior risco são as mulheres, especialmente as que estejam na menopausa, de raça branca, magras, que fumem, tenham baixo peso e consumam bebidas alcoólicas. Para prevenir a osteoporose deve ter uma alimentação rica em cálcio e em legumes, praticar atividade física (subir e descer escadas diariamente, caminhar, andar de bicicleta), apanhar sol durante 20 minutos por dia e seguir a medicação do seu médico.

Como sei se estou com osteoporose?

Para saber se sofre de osteoporose deve fazer uma avaliação da massa óssea. A massa óssea é avaliada através da densiometria mineral óssea e se revelar um resultado baixo a pessoa sofre de osteoporose e tem maior risco de fratura dos ossos. A densiometria deve ser feita um vez após a menopausa. É um teste simples e indolor.

Quais são as consequências da osteoporose?

As principais consequências são as quedas e as fraturas. Para prevenir as quedas deve evitar alguns obstáculos como fios, pavimento escorregadio ou solto e a mobília. As divisões deveram ser bem iluminadas, a casa de banho e as banheiras deveram ter tapetes antiderrapantes e barras de apoio, as escadas e degraus deveram ter corrimãos e os sapatos devem ser rasos.

10 comentários:

  1. Quais os sintomas mais comuns da menopausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os sinais e sintomas da menopausa são: afrontamentos, flutuação do humor, suores nocturnos, insónia e secura vaginal.

      Sinais no corpo
      Atrofia e dilatação das vias urinárias e vaginais, prolapsos, dores durante a relação sexual, diminuição do apetite sexual e incontinência.
      Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  2. Ando tentar engravidar tenho mas nunca sei meu p.fertil, veio a 2 e terminou a 5. Quando será meu p.fertil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se periodo fertil ser entre os dias 13 e 17, se seu ciclo menstrual for de 28 dias...

      Eliminar
  3. Bom dia, por favor pode me informar o q tá acontecendo comigo, pois já tenho filhos....mas com esse meu atual esposo não tenho nenhum, já sofrir três abortos dele...estou ovulando normal, os exames dele TBM estão normal, perco com 9 semanas de gestação! Me ajude eu quero ter filhos!desde dos 39 anos q estou tentando segurar uma gestação, agora estou 42 anos me ajude por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter relação com a idade, embora não seja muita, o importante é seguir as recomendações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar

  4. Bom dia! Tenho 47 anos e sempre fui regular, conseguia saber o meu período fértil pois tinha algumas cólicas e um corrimento viscoso parecido com clara de ovo. Sempre me protegi e tive 3 filhos, hoje adolescentes, quando quis. No entanto desde junho que a minha menstruação não aparece, a ultima vez foi no princípio de junho. Primeiro não me preocupei, pois sabia que não estava grávida e como tinha estado um pouco adoentada pensei que talvez o ciclo se tivesse descontrolado. No meio de julho tive os tais sintomas que pensei ser a ovulação e fiquei a aguardar que a menstruação aparecesse no final de julho princípio de agosto. No dia 29 de julho tive uma r**** s**** em que a proteção se rompeu, na altura não me passou pela cabeça tomar a pds. O tempo foi passando e a menstruação não apareceu comecei a entrar em pânico, e o meu marido ainda mais do que eu, é que o orçamento familiar dá, bem esticadinho, para 3 mas para mais é impensável. No dia 8 de agosto fiz um beta hcg que teve como

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, qual foi o resultado? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Peço desculpa, não apareceu tudo o que escrevi. O resultado foi 2.00mUI/mL. No Entanto a menstruação continua sem aparecer. Já marquei consulta com a minha ginecologista mas só consegui para 15 setembro. Será que poderei estar grávida e o resultado do teste deu errado porque era cedo de mais para o fazer? Se estiver grávida só pode ser resultante do dia 29. Começo a ficar muito preocupada! Sei qu tb poderei estar a entrar na menopausa, mas a menstruação para assim de uma vez e nunca mais aparece ou vai aparecendo de vez em quando até que se vai de vez? Estou mesmo muito preocupada e desorientada! Obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com esse resultado não está, deve aguardar pela consulta e se proteger... pode mesmo estar entrando... se precisar ando por aqui... depois passe para deixar me contar as novidades... ;)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.