terça-feira, maio 27, 2014

Colesterol - dislipidemias

Colesterol - dislipidemias

Dislipidemia

A dislipidemia é uma alteração na concentração de lípidos no sangue (colesterol e triglicéridos). Os lípidos são responsáveis por várias funções como a produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, entre outras.

O colesterol e os triglicéridos são dois tipos de gorduras produzidas pelo nosso organismo e que circulam no sangue. Os valores destas gorduras variam consoante a alimentação, estilo de vida e factores hereditários. Quando temos valores elevados de gorduras elas depositam-se nas paredes das artérias, entupindo-as. O risco de doença cardiovascular aumenta e temos maior risco de ocorrerem doenças como o AVC (acidente vascular cerebral), enfartes e embolias. Esta deposição chama-se aterosclerose.

Colesterol

Existem três tipos de colesterol que juntos permitem saber o risco cardiovascular da pessoa. O colesterol total, deverá ter um valor inferior a 190 mg/dl, o colesterol bom (HDL), deverá ter um valor acima dos 40 mg/dl e o colesterol mau (LDL) que deverá ter um valor abaixo de 130 mg/dl.

Os valores de colesterol sofrem alterações de acordo com a nossa dieta, opte por pão caseiro e integral (esqueça o pão de forma), prefira leites, iogurtes e queijos magros, consuma azeite e creme vegetal para barrar em detrimento da banha e manteiga de vaca, consuma carnes brancas e peixe (retire a pele), consuma fruta fresca, não consuma fiambre de porco, prefira o fiambre de peru ou frango e não confeccione as refeições com molhos gordurosos.

Aliados na luta contra o colesterol: farelo de aveia, lecitina de soja, hortaliças (alho, cebola, alho francês, cenoura e tomate), cereais, frutos secos, fruta (morangos, laranja, limão, tangerinas, cerejas, maçã, pêra e bananas), peixe, chá de rooibos e vinho tinto (um copo à refeição – 250 ml).

Triglicéridos

Os triglicéridos resultam da transformação dos açúcares em gordura. Se os valores de triglicéridos forem elevados podem depositar-se nas paredes dos vasos sanguíneos. Os valores de triglicéridos devem ser inferiores a 150 mg/dl.

Para ter valores de triglicéridos dentro dos valores normais deve fazer uma dieta pobre em alimentos ricos em açúcar como as compotas de fruta, produtos de pastelaria, doces, refrigerantes e evitar as bebidas alcoólicas.

A dieta mediterrânea

A alimentação dieta mediterrânica é ideal para diminuir os valores de gorduras saturadas. Ao reduzir o consumo de gorduras saturadas, irá ter os valores de colesterol e triglicéridos menores. Alguns alimentos da dieta mediterrânea: feijões, vegetais, fruta, sopa (sem carne), azeite e peixe.

A dieta mediterrânica contém uma quantidade importante de antioxidantes, nomeadamente vitaminas E e C. Os produtos agrícolas da dieta mediterrânica promovem o funcionamento do intestino e são bons fornecedores de vitaminas.

Características da dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea tem abundância de alimentos vegetais tais como: batata, cereais (trigo), legumes, hortaliças, frutos secos e frescos. Os alimentos são comidos frescos e privilegia-se os frutos da época e da região. O consumo de manteiga é nulo, sendo o azeite a principal gordura. O peixe é a principal fonte de proteínas e a fruta é comida à sobremesa. O consumo de carne vermelha e de vinho é reduzido a moderado. As populações que bebem vinho com regularidade, em quantidades moderadas, apresentam um menor risco de doenças cardiovasculares.

Fontes bibliográficas
Partilhe

4 comentários:

  1. É verdade que a acidez do azeite se for mais elevada é melhor para combater o colesterol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o azeite tem diferentes graus de acidez consoante a sua refinação, as suas propriedades para melhorar os níveis de colesterol são potenciadas com uma dieta pobre em gorduras e produtos animais, o azeite virgem extra é o azeite que deriva 100% da azeitona é portanto aquele com mais qualidade. Tem menos acidez.
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. boas,gostava que dessem a opinião sobre os reultados: colesterol total( 230 ),colesterol HDL( 89), colesterol LDL ( 132 ) , e Trigliceridos (43 ). Obr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelos valores que revelou tem o colesterol elevado e os valores de trigliceridos estão bem.
      Nesta situação deve melhorar a alimentação e fazer exercício físico. Se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.