domingo, maio 04, 2014

Depressão - duvidas frequentes

Depressão - duvidas frequentes

O que é a depressão?

A depressão é uma doença mental que se caracteriza por um estado de tristeza e desinteresse muito prolongado.

Quais os sintomas de depressão?

Os sintomas mais comuns na depressão são a tristeza, desespero, desânimo, pessimismo, perda de interesse nas atividades diárias, sentimentos de culpa, dificuldade na concentração, cansaço, diminuição do interesse sexual, alterações de peso ou apetite, agitação, irritabilidade, pensamentos de morte ou suicídio, alterações no sono, dores de cabeça frequentes, perturbações digestivas ou dores de costas.

O que causa a depressão?

A depressão pode ter várias causas tais como: desemprego, luto, problemas conjugais e amorosos, conflitos laborais, desequilíbrios hormonais, medicamentos, algumas doenças, entre outras.

Como tratar a depressão?

A depressão deve ser tratada com apoio médico, pois é uma doença complexa e de difícil resolução. Uma depressão pode estar na origem de um suicídio.

Quanto tempo dura o tratamento de uma depressão?

O tratamento de uma depressão pode durar semanas ou meses dependendo do quadro depressivo, das causas e da pessoa.

Como evitar a depressão?

Para evitar a depressão devemos evitar o isolamento e compensar os momentos de stresse e pressão com momentos agradáveis e desconcertantes. Algumas estratégias: ter uma atividade física, ouvir música, evitar e resolver os conflitos, praticar terapias alternativas (yoga, massagem, aromaterapia), ter uma atitude positiva (evitar o derrotismo), conversar em grupo, redes sociais ou chats, entre outras estratégias.

Como posso ajudar alguém com depressão? Uma depressão pode levar a um suicídio?

As pessoas com depressão raramente reconhecem a doença. Muitas vezes é necessário que as pessoas que estão em seu redor identifiquem os sintomas. O primeiro passo na aproximação é a criação de uma relação de proximidade e confiança, para levar o doente a recorrer ao médico e seguir o tratamento (também deve ser acompanhado durante o tratamento, pois nem sempre os resultados surgem de imediato). Sim pode, algumas tentativas de suicídio estão relacionadas com grandes depressões. Todas as pessoas que tentam o suicídio devem ser encaminhadas para um psiquiatra. Normalmente a pessoa que tenta o suicídio não deseja acabar com a vida, é uma forma dramática de comunicar com os outros. Nos hospitais nem sempre temos acesso a um psiquiatra, por isso é importante manter a pessoa sob vigilância, se houver risco de nova tentativa, assegurar que segue o tratamento prescrito e tentar alterar ou anular a causa deste problema.

A depressão depois do parto pode ser tratada?

Sim pode e deve ser tratada. A depressão pós-parto é uma doença que afeta cerca de 10% das puérperas. A depressão ocorre após a saída da maternidade e nem sempre se detetam os primeiros sintomas, alguns dos sintomas: vontade de chorar, choro fácil, sensação de desespero e impotência, nervosismo, perda de memória, insónias, indiferença em relação ao bebé, tristeza e falta de apetite. Fale com o médico.

Fontes bibliográficas
Partilhe

21 comentários:

  1. Doutor. Com 15 anos tive uma depressão e um esgotamento devido a uma desilusão amorosa. Tive que ser seguida por um psicólogo e por um psiquiatra. Andava a ser medicada. Só que não me conformava que estava doente. Achava que não era maluca para ir a psiquiatras e psicólogos e desisti De ir. Desisti também da medicação. Embora os meus pais não tenha m sido a favor. Pronto andei mais o menos. A mudança de escola também ajudou a esquecer. Hoje, tenho 20 anos.. vivo com o meu namorado e temos um filho. Só que de 3 meses para CA eu tenho andado muito irritada. Tão irritada que implico por tudo e por nada. Ando com falta de memoria. Não me consigo concentrar. Sinto me muito cansada. Tenho dificuldades para dormir. Imensas dores de cabeça. Falta de apetite. Sinto me desanimada. Sinto me infeliz. E coitado do meu companheiro tem sido tudo para cima dele. A verdade e que parece q estou a ficar outra vez com depressão ( ela nunca foi curada por minha culpa ) a verdade e que sinto-me péssima. E nem com o meu filho eu consigo arranjar forcas e sentir-me feliz. Não acredito que seja uma depressão pós parto. Acredito sim q seja a antiga depressão a voltar. O que devo fazer? Será que devo ir a medica de família expor o problema? Uma amiga diz q deveria tomar o bromolex.. será q a medica receita? Será muito forte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ir à sua médica para ela a ajudar e iniciar ou retomar o tratamento... não inicie nenhum medicamento sem falar com ela... não hesite é melhor encarar o problema de frente... :) depois diga como correu.... boa sorte.

      Eliminar
    2. Ola doutor. Só hoje ganhei coragem para ir a médica de família. Expliquei a situação e ela achou por bem receitar-me uma medicação. Disse que eu iria ficar boa. Vou tomar sertralina teva conhece? E receitou-me uns comprimido s para me ajudar a dormir

      Eliminar
    3. Olá, sim conheço, deve mesmo seguir os excelentes conselhos de sua médica, pode confiar, tenho a certeza que vai melhorar, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. ola, tenho um inplanon no braço e acabou a validade a 20 de abril deste ano....o medico que me colocou o implante nunca aparece nas consultas ou quando aparece dizque nao tem assistente para o retirar... quero muito engravidar.... tou a tomar o sertalina 100mg e de 50mg tambem tomo o diazepam 5mg e um regulador de humor vou na terça feira a uma ginecologista particular retirar o inplante... gostaria de saber se esta medicaçao pode cortar o efeito do inplante e se quando engravidarfaz mal ao feto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, deve então falar com seu médico para retirar e fazer a preparação para a gravidez, fale com seu ginecologista... pode ter que reduzir as dosagens de sertralina, embora não faça mal... fale com ele... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite , tomo a pílula minigeste acerca de 1 ano e a cerca de meio tenho uma grande variação de humor , sobretudo na altura que me vem o período menstrual, gostaria de saber se a minha pílula pode estar a interferir com o meu organismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, na altura que esta para vir o período não está a tomar a pílula, logo parece que a falta da pílula (alteração hormonal) é que pode causar essa variação... deve manter e se continuar tendo essa variação... não consegue controlar? Deve falar cm seu médico... :) ando por aqui se precisar...

      Eliminar
  4. Boa noite doutor...
    Eu acho que tenho depressão, e acho que anda agravar-se porque ultimamente penso bastante na morte.. eu gostava de ir a um psicólogo mas não tenho dinheiro para isso, e já tentei falar com a minha mãe, e ela mal me ligou, que alternativas posso ter? Não tenho amigos para sair comigo nem nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já pensou em falar com seu médico? Talvez seja uma boa opção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá Dr, eu tomo Sertralina 50m. e Alprazolam 0,5 há um ano e meio. estou um pouco preocupada pois sofria de ansiedade muito forte não conseguia me concentrar em nada e tive crises horríveis. meu médico é um clinico geral e me indicou desde que comecei a tomar nunca mais senti esses sintomas mas se eu ficar 1 dia sem tomar o alprazolam começo a tremer e me sentir mal. o médico disse que esse tratamento é pra vida toda. o que achas disso? não queria tomar pra sempre. até por que um dia quero ter um filho e como vou tomar na gravide ? tem riscos né? tomo o Stezza pra evitar a grávidez Enfim não sei o que fazer, estou bem com a medicação, mas não quero tomar a vida toda. Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que ela tenha razão... pois a conhece e percebe que vai precisar desta ajuda regularmente... pode tomar também na gravidez, mas só por conselho e vigilância médica... deve manter e não se preocupar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Oi Carlos, eu tomo Tamoxifeno 20mg,por causa de câncer de mama,me sinto um pouco deprimida,então comprei um Anti-depressivo feito com as seguintes plantas ( Kawa-Kawa,Cidreira,Erva de São João,Valeriana e Múlungo ).Será que elas podem cortar o efeito do remédio? Na última consulta com o Médico eu esqueci de perguntar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que corte, mas deve conferir com seu médico se pode fazer.... é melhor... espero que sua recuperação esteja correndo bem... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Oi Carlos ! eu que tomo o Tamoxifeno e te perguntei sobre o anti-depressivo ,obrigada pela atenção,vou perguntar ao médico.
    Minha recuperação é ótima,foi mais um susto,fiz cirurgia,sem complicação,sem quimio,sem cicatriz,é com prazer que te escrevo.Você sempre tem uma palavra carinhosa para todos que pedem sua opinião.
    E não deixa ninguém sem respostas.Se interessa pelos nossos problemas.
    Eu já fiz várias perguntas e você respondeu a todas.
    És um anjo da Web,que nos acalma e nos orienta em momentos dificies.
    Muito obrigada por tudo .

    ResponderEliminar
  8. Doutor, há 4 anos k tomo Sertralina 100mg, Lexotan 3mg, e Dumyrox 50mg, mas já não me fazem nada. Já disse ao médico k nada me faz, mas nada. Pode ajudar-me? Ando cansada psicológicamente, ansiedade, medos,kero chorar e não consigo. Claudia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, peço desculpa mas não consigo lhe ajudar mais, talvez seja melhor procurar ajuda de um psiquiatra... as suas melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Ola Dr.

    Tomo a pilula Minigest. A pomada Pimafucort foi me receitada quando tivesse alguma irritação vaginal tipo ardor. Gostaria de saber, como consta no folheto que tem um antibiótico na composição se corta o efeito da pilula? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. ola doutor , tenho 21 anos e tenho sindrome do panico me trato ha 5 anos tomo remedio controlado e calmente, namoro a dois anos e nao consigo ter relaçoes com ele pois acho que vou surtar rs... tomo ac a 2 anos e tenho medo de engravida nao sei se o meu medo e de surtar depoius de ter relaçao ou e medo de engravidar que me deixa com medo de ter relaçoes ... o que o senhor acha disso ja me disseram q estou protejida pois tomo ac e sou bem controlada tomo sempre na hora certa .... obrigao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está protegida, pois toma certinho... pode ficar tranquila... eu acho que deveria com calma ir tentando, descontraída... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.