sábado, maio 03, 2014

Infeções urinárias

Infeções urinárias

O que é uma infeção urinária? Que sintomas dá?

A infeção urinária é uma doença provocada por bactérias no aparelho urinário (uretra, bexiga ou rins). Os sintomas mais comuns são: dor a urinar, ardor a urinar, urinar aos pinguinhos e muitas vezes, urina com mau cheiro, sangue na urina, febre, arrepios, dor ao fundo das costas e no baixo ventre e mal-estar.

A mulher pode ter infeções urinárias mais facilmente que o homem?

Sim, as infeções urinárias são mais frequentes na mulher porque têm a uretra mais curta (cerca de 7 cm), o que permite às bactérias chegarem mais facilmente à bexiga.

O quer causa uma infeção urinária?

A causa das infeções urinárias é a penetração das bactérias no meato urinário. A maior parte das bactérias causadoras provém das fezes. As caraterísticas das infeções urinárias estão relacionadas com a acidez da urina, cuidados de higiene, relações sexuais, tipo e quantidade de bactérias, quantidade de líquidos que ingerimos, alguns medicamentos, entre outros fatores.

Como posso prevenir uma infeção urinária?

Para prevenir as infeções urinárias deve: ingerir 2 l de água por dia, urinar logo que tenha vontade, efetuar higiene intima com sabonete de pH neutro, limpar a região perianal, após urinar ou defecar, de frente para trás, mudar regularmente os tampões e pensos, evitar roupa sintética muito apertada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, condimentos, café, efetuar a higiene intima logo após as relações sexuais, evitar a prática de sexo vaginal e anal alternados e consumir mais citrinos (vitamina C acidifica a urina).

Que tipo de alterações tem a urina infetada?

Uma urina infetada pode apresentar dois tipos de alterações, alterações macroscópicas ou microscópicas. As alterações macroscópicas, que se vêem ou sentem são: urina castanha ou vermelha, sangue na urina e cheiro intenso. As microscópicas, que não se vêem são: presença de nitritos, leucócitos e urocultura positiva.

Como é diagnosticada uma infeção urinária?

Perante os sinais e sintomas a urina deve ser avaliada através de análises laboratoriais, normalmente exame urina tipo 2 e urocultura. Estes exames irão descobrir e identificar a presença de uma infeção e o microrganismo que a está a causar.

Estou com ardor a urinar, urino às pinguinhas, o meu médico pode detetar uma infeção sem fazer análises à urina?

Sim, através do teste com tira reagente pode identificar a presença de alguns componentes que indiciam a presença de uma infeção. As análises são importantes para determinar a causa e decidir o tratamento mais correto.

Qual o tratamento mais adequado à minha infeção urinária?

O tratamento mais adequado são os antibióticos. A decisão do tratamento deve ser tomada pelo médico mediante o resultado da urocultura. A urocultura irá isolar e identificar o microrganismo causador e a sua sensibilidade aconselhando o antibiótico ideal (antibiograma). Não se automedique com antibióticos. Resumindo: medicação prescrita, maior quantidade de água ingerida, melhores cuidados de higiene antes e depois de ir à casa de banho e das relações sexuais.

É normal uma grávida ter infeções urinárias?

Sim, as infeções urinárias na gravidez são mais comuns e resultam de maior êxtase urinária (estagnação), menor capacidade de retenção de líquidos, pelo aumento do volume do útero, urina mais rica em nutrientes e dilatação da uretra.

Fiz uma análise recentemente e acusou vestígios de leucócitos, estou grávida, é normal ou devo preocupar-me?

Sim é normal, os leucócitos indiciam a presença de bactérias que em grande número podem causar uma infeção, sugiro que beba mais líquidos, faça a higiene sempre que for à casa de banho e limpe o ânus ou a vulva da frente para trás.

Estou com uma infeção urinária, como devo fazer a minha higiene intima?

Nesta situação deve fazer a sua higiene intima com sabonete de pH neutro, podendo aplicar loção ou creme para promover o conforto vaginal. A higiene deve ser feita sempre que for à casa de banho e após as relações sexuais.

Fontes bibliográficas

Partilhe

6 comentários:

  1. A minha urina deu leucocitos raros o que significa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem grande significado, pode ser por ter tido alguma infeção, deve falar com seu médico e beber muita água... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Uma urina com presença de proteína na urina +++ é preocupante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser, deve falar com seu médico ara avaliar e descobrir as possíveis causas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Ola. Sou uma pessoa que adere muito as infeçoes. Mesmo tendo sempre higiene certa e alimentaçao equilibrada. E possivel estar relacionado a vida sexualmente ativa? Mesmo eu fazendo todos os cuidados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter variadas causas, sendo que as relações sexuais podem ser uma delas... confira no post... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.