Insulina

Como iniciar e injectar a insulina

A dose, o ajuste, o tipo e o número de doses de insulina devem ser prescritas pelo seu médico, embora normalmente se siga a seguinte fórmula: 0,2 Unidades/ por Kg de peso do doente (se um diabético pesar 100 Kg deve fazer 20 Unidades de insulina).


A insulina deve guardada no frigorífico, sem congelar e longe e fontes de calor ou luz. A insulina da caneta (é fornecida nos serviços de saúde) deve estar à temperatura ambiente.

Lave as mãos, enrosque a agulha na caneta, agite suavemente a caneta, desperdice 2 U (sempre que ajudar de agulha), marque a dose, faça uma prega na pele, injecte a insulina fazendo um ângulo de 90ºC, pressione o botão, espere 6 segundos e retire a agulha. Deve administrar em locais alternados (barriga, coxas ou braços), com agulha 0,6 mm (0,8 mm em diabéticos obesos) e mude a agulha a cada administração.

Ajustes: pode ser necessário efectuar alguns ajustes á dose que o médico prescreve assim se obter uma glicemia em jejum maior que 120 mg/dl deve aumentar em 3 U, se o valor da glicemia em jejum for menor que 80 mg/ dl deve diminuir 3 U. Os valores ideais devem situar-se entre os 80 e 120 mg/ dl, em jejum. Em casos de dúvida fale com o seu médico.

Como conservar a insulina

A insulina deve ser bem conservada para que mantenha o efeito desejado, não deve deixar a insulina congelar, os cartuchos que não estão a ser utilizados devem ser guardados no frigorífico, a caneta que está a utilizar não deve ser guardada no frigorífico, mantenha a insulina que está a utilizar num local fresco longe de fontes de calor ou luz solar e não agite a insulina com força.

Tipos de insulina

Os principais tipos de insulina que são utilizados podem dividir-se análogos de insulina humana (insulina humana modificada) ou insulina humana.

Análogos de insulina

Existem três tipos de análogos de insulina, análogos de acção rápida (têm acção 15 minutos a 3 horas após administração e devem ser efectuados antes das refeições), os análogos de acção lenta (têm acção entre 1 e 24 horas) e as misturas (análogos de acção lenta e rápida).

Insulina humana

Existem três tipos de insulina, as insulinas de acção rápida (têm acção entre 30 minutos a 5 horas e devem ser administradas 30 minutos antes da refeição), as insulinas intermédias (acção entre a 1 e 24 horas) e as misturas (mistura dos dois tipos de insulina).

Dispositivos de administração (caneta)

Existem diversos tipos de dispositivo de administração da insulina, alguns exemplos: canetas reutilizáveis, canetas pré-cheias (descartável), bombas de insulina (dispositivo que liberta insulina durante 3 dias) e seringa com agulha (uso hospitalar). Mantenha o seu dispositivo em boas condições de higiene, escolhe uma agulha pequena (0,5 mm adultos magros ou 0,8 mm adultos obesos) e mude-a regularmente, não faça colecção de dispositivos em casa (tenha só um suplente) e alterne os locais da picada.

Outros conselhos:
  • A insulina deve estar à temperatura ambiente antes de ser injectada;
  • Guarde a insulina que não está a utilizar no frigorífico (na porta);
  • Deve estar descontraído;
  • Faça uma prega com o indicador e polegar;
  • Introduza a agulha rápido e sem rodar;
  • Mantenha a agulha firme e injecte a insulina;
  • Retire a agulha a direito;
  • Não esfregue o local de administração;
  • Não reutilize as agulhas.

Fontes bibliográficas