quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Secura vaginal

Secura vaginal

A secura vaginal é um problema que pode afectar a mulher e caracteriza-se pela falta de lubrificação na vagina. A secura vaginal é um sinal de atrofia das células que cobrem a parede da vagina, que surge devido às alterações hormonais comuns em situações de amamentação, envelhecimento (menopausa), parto ou durante o ciclo menstrual.

Causas da secura vaginal

As principais causas da secura vaginal são o tabagismo, a menopausa, a amamentação, ausência de ovários, quimioterapia, hormoterapia, radioterapia, stresse, alguns medicamentos (pilula), infecções vaginais, transtornos alimentares (anorexia ou bulimia), tabaco e a ausência do útero.

Estas situações levam a diminuição dos valores de estrogénios que leva a uma diminuição no espessamento, maior fragilidade e menos elasticidade das paredes vaginais. A mulher que sofre de secura vaginal tem maior risco de infeções urinárias.

Sintomas da secura vaginal

Os principais sintomas da secura da vaginal são:
    • Comichão na vulva;
    • Dor ou ardor durante o coito;
    • Hemorragias após a relação;
    • Vontade constante em urinar;
    • Dor ou ardor a urinar;
    • Infecções urinárias recorrentes.

Tratamento da secura vaginal

Para tratar a secura vaginal a mulher deve usar lubrificantes vaginais, aplicando antes da relação para diminuir a dor e fricção, aplicar estrogénio vaginal (óvulos), devendo falar com o seu médico, manter a actividade sexual (vai melhorar a elasticidade das paredes da vagina).

Fontes bibliográficas
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Partilhe

69 comentários:

  1. Olá
    Tomo pílula Yasmin e infelizmente sofro deste mal, secura vaginal, além de nunca ter vontade de ter sexo, isto é normal? Não existe uma pílula que não tenha estes dois efeitos secundários?

    Obrigada e parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      realmente estes dois efeitos estão descritos nos efeitos adversos da pilula yasmin e das outras pilulas, por vezes a mulher mudando de pilula (pilulas mais fracas) pode ter uma melhoria nestes efeitos... no seu caso deve falar com a sua médica para avaliar estas alterações, há sempre a possibilidade de mudar para a yasminelle ou yaz, pilulas semelhantes à yasmin, embora mais fracas.... abuse de lubrificantes e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Tomo selene a mais de um ano quando tenho relaçoes sexuais sinto minha vagina muito seca, sera que é por causa da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ser por vezes a mulher pode ter, devido às alterações hormonais, uma mudança na flora vaginal e ocorrer esta secura... o melhor é usar um lubrificante e trabalhar mais os preliminares, se não melhorar deve falar com sua médica... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Eu percebi que depois que eu comecei a tomar o Selene,não tenho mais lubrificação,isso pode mesmo ocorrer ?será que devo voltar a tomar o ciclo 21

      Eliminar
    3. Olá, sim pode haver alguma relação... foi eu médico que sugeriu a mudança? Está usando à muito tempo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Estou muito preocupada, tenho 25 anos, sempre tive muita lubrificacao vaginal e de 6 meses pra ca estou totalmente seca na hora da relação, uso o DIU MIrena ha 7 anos será que ele pode causar esse efeito?Estou querendo retira-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser a causa, mas podem haver outras causas, como pode conferir no post... deve falar com seu médico e entretanto pode optar por usar um lubrificante... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  4. É comum mulheres que usam o anel Nuvaring desenvolverem a secura vaginal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, é um efeito adverso pouco comum... use um lubrificante e se mantiver esta alteração fale com seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Oi, a aplicação de cremes vaginais podem causar secura vaginal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, depende do tipo de creme, da sua composição, da idade da mulher, dos seus problemas de saúde entre outros aspetos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Olá tudo bem? A 2 anos tomo Cerazette, porém estou muito seca na região vaginal. Este remédio é comum diminuir a lubrificação vaginal???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode alterar, sem pre notou a secura ou foi só nos últimos tempos? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá Dr. Bom dia.
    Faço uso do Mirena a dez dia e no nono dia tibe a primeira relação após a inserção, percebi que estou mais apertada que o normal (pois tenho hímen elástico) e quase não conseguimos a penetração, levamos mais de 40 min para ocorrer, isso é normal devido o Mirena?

    Abraço De, desde já obrigada.
    PS.: Amei as notícias, são super válidas para nós neste mundo tão infinito de dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não estava muito ansiosa e a pensar no DIU, não me parece que possa causar isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá'
    Ultimamente sinto minha vagna seca depois da relação e acabo sentindo dores e ardores, é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, já viu as causas da secura? Nota algumas dessas causas para justificar a secura? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, tomo Qlaira a 6 meses, e nos últimos 2 meses, após fazer uso de antibiótico para tratamento de uma infecção urinária, tenho muita secura, o que vem causando ardência e pequenas fissuras. Porém não tenho nenhum outro sintoma. Isso pode ser causado pelo Qlaira? O que eu posso fazer para resolver?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode.. após o tratamento deve falar com seu médico ara ele avaliar essa alteração... se precisar ando por aqui, mantenha a pílula... :)

      Eliminar
  10. Olá,

    Estava usando o Qlaria por 2 anos e agora troquei pelo Tâmisa 30, senti nos primeiros 15 dias inchasso, dores no seio e ressecamento na vagina, isso é normal devido à mudança dos hormônios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve manter e ir falando com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Doutor não tomei injeção mês passado pq minha menstruação atrasou e veio por 7 dias sanguem preto pedaços , agora Esse mês esta atraso 15 dias , estou com coceira fazendo xixi quase toda hora forte pontadas no pe da barriga e derrepende um corrimento marro bem fraquinho mais já parou e muita coloca o qe sera ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nota odor em seu corrimento? Deve manter a injeção mais ou menos na mesma data para continuar protegida mesmo que a menstruação atrase, para não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Eu ttomo injeção
    que dura 3 meses e o total 9meses o nome e depo provera ela pode secar a mmulher na relacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode causar essa alteração mais é raro acontecer... nota isso em si? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Eu tive a fazer sexo com a minha namorada e e saiu esperma para dentro dela mas ela está a tomar pilula será que vai engravidar só espero que não me me diga o que vai acontecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se ela toma a pílula certinha não têm riscos de gravidez ele acaba por sair para calcinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. comecei a tomar o anticoncepcional Nactali que a GO me recomendou, mas ando meio insegura, estou na primeira cartela e todo todo dia direitinho e no mesmo horário comecei a ter relação desprotegida depois de 10 que comecei a tomar, só que depois de uns 14 dias que eu comecei a tomar o remédio comecei a ter tipo escape, é normal? O que significa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma certinho está protegida, não tem riscos de gravidez... deve manter , este anticoncepcional pode causar esse tipos de escape... é normal...

      Eliminar
  15. Tomo Qlaira e estava descendo normalmente no segundo comprimido vermelho, até que em janeiro na pilula 18 , iniciei o uso da amoxilina, por cinco dias até a pilula 22. Tive um sangramento de escape e qdo pausei não tive nada. Iniciei uma nova cartela e na pilula 7 tive relaçoes , com coito interrompido, com medo em menos de 12 horas tomei a pilua do dia seguinte dia D, tomando duas de uma vez , continuei a qlaira. Corro algum risco de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula do dia seguinte e já tinha tomado 7 dias da nova cartela se protegeu.... mantenha e aguarde... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, não existe uma medicação que estimule a lubrificação vaginal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim há... fale com sua médica para avaliar sua secura... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá gostaria de saber se a ingestão diaria de ginkgo biloba (tomo dois comprimidos de 80 mg cada) interfere no efeito do anticoncepcional. Ou seja, ele corta seu efeito??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Doutor ajude-me

    Tenho tomado antibióticos e parei o tratamento, acontece que noto a minha vagina super seca e tenho dores durante a relação sexual, sendo que dificilmente fico lubrificada.
    O que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser uma consequência do tratamento deve usar lubrificante e esperar que seu corpo reponha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá, desde que meu ultimo filhinho nasceu começou completou 03 meses estou tomando a injeção depo provera. Desde então não te ho mais lubrificação. Pode ser pela injecao???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar relacionado... deve manter seu uso e falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Boa noite, estou pensando em colocar o mirena. Gostaria de saber se ele pode diminuir minha lubrificação vaginal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é um dos efeitos raros que podem acontecer, a verdade é que as mulheres referem mais que têm aumento do corrimento que diminuição... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá Dr. Tomo Cerazzete a 12 meses porque amamento meu bebê. Há uma semana tive um escape (nunca tinha acontecido antes). Durou só um dia e parou. Nesse sábado quando acordei e fui ao banheiro, novamente saiu um pouquinho e parou. No domingo aconteceu novamente. Não esqueço nem um dia da pílula e tomo sempre no mesmo horário. Isso pode acontecer? Estou super aflita e só consegui consulta para a próxima semana. Oq devo fazer? (Ah, faço exames periódicos anualmente e estava tudo normal. Tenho ovario poliscitico.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, com o uso de cerazette é comum isso acontecer... devido à sua composição hormonal... deve manter seu uso e não se preocupar... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muitíssimo obrigado Dr! Me tranquizou muito!

      Eliminar
  22. Amoxilina interfere com a dayllete ? Quanto em percentagem diminui a sua eficácia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode cortar o efeito é melhor se proteger durante o tratamento e nos sete dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá. Estou tomando gestinol ja dois meses, estou com muita secura. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, pois a secura pode ainda passar, a pílula nesta fase inicial pode causar alguns efeitos adversos... especialmente se for continua... use um lubrificante com base de água ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Tomo Tâmisa 30 já faz um ano. Sempre com qualquer preliminar já ficava muito lubrificada, muito mesmo. Porém nas últimas 3 semanas foi diminuindo. Começava a lubrificar e depois de um tempo secava, e agora estou totalmente seca. No banho também reparei uma textura grudenta, e não sei o que pode estar causando isso. A única mudança foi que mudei de um sabonete neutro para um perfumado de marca diferente.. quais podem ser as causas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode haver relação com o anticoncepcional, mas as causas podem ser outras, mude novamente para seu sabonete pH neutro... e aguarde, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Bom dia
    Há seis meses fiz uma ecografia pélvica e um exame papa nicolau e estava tudo bem.
    Tomo a pilula harmonet e costumo ter spotting.
    Um dia após uma relação mais intensa e profunda fiquei com sangramento que dura há três dias.
    Pode ser provocado por alguma secura vaginal? Por vezes sinto dor na penetração.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser, mas nota maior secura, não lubrifica bem? nesta relação pode ter tido algum pequeno traumatismo e ser essa a causa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Acho que lubrifico mas não sei se é o suficiente. Com o meu parceiro anterior as dores eram mesmo muitas. Agora só por vezes doi um pouco, mas passa rapidamente.

    Estou a uma semana de inciar a semana de pausa da pílula. Posso ter este sangramento até à menstruação ou se isso acontecer devo procurar já um médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser como lhe disse algum trauma, por ter sido mais violento, estar com algum spotting causado pela pílula ou mesmo sangramento relacionado com a menstruação, se fosse a secura deveria sentir desconforto durante a relação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Ola, tomei selene por cinco anos e nunca tive problemas com corrimento e secura vaginal, usei elani 28 durante 9 meses, foi quando começou uma batalha contra os corrimentos recorrentes. Acabei trocando para o gracial a mais de um ano, mas sinto muita secura, nao tenho lubrificação, tenho muito dor na relação, as vezes tenho fissuras, é horrível, nao sei mais o que fazer, isso pode ser por causa do gracial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode haver alguma relação com o anticoncepcional ou podem ser outras as causas... deve falar com seu médico, pode ter que fazer uma pausa e optar por anticoncepcional sem hormônios, ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Boa dia! Tenho 22 anos e fui diagnosticada com artrite reumatoide, tomei corticoide por 6 meses o que fez aparecer candidiase 3 vezes recorrente, tomo o metotrexato também! Após a pausa do corticoide notei que estava sem vontade de ter relações e um ressecamento vaginal. De uns tempos pra cá fiquei normal, menstruei e quando a menstruação acabou minha vagina estava um pouco vermelha e um pouco ardida, o que pode ser? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda não deve estar a 100%, após períodos de secura e esses tratamento é normal nas primeiras menstruações ter alterações... deve aguardar e evitar ter relações, se não melhoras nos próximos dias ou notar mau odor ou corrimento deve procurar seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Boa noite, eu uso o elani 28 há mais de um ano, e sinto q minha lubrificaçao diminuiu, nao tenho mais relaçao pela dor e tenho mta vontade de urinar, vou varias vezes ao banheiro. Pode ser por causa do anticoncepcional?? Sendo q antes de toma-lo minha vida era normal. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar com infecção urinária, deve falar com seu médico... é melhor, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Olá, tomo a minigeste há 2 meses e não tenho lubrificação, devo mudar de pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter mais 2 meses para conferir se é apenas um efeito nesta fase de adaptação, use lubrificante, se mantiver fale com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Boa noite, dr.
    Tive uma infecção urinária de repetição e demorei a iniciar o tratamento. Fiz e a infecção foi curada, porém de 1mês atrás pra cá não tenho tido lubrificação normal e muito menos na hora do sexo. Tenho tido um corrimento branco, grosso. Dia 5 fiz um preventivo e deu inflamação leve, presença de leucocitos e lactobacilos. Há algum tratamento? Essa inflamação pode estar "cortando" minha lubrificação. Pois sempre foi normal, desse tempo pra cá que mesmo sentindo tesão não consigo lubrificar )=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que está com infecção ainda, deve procurar seu médico para tratar, depois de tratar deve voltar ao normal... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Infecção de urina causa essa falta de lubrificação? Pois mesmo com a infecção antes do tratamento estava tendo lubrificação normal, após uso de antibiotico que parei de lubrificar

      Eliminar
    3. Olá, deve falar com seu médico para avaliar, depois de tratar penso que vai voltar a estar normal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Bom dia, Dr
    A um ano atrás eu tomava Perlutan injeção mais comecei a ter secura e muita cólica fora do tempo da menstruação, passei como uma ginecologista fiz exames deu micropolistico tive que trocar de remédio no começo deste ano e comecei a tomar Elani 21 só que agora estou tendo a mesma reação do outro. Será que estou denovo com micropolistico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece, pode haver relação com a parte hormonal do tratamento... fale de novo com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.