Prisão de ventre ou obstipação



O que é a prisão de ventre?


As fezes ao acumularem-se no intestino grosso estacionam, ocorrendo durante este processo absorção de água e sais minerais. Esta acumulação leva a uma distensão abdominal que promove o reflexo de defecação. As pessoas com alterações neste processo sofrem de obstipação ou prisão de ventre, que pode traduzir-se no aparecimento de fezes duras, dificuldade em evacuar ou sensação de evacuação incompleta.

Quantas vezes devemos defecar por dia?

O número normal de vezes que defecamos pode ser de 3 vezes por dia ou até 3 vezes por semana, dependendo da pessoa. O importante é respeitar o ritmo intestinal e não adiar a ida à casa de banho, pois quanto maior for o tempo que as fezes estejam no intestino grosso maior é a quantidade de água absorvida e mais duras ficam.

O meu bebé está com prisão de ventre, como devo tratar?

O bebé não tem uma frequência certa para fazer cocó, no entanto sabemos que se ele mamar leite materno é normal fazer 4 a 5 vezes ao dia ou até 1 vez de três em três dias. O bebé que mama leite artificial deve fazer cocó todos os dias pois têm maior tendência para a prisão de ventre e fezes duras. Para melhorar a prisão de ventre do seu bebé deve massajar a barriga, colocá-lo debruçado no seu braço de barriga para baixo, estimular a região anal com algodão ou termómetro e em último recurso usar um microclister (após 3 dias sem defecar).

Alguns alimentos que a mãe deve evitar durante o aleitamento materno: café, chocolate, colas, chá preto, alface, acelga, feijão ou queijo amarelo. Na preparação do leite artificial ou de lata as medidas devem ser rasas e na quantidade certa - 1 medida para cada 30 ml de água.

É normal um bebé não defecar todos os dias?

Sim é normal, o bebé deve defecar a todas as mamadas, mas devido à imaturidade do seu intestino pode passar alguns dias sem defecar.

Como devo tratar a obstipação?

Para melhorar a prisão de ventre deve: beber 2 litros de água por dia, ingerir duas colheres de óleo de ricínio em jejum, comer ao pequeno-almoço, kiwi, gérmen de trigo ou farelo (aumentar a ingestão de fibras), caminhar 40 minutos por dia, evitar bebidas com cafeína, massajar a barriga, beber bebida de chicória e reduzir alimentos ricos em gordura.

Pode-se usar laxantes para tratar a obstipação?

Não, o uso de laxantes só deve ser feito mediante conselho médico, o uso de laxantes pode danificar os mecanismos de movimentação dos intestinos e piorar a obstipação. Opte pelas medidas naturais. Os laxantes mais favoráveis são os salinos, como o leite de magnésio, os laxantes salinos levam água ao cólon, facilitando a passagem das fezes.

Que dieta devo ter para prevenir a prisão de ventre?

A dieta ideal para prevenir a obstipação deve ser muito rica em fibras, tendo alguns alimentos como: legumes, fruta, cereais integrais, pão integral, farelo, flocos de aveia, bebida de chicória, abóbora (mucilagens), cereais ao pequeno-almoço, arroz e massa integrais.

A grávida pode sofrer de prisão de ventre? O que devo fazer para melhorar?

Sim a prisão de ventre é comum durante a gravidez e está relacionada com as alterações hormonais, suplementos de ferro e pela redução dos movimentos do intestino. Para melhorar deve ter uma dieta rica em vegetais, fruta, fibras (pão integral, cereais integrais, flocos de aveia), beber muitos líquidos (água, sumo de ameixa) e fazer exercício físico. Não faça nenhum laxante sem conselho médico, previna a obstipação para não surgirem hemorroidas.

Fontes bibliográficas