Adesivo hormonal contracetivo

O que é o adesivo hormonal?

O adesivo hormonal é um método de contraceção combinado constituído por um adesivo fino impregnado de hormonas que são continuamente transferidas, através da pele, para a corrente sanguínea.


Como aplico o adesivo hormonal contracetivo? Quando o devo mudar?

O adesivo deve ser aplicado, no primeiro dia da menstruação, na parte de fora do braço, na parte superior do tronco (costas), no abdómen ou nas nádegas. O adesivo deve ser mudado todas as semanas alternando os locais, não o deve aplicar em pele vermelha, irritada ou com cortes. A pele deve estar limpa, seca, sem cremes, óleos ou loções. Evite colar nas dobras da pele.

Deve aplicar o adesivo, no primeiro dia da menstruação, após uma semana (8º dia) deve retirar o usado (que deverá ser dobrado cuidadosamente antes de deitar fora), aplicar outro e no 15º dia outro. No 21º dia retire o 3º adesivo e faz uma pausa de 7 dias (o período menstrual deverá aparecer durante essa semana - semana de pausa). Passados os 7 dias repete o esquema (7+7+7+7 dias sem adesivo). Nunca utilize um adesivo mais do que 7 dias, pois pode deixar de fazer efeito.

Estou a usar o adesivo pela primeira, assim que o coloco fico logo protegida de uma gravidez?

Não, durante os primeiros 7 dias (1º adesivo) deve usar preservativo ou evitar contacto sexual.

Se o adesivo descolar, o que faço?

O adesivo tem que estar em contacto com a pele para libertar as hormonas, se ele descolar deve colá-lo novamente, tendo o cuidado de remover pelos, cremes ou loções gordurosas.

Qual o preço do adesivo contracetivo?

O preço do adesivo hormonal é cerca de 12 euros.

Tomo a pílula posso mudar para o adesivo?

Sim, após a semana de pausa da pílula, ao 8º dia, em vez de iniciar nova carteira cola um adesivo, quando mudamos de método contracetivo devemos usar proteção adicional ou não ter relações sexuais nos primeiros 7 dias.

Quais são os efeitos secundários do adesivo contracetivo?

Alguns efeitos secundários do adesivo contracetivo: náuseas, vómitos (comuns nos primeiros dias), alteração do fluxo menstrual (diminuição da quantidade e duração do fluxo), spotting (perdas de sangue entre as menstruações), alteração de peso (pode ocorrer aumento de peso) e depressão, entre outros.

Que medicamentos interferem com o adesivo hormonal?

Os medicamentos que podem interferir com o adesivo são os antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina), produtos à base de erva de S. João (hipericão).

O adesivo contracetivo pode causar aumento de peso?

O aumento de peso é um dos efeitos secundários do adesivo contracetivo. O adesivo contracetivo cria maior tendência, em algumas mulheres, para aumentar de peso. Esta tendência depende de mulher para mulher, dos estilos de vida, entre outros fatores.
Adesivo hormonal contracetivo
Adesivo hormonal contracetivo
Fontes bibliográficas