Tosse

Como surge a tosse?

A tosse é um reflexo que surge para libertar as vias aéreas de alguma substância que está a dificultar a respiração.

Que tipos de tosse podemos ter?

A tosse pode ser produtiva ou seca. A tosse produtiva está associada a infeções virais ou bacterianas e a tosse seca ou irritativa tem origem alérgica, inflamatória, entre outras.


A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, deve ser aliviada com medidas naturais e em situações de tosse duradoira devemos tomar um xarope (após conselho de um profissional de saúde). Algumas dicas para aliviar a tosse: chá de limão com mel, xarope de cebola (ferva várias cebolas cortadas às rodelas, depois esmague-as até formarem uma pasta, acrescente umas colheradas de mel ou açúcar amarelo), água de cebola (coloque pedaços de cebola em água e açúcar durante algumas horas) e xarope de cenoura (descasque uma cenoura, parta-a aos bocadinhos, coloque os bocados numa taça com açúcar e água, deixe reservar durante duas a três horas). O sal e os produtos lácteos pioram este sintoma, a cebola, o mel, o limão e a cenoura ajudam a aliviar a tosse.

Que xarope devo comprar para tratar a tosse?

A tosse apesar de ser um mecanismo de defesa natural torna-se um problema quando é persistente e muito intensa, nestes casos podemos optar por um xarope antitússico. Não tome xaropes sem conselho de um profissional de saúde.

Os antibióticos tratam a tosse?

Não, como a tosse é um sintoma não melhora com os antibióticos. Os antibióticos não devem ser usados indiscriminadamente. Não tome antibióticos sem indicação médica.

Como devo tossir?

Deve tapar a boca com lenço de papel ou com o cotovelo. O lenço de papel deve ser colocado no lixo e depois de tossir deve lavar as mãos com água e sabão. Não use a mão para tapar a boca. Estes conselhos são válidos para os espirros.

Tenho tosse à duas semanas, como devo tratar? Fumo, pode ser disso?

Quando temos episódios de tosse duradoura, 2 ou mais semanas, devemos recorrer ao médico para sermos avaliados, pois há um enorme risco de termos alguma doença pulmonar. O tabaco pode ser o responsável desta tosse, deve falar com o seu médico e deixar de fumar.
Tratar a tosse
Tratar a tosse
Fontes bibliográficas