domingo, novembro 02, 2014

Ovulação

Ovulação

Fonte imagem de fundo: wallpapers.free-review.net

A ovulação

A ovulação é a saída do óvulo do ovário para as trompas de Falópio. O óvulo sobrevive cerca de 24 horas após sair do ovário, sendo que os espermatozoides podem sobreviver até 3 dias no interior vaginal.

Sinais de ovulação

A ovulação ocorre, a meio do ciclo menstrual, durante o periodo fertil. Se a mulher tiver um ciclo de 28 dias a ovulação deverá ocorrer no 14° dia. A ocorrência da ovulação pode ser precedida de alguns sintomas e sinais como:
  • cólica abdominal
  • aumento da temperatura basal
  • presença de corrimento tipo muco
  • aumento a libido ou apetite sexual


A pilula e a ovulação

A mulher que usa a pilula ou outros anticoncecionais hormonais não tem ovulaçao, pois os valores hormonais elevados não permitem que ocorra saída do óvulo dos ovários.

A ovulação nas mulheres com menstruações irregulares

As mulheres com menstruações irregulares têm maior dificuldade em descobrir quando estão no seu periodo fertil e claro quando irão ovular. A analise hormonal permite descobrir quando está para acontecer a ovulação 

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Partilhe

12 comentários:

  1. Olá, eu percebi um muco clara de ovo e depois sumiu. gostaria de saber como fica o muco após a ovulação. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o muco é tipo clara de ovo, mas durante a ovulação fica com maior filância... mais pegajoso, depois ficar mais solto... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Ola,boa tarde,para fazer teste de ovulação de urina,tem esperar a urina esfriar,ou posso fazer assim q urinar no potinho??,o teste e da marca Onde Step.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer logo não precisa de deixar esfriar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Olá, boa noite!

    Tenho uma questão.
    Tenho 24 anos e tenho ciclos irregulares, sempre tive, já fiz análises de sangue às hormonas e ecografia pélvica e está tudo bem, não tenho sequer quistos nem qualquer alteração estrutural nos ovários, no entanto sou irregular. Esta semana apareceu-me uma mancha castanha clarinha/rosa quando fui à casa de banho, não foi fluxo nem sangue propriamente dito, pareceu-me apenas uma perda tipo spotting, algo muito ligeiro em pequena quantidade, aguado até, mas de um tom rosa acastanhado durante apenas um dia e meio, acompanhado de alguma sensibilidade mamária e uma cólica que parecia menstrual mas muito ligeira, muito ligeira mesmo, no fundo da barriga. Pensei que pudesse ser o inicio da menstruação, mas passado um dia tudo passou. A sensibilidade nos seios, a mancha rosa etc, passou por completo! Poderá ter sido uma ovulação que tive a provocar isso?? Já li que isso pode acontecer quando há um pico de fertilidade, é verdade? São sintomas de ovulação?
    Se sim, daqui a quantos dias posso esperar a menstruação descer? 14 dias certos ou é variável?

    Desde já, agradeço muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem ciclos irregulares pode ser ovulado, mas na lhe sei dizer se vai menstruar e quando.. a mulher com ciclos irregulares pode ovular em engravidar em qualquer altura... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    Desde já, muito obrigada pela resposta! :)
    Por acaso, tenho outra questão, talvez me saiba esclarecer...

    Nao tomo a pilula anticoncepcional e na última ecografia que fiz, há um meses a medica disse que estava tudo bem e no relatório aparecia escrito:"endometrio nao espessados mas com caracteristicas da fase secretora do ciclo". E realmente passado uns dias a minha menstruação desceu.
    Mas a minha questão é: O endometrio pode se apresentar na fase secretora sem ter ocorrido ovulaçao? Ou apenas é possivel um endometrio secretor se houve ovulaçao anteriormente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter secretado e não ter ovulado... se lembre que tem o ciclo irregular, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola estava tomando mesigna injeçao anticoncepcional estava tomando duas por mes fui nas ideia das minhas amigas e parei d tomar faz 1 mes mas agora ja vai fazer 20 dias q estou menstruada mas e pouquinho q esta descendo fui ao medico hj ele falou q e normal por causa da mesigna mas estou sentindo umas fisgadas na vagina o q pode ser???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ser causado pelas perdas, deve seguir as indicações de seu médico e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Esse metodo pode ser usado por quem teve trombose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o anel e outros anticoncepcionais hormonais combinados estão regra geral contra-indicados, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.