terça-feira, novembro 25, 2014

Preservativo

Preservativo

Como devo colocar o preservativo masculino?

Deve colocar o preservativo antes de qualquer contacto sexual. Retire-o da embalagem, não use tesouras ou outros objetos cortantes, coloque-o no pénis, aperte a ponta e desenrole-o completamente. Logo após a ejaculação retire o pénis segurando o preservativo pela base, evitando a saída de esperma. Dê um nó no preservativo e coloque-o no lixo, a cada ejaculação deve usar novo preservativo. Confira a data de validade e não guarde os preservativos na carteira.

Posso ser alérgico aos preservativos?

Sim, pode ser alérgico ao látex ou ao espermicida. Há preservativos com espermicida para aumentar o seu grau de eficácia de forma a matar os espermatozoides caso exista um rompimento ou fuga de esperma. Nestas situações deve falar com o seu médico para estudar o melhor método contracetivo.

O preservativo é a única forma de prevenir a transmissão da SIDA?

O preservativo é a forma mais eficaz e barata de se proteger das doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo deve ser usado antes de qualquer contacto sexual e mudado após a ejaculação.

Que tamanho de preservativo devo comprar?

Existem vários tamanhos disponíveis, sugiro que compre o tamanho médio e depois opte por mudar de acordo com a sua experiência.

Onde posso comprar preservativos femininos?

Os preservativos femininos, em Portugal, são de difícil aquisição. A melhor forma de adquirir é através das farmácias, apesar de existirem milhares de lojas na internet não aconselho a compra pelo facto de ainda não haver uma legislação que proteja o consumidor (muitas lojas não respeitam a legislação comunitária). Pode optar por comprar em farmácias online desde que estejam registadas no Infarmed®.

Como devo aplicar o preservativo feminino?

Abra a embalagem segure o preservativo com a extremidade aberta virada para baixo, comprima o anel flexível do lado fechado com o polegar e o dedo médio, com a outra mão, afaste os grandes lábios da vulva, insira o preservativo na vagina, com o dedo indicador empurre o anel na dentro da vagina. O anel exterior deve ficar fora da vagina. Depois da ejaculação retire o preservativo para não escorrer sémen para a vagina, torcendo a abertura. Não coloque o preservativo na sanita. O preservativo feminino é mais caro e resistente que o masculino. As mulheres com prolapso uterino, canal vaginal apertado e outras anomalias congénitas não devem usar o preservativo.

Se por alguma razão tiver relações sexuais e o preservativo se romper, o que devo fazer?

Se não tomar outro método contracetivo, deve optar por tomar a pílula do dia seguinte, a sua toma continuada deve ser evitada, pois possui uma elevada dosagem hormonal.
Se toma outro método contracetivo, assegure-se que o seu parceiro não tem nenhuma doença sexualmente transmissível (doença venérea) através de análises ou consulta médica.

Pode aplicar cremes, geleias, comprimidos ou espumas nos órgãos genitais com o objetivo de matar ou imobilizar os espermatozoides (espermicidas).

Fontes bibliográficas
Partilhe

8 comentários:

  1. Se nem eu nem minha mulher tivermos nenhuma doença sexual, é possível apanhar uma doença atraves do contacto sexual? ou podemos ter relações sem camisinha, sem que haja perigo de apanhar um doença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se nenhum dos dois tem podem ficar descansados, pois não há chance, ambos estão saudáveis... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. mesmo que seja qualquer tipo de sexo (oral, anal e normal) desprotegiod, não existe risco de apanhar qualquer doença, se formos saudavais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão houver doenças não têm risco (o casal)... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Boa noite.
    Existe risco de transmissão de doenças provocadas pelas bactérias presentes nas fezes ao existir um contacto oral diretamente com o ânus?
    Qual a gravidade deste tipo de contacto se houver uma lavagem superficial e não interna da área anal?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem risco, apesar da lavagem retirar a maioria das bactérias tem risco, embora baixo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Há risco de gravidez se utilizar camisinha e mesmo assim o homem ejacular fora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usando camisinha, desde o inicio não tem grandes riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.