sexta-feira, maio 22, 2015

Quando devemos mudar de anticoncepcional

Quando devemos mudar de anticoncepcional

A mulher que usa a pílula anticoncepcional pergunta muita vezes se pode parar ou mudar de pílula. Todas as mulheres podem interromper ou mudar de pílula anticoncepcional, mas por rotina não o devem fazer sem acompanhamento de seu médico, pois este tipo de mudança pode causar alterações e variações em seu ciclo menstrual, por exemplo menstruais, maior risco de trombose, outras complicações e claro o surgimento de efeitos colaterais ou secundários.

Quando a mulher deve parar ou mudar de pílula anticoncepcional

A mulher deve parar ou mudar de pílula anticoncepcional em diversas situações como quando quer engravidar, por motivos económicos, por conselho de seu médico, se amamenta, se tem maior risco de trombose e doenças tromboembolicas, se começou a fumar, se nota varizes, mais acne e oleosidade e se nota efeitos colaterais ou secundários que não passam - sempre depois da fase de adaptação da pílula anticoncepcional (quando a mulher inicia ou muda de anticoncepcional, o seu corpo passa por uma fase de adaptação, normalmente entre 3 a 4 cartelas, sendo mais comum o surgimento de alguns efeitos secundários ou colaterais).

Após a paragem da pílula a mulher pode notar descontrolo do ciclo menstrual (mesmo das menstruações), isto deve-se à variação hormonal que ocorre, como o nosso corpo tem que repor os valores hormonais e isso pode demorar, podemos notar estas alterações. Nas mulheres com ciclos menstruas irregulares antes de usarem a pílula anticoncepcional é mais comum, normalmente voltam a ter ciclos irregulares.

As pausas da pílula anticoncepcional não estão indicadas, sempre que a mulher para a sua pílula anticoncepcional e a reinicia volta a passar por uma fase de adaptação, o que pode-se traduzir em maior risco de notar efeitos colaterais ou secundários.
Pilulas anticoncepcionais
Pilulas anticoncepcionais 
A mudanças de pílula podem causar este tipo de alterações, embora a mulher continue protegida, deve-se lembrar que os primeiros meses da nova pílula anticoncepcional são sempre uma fase de adaptação.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/pilulaanticoncepcional
procuromaissaude.com/eficaciadapilula
procuromaissaude.com/interromperapilula
Partilhe

20 comentários:

  1. Qual pomada vaginal devo usar para corrimento que tenha cor clara. Tipo um amarelo, mas que nao coça, nao tem cheiro. E nao é todo dia que percebo esse corrimento. Sai bem pouco.
    Me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é um corrimento mesmo amarelo ou fica amarelo na calcinha? Ando por aqui...

      Eliminar
    2. Oi, deve falar com seu médico, pois me parece estar com uma infecção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Bom dia me ajude por favor.. Tomo o tamisa 30 sem parar faz 8 meses. Agora esqueci de tomar dois dias e a menstruacao veio. Estou morrendo de tanta cólica!!' Devo continuar a cartela ou deixar vir a menstruacao normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode deixar vir e após a pausa de 7 dias deve retomar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá ,eu estou na 3°cartela do Allestra 20. Gostaria de saber se já pode haver ejaculação.. Meu namorado prefere usar o método do coito interrompido. Outra pergunta,afinal quem toma AC tem ou não período fértil? Porque dizem que o período.f é quando sai uma espécie de creme branco,em mim continua saindo . Tomo os remédios no mesmo horario todos os dias. Parabéns pelo o seu trabalho, beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ocorrer, que já está protegida, quem usa a pilula não tem período fertil pois a quantidade de hormonios está sempre alta... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Dr. Carlos,
    Estou na quarta cartela de cerazzete. A médica indicou esse por eu ter tendência a varizes. Mas ainda não me adaptei. Tenho sangramento desde a primeira cartela quase que direto. No final da terceira cartela fiz uma pausa de 4 dias, o sangramento parou um pouco, mas nos primeiros dias da quarta cartela já voltou. Bom, poderia simplesmente parar (não uso como contraceptivo), mas tenho uma viagem próxima e não gostaria de ter o desconforto da menstruação ou do sangramento. Tem alguma sugestão do que posso tentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como não usa como anticoncepcional talvez seja melhor parar durante a viagem e depois falar com sua médica para ela avaliar, pois pode ter risco de anemia... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá
    Estou amamentando e tenho sangramento a 30 dias usando desogestrel 750mcg. Ha algum outro metodo anticoncepcional com menos efeitos colaterais pra quem amamenta ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim existem o diu hormonal e o implante contractivo, no entanto deve manter seu anticoncepcional, se mantiver esse sangramento mais de uma semana ou notar aumento deve procurar seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá vou para 8º cartela do Diane 35. Estava com problemas graves de espinhas. Agora não estou mais com espinhas, desse modo pretendo trocar de anticoncepcional para o Yaz que já foi receitado pelo médico ano passado. Gostaria de saber se quando eu voltar a tomar o Yaz minha pele irá ter uma piora, ou se vai continuar boa como no atual momento. Tenho muito medo de voltar a ter espinhas, e fiz o uso do Diane apenas para tratamento. Não pretendo continuar usando esse remédio, pelo fato dele ter uma dosagem alto, bem maior que o YAZ. O que vc acha ? Minhas espinhas vão voltar com o Yaz ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode notar na fase inicial um ligeiro aumento mas depois melhora... deve seguir as indicações de seu médico... :)

      Eliminar
  7. Então sou eu novamente, a moça do Diane/35 - OBS: O médico me receitou YAZ mesmo sabendo que tenho varizes. Disse que não existe problema, basta fazer exercícios físicos, disse que isso é coisa da minha genética mesmo. É de fato minha mãe/ e irmã possui varizes. Mas, segundo o médico eu posso ficar relaxada . O que vc acha disso ?
    ? Vou parar esse mês com o remédio que fiz para tratamento de espinhas o DIANE e voltar a tomar o YAZ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter maior risco de ter, ao usar a yaz, mas deve seguir seus conselhos... ok depois me de retorno, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Bom dia,

    interrompi o anticoncepcional dia 18/08, por sentir fortes dores de cabeça, ocorre que tomei por mais ou menos dois meses e alguns dias, e no dia 22/08 houve um sagramento, devido a ausência do medicamento, mas minha ginecologista receitou outro anticoncepcional com uma dosagem hormonal menor, assim devo iniciar a nova cartela na data deste primeiro sangramento ( 22/08) ou esperar minha menstruação regularizar, ou seja, no próximo mês?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve iniciar dia 22, pois foi o o dia de seu sangramento... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  9. Olá Carlos,
    Tomo o Diclin faz uns 3 anos, não por indicação médica, mas sim por indicação das amigas que tinham muitas espinhas como eu na época. Li aqui no seu site que ele não é indicado para ser usado como metodo contraceptivo, só que eu não sabia e nunca fui ao gineco... Queria trocar o remédio porque esse ultimo semestre meu peso aumentou consideravelmente, notei muitas varizes e minha cabeça doi todos os dias... Qual seria o mais indicado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é melhor falar com seu médico, escolher um, sabe por ter feito durante muitos anos a diclin pode demorar a se adaptar daí ser importante ter alguém bem de perto a acompanhar... peço desculpa não ajudar mais... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.