Sintomas de desidratação

O nosso corpo tem na sua composição grandes quantidade de água, a água é um elemento vital à vida e importante em praticamente todos os processos que ocorrem no organismo. A sua falta pode causar desequilíbrios, certas doenças e problemas crónicos. A falta de água é mais grave nos idosos, crianças, atletas, profissões de maior esforço e exposição solar, grávidas, mulheres a amamentar, habitantes de climas mais quentes, alterações na deglutição (podem ser hidratados gelatinas ou água com espessantes, em situações do doença como quadros de febre, perda de sangue, diarreia, suor intenso e vómitos.

O nosso corpo tem perdas diária de líquidos, através do suor, fezes ou urina o que nos obriga a repor. Todos os dias devemos beber pelo menos 1,5 litro de água por dia, para compensar e garantir a quantidade ideal de água no nosso corpo.

Quando o nosso corpo perde mais água que a que é reposta, dizemos que o corpo entra num quadro de desidratação. A desidratação é um desequilíbrio hídrico onde o corpo não consegue repor os líquidos que perde, podendo entrar em desequilibro e falência.

Sintomas de desidratação

Os sintomas clássicos da desidratação são a boca, língua e mucosas secas, sede, olhos secos e encovados, urina em menor quantidade e mais escura, pele seca, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca, sonolência, cansaço, desorientação, prisão de ventre, fontanelas deprimidas (bebê), febre, delírios, agitação e coma (situações mais graves).

Tratamento para desidratação

Os casos mais ligeiros de desidratação podem se tratar apenas com soluções reidratação, ricas em água e sais minerais. Os casos mais severos, com perda de consciência e desorientação, por exemplo, precisar de internamento hospitalar.

A prevenção da desidratação é o melhor remédio, hidrate-se com 2 litros de água por dia.

Fontes bibliográficas
livros