sábado, outubro 24, 2015

Pausa da pílula - descanso da pílula

Pausa da pílula - descanso da pílula

A pílula deve ser usada conforme a indicação de seu médico, respeitando a ordem da cartela, os dias de toma, de pausa e claro os horários de toma dos comprimidos. Muitas mulheres me perguntam se devem fazer alguma pausa para descansar ou limpar o corpo, será que é necessário?

Pausa da pílula - descanso da pílula

Pausa da pílula - descanso da pílula

As mulheres que usam a pílula hormonal, mesmo que seja à muitos anos, não precisam de fazer pausa de descanso para limpar o organismo, pois o fato de não menstruar ou menstruar menos é um efeito normal da pílula que a mulher deve aceitar sem receios e medos.

Esta ideia da pausa de descanso era usada e promovida antigamente (as pílulas hormonais tinham maior dosagem hormonal), mas hoje está completamente em desuso e não está indicada. 

A mulher pode ter que interromper a pílula, embora só deva interromper pelos seguintes motivos:
  • por indicação de seu médico
  • por razoes clínicas
  • por intolerância ou inadaptação

Fontes bibliográficas
Partilhe

47 comentários:

  1. Boa noite. Os comprimidos fluvoxamina corta o efeito da pilula estinette? Posso tomar os dois sem problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem, mantenha a pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. E já agora, lexotan pode interferir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, também não interfere, as melhoras... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. olá, eu uso o stezza, e os comprimidos amarelos é quando vem a mestruação, apos acabar os 4 comprimidos amarelos tem q acabar a mestruação? pq ja tomei os amarelo e to tomando os branco e tem acho q uns sete dias q esta descendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a menstruação deve vier enquanto estiver a tomar os comprimidos amarelos, muitas mulheres não menstruam com stezza.. se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  4. Oi eu estou tomando a pílula diclin e estou querendo engravidar tem algum risco pro bebê parar e logo engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem grandes riscos, é sempre aconselhado preparar sua gravidez com seu médico... é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá! Boa tarde! Primeiramente, parabéns pela página. Iniciativa incrível, muito esclarecedora.. Enfim, minha dúvida é a seguinte: Estou na terceira cartela consecutiva do Diane 35 e apartir da segunda, embora tome todos os dias no mesmo horário e sem nunca ter esquecido nenhum dia, tenho tido pequenos sangramentos ao longo do mês. Li que isso seria sangramento de escape devido adosagem hormonal. Não sei ao certo. Anterior a ele, tomei Diminut por anos e isso nunca aconteceu.. É possível que com o tempo isso pare Ou é melhor pensar na possibilidade de trocar o anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve parar, é mais comum na fase inicial de adaptação... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá,é possível tomar pilula anticoncepcional interruptamente uma cartela seguida da outra,é prejudicial a saúde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve tomar dessa forma, a não ser que seu médico sugiro, pois tem mais riscos de complicações ou notar efeitos adversos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá boa noite! Tomo o anticoncepcional Adoless a 7 anos, mas não tomo todos os comprimidos amarelos ( inativos) para depois Iniciar nova cartela. Inicio a nova cartela sempre que a menstruação vem ( geralmente no terceiro amarelinho). Está errado? Deve-se tomar ou pausar em todos os amarelinhos inativos mesmo a menstruação vindo antes do último deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer pausa de 4 dias entre as cartelas, ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde . Minha namorada toma gracial , e no meio da cartela tomou uma comprimido errado , o dia seguinte ou seja deixou o do dia anterior logo após interrompemos os comprimidos por 6 dias ( ela menstruou nesses dias ) e voltamos com o comprimido de novo , e tomou os dias certinhos ! Agora acabou a cartela e está atrasado a dois dias ? Tem risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tiveram relações nos dias seguintes até ao 7º comprimido desta ultima cartela têm risco, devem fazer um teste, ando pro aqui, se precisarem... :)

      Eliminar
  9. Oi , tomo pilula e no mês de setembro a minha mestruação veio dia 30 e no mês do outubro não veio porque não tomei pilula nesse mês e tive relacões no dia 22 do mês de outubro e até hoje 12 não mestruei ,sera que estou gravida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se esqueceu algum comprimido e teve relações tem riscos... esqueceu algum? Não percebi... ando por aqui, :)

      Eliminar
  10. Ola voi iniciar ferana 35 no segundo dia de menstruação. Gostaria de saber se na segunda cartela devo tomar quando acabar a menstruação ou 7 dias depois que acabar o remedio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, na segunda cartela e seguintes deve iniciar após a pausa... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  11. Oi,Carlos,boa noite!
    No mês passado eu fiz a pausa da cartela do anticoncepcional belara e no dia que deveria recomeçar a cartela,eu esqueci de comprar e fiquei 21 dias sem tomar esperando que uma nova menstruação chegasse para eu reiniciar a pílula. Porém já tem uns 3 dias que está descendo uma espécie de escape amarronzado e eu não sei se é a menstruação e se posso começar a cartela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ser... nota odor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa tarde , tenho um bebê de sete meses desde qdo ele nasceu tomava nactali ele parou de mamar no peito tomava nactali passei no go ele receitou ciclo 21 mais ainda nao veio a minha menstruação desceu outubro uns 10 dias sinto muita dor de cabeça e colica .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se não tem riscos de gravidez pode iniciar a ciclo 21, tem que se proteger até ao 7° dia da cartela.. sugiro isto pois sua menstruação pode demorar ainda mais a descer, devido à paragem da cerazette... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa noite,

    Tomo a pilula daylette. Hoje devia tomar o primeiro comprimido da nova cartela e não comprei a pilula. Tive relaçoes sexuais apenas no fim de semana anterior. Gostava de saber se corro algum risco ou se estou desprotegida e o que devo fazer

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem risco, deve iniciar assim que consiga, mas deve-se proteger até ao 7° comprimido da cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa noite, desde os 14 anos que tomo a minigeste, hoje com 21 numa consulta com a ginecologista ela suspeita que eu tenho endometriose, apesar de apenas apresentar um sintoma da doença, e a minha irma também tem. Mas o que me preocupa é que me mandou tomar a minigeste de forma contínua durante 6 meses e como nunca ouvi falar tenho muito receio dos efeitos secundários, devo consultar outra médica? Ou tudo isto faz sentido? Estou com muitas dúvidas e receio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não se deve preocupar, pois vai fazer tratamento para melhorar e pode ser uma das formas... pode confiar em sua médica, realmente tem mais riscos de notar efeitos adversos, mas tem que tratar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa noite,
    dia 16/11 segunda, eu fiz a pausa de 7 dias (ciclo 21) e deveria restornar no 8° dia (23/11 seg.) porém, voltei a tomar somente na sexta dia 27/11. Eu devo parar e retornar somente quando menstruar por ter prolongado a pausa , ou posso tomar normalmente sem problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode continuar mas só esteve novamente protegida após 7 dias de pílula... se teve relações até esse dia tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá Carlos,eu fiquei um mês sem tomar a pílula belara e neste mês de novembro retornei. Porém com seis dias tomando a pílula, tive relações com camisinha,mas estou preocupada mesmo assim.Em nenhum momento usamos coito interrompido ou deixamos de usar o preservativo. Será que corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usou preservativo não tem riscos... mantenha a belara e se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  17. Boa noite, tomo elani 28 há 7 meses, sempre no mesmo horario e nunca esqueci de tomar um dia sequer. Estva com sangramento de escape e por recomendaçao medica diz a pausa dos 3 dias, iniciai a pausa num quarta e retomei a tomada do comprimido no sabado. Acontece que, no sabado antes de tomar o comprimido tive relaçoes sem camisinha e com ejaculaçao dentro. Corro risco de engravidar? Devo tomar a pilula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estava a tomar seguida e depois fez pausa de três dias certo? Não tem chances, deve manter a elani, tomando uma cartela completa... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Exato, estava tomando sem interrupçoes. Foi feita somente essa pausa de 3 dias.
      Obrigada!!

      Eliminar
  18. boa noite,gostaria de saber se é suposto começar a tomar a segunda carteira dia 7 ou apenas dia 8?tomo estinette.é que inicei a segunda carteira no dia 7 a noite.Há problema?como faço agora?
    Obrigada por todas as suas respostas,ajudam imenso
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar a cartela seguinte após 7 dias de pausa ou seja no 8° dia após terminar a cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Boa noite, tomo pílula anticoncepcional, mas no primeiro dia após o período menstrual tomei a pílula 15h depois do habitual. Nesse mesmo dia tive relações sexuais desprotegidas e 15h após a relação sexual tomei pílula do dia seguinte. continuei com a toma diária da pílula anticoncepcional, chegado o momento da pausa da pílula o meu período foi muito escasso, praticamente não tive. deve preocupar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, confira a resposta no outro post... mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá, deixa eu tira uma dúvida. Tomei contracep injetável de três meses.
    Tomei uma dose só. Aí fiquei mais três meses esperando, a menstruação descer e nada. Fui me consultar e me passaram molieri 20. Tomei e fiz a pausa de 4 dias pra ela desce e nada. É normal? Meu ciclo era regula mais depois da injeção atrapalhou tudo. Fiz a pausa de quatro dias e não tô tomando mais nada faz seis dias e hoje deu sinal mais bem pouco como se fosse escape. É normal?
    Detalhe quero engravidar, mais ta tudo bagunçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve manter que vai aparecer e regular... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá. eu tomo a pilula normalmente e há cerca 2 meses parei e a menstruaçao veio normalmente. só que depois nao voltei a tomar a pilula e a menstruaçao ainda nao desceu. já fiz teste de gravidez e deu negativo. se eu tomar agora a pilula antes de vir a menstruaçáo faz algum mal? tem algum problema se a tomar mesmo sem a menstruaçao ter descido? aguardo resposta. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao parar a pílula nossa menstruação desregula e pode estar meses sem vir, é normal, pois nosso corpo tem que repor os valores e seu ciclo menstrua natural, no entanto pode engravidar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá doutor! Sou virgem, tomo microvlar para diminuir o fluxo da minha menstruação é as cólicas tbm! Tava tomando antibiótico pra gripe, e o anticonsepsional tbm, só que estou sentindo muita cólica! E com um sangramento pequeno! Queria saber o porque!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode se por causa da pílula ou mesmo do tratamento que está fazendo... deve manter sua pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.