24 de janeiro de 2017

Como contar o ciclo menstrual



A contagem do ciclo menstrual gera muita confusão e duvidas às mulheres, por isso resolvi escrever este post para ajudar e ensinar a contar o seu ciclo menstrual. Vou dividir a contagem do ciclo menstrual em diferentes situações.

Como contar o ciclo menstrual

Como contar o ciclo menstrual

Mulheres que menstruam regularmente

Para contar o seu ciclo menstrual a mulher deve apontar o 1° dia de sua menstruação, o 1° dia da menstruação é o 1° dia de seu ciclo menstrual, a duração do ciclo menstrual será o numero de dias que decorreram entre o 1° dia da sua menstruação e o 1° dia da próxima menstruação. Imagine que o 1° dia de sua menstruação é a 1 de novembro e a menstruação seguinte desceu no dia 25 de novembro, seu ciclo menstrual terá a duração de 24 dias (ciclo menstrual curto). Um ciclo menstrual não é suficiente para dizer que tem ciclos regulares e curtos, sugiro sempre que continue contando os dias, 3 a 4 meses.

As mulheres com este tipo de ciclo menstruais consegue, mais facilmente, prever seu período fertil.

Mulheres que não menstruam

Um mulher que não menstrua regularmente não consegue fazer esta contagem, pois a duração de seu ciclo menstrual não é certa.

As mulheres com este tipo de ciclo menstruais não consegue descobrir quando é seu período fertil tem mais dificuldades em engravidar.

Mulheres que usam anticoncepcional

Nas mulheres que usam anticoncepcional seu ciclo terá uma duração variável, por exemplo se usa um anticoncepcional com 21 comprimidos + 7 dias de pausa, seu ciclo menstrual durará 28 dias.
Como contar o ciclo menstrual

As mulheres que usam anticoncepcional, sem falhas ou interferências não têm período fertil.

Descubra alguns posts relacionados

27 comentários:

  1. Boa noite, minha namorada nunca tinha tomado anticoncepcional, nesse mes a medica receitou iumi para iniciar no primeiro dia da menstruacao. Ela iniciou certinho e normalmente o fluxo dela era de 6 dias ja fazem 12 dias e ainda nao parou, é normal? É por causa do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode causar isso, deve seguir as indicações de sua médica e esperar que seu corpo se adapte, se aumentar ou ficar mais dias deve retornar à médica para prevenir riscos de anemia, eu sou somente enfermeiro... um abraço... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite doutor. Iniciei o uso do niki a 6 dias começando no primeiro dia da menstruação (19/02). A menstruação acabou depois de 4 dias e no quinto (23/02) eu tive relação com meu namorado. Houve ******* dentro mas estávamos usando camisinha. Hoje tivemos relação novamente e também usamos a camisinha, porém ele trocou de camisinha sem higienizar as mãos e também ocorreu ****** com as mãos sujas daquele líquido que sai antes da ******. Existe alguma possibilidade de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como iniciou no 1º dia da menstruação e tomou 6 dias não tem riscos, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá Doutor, o anticoncepcional yaz possui menor dosagem hormonal, esse fato implica em sua eficácia na inibição da ovulação? Ele é fraco para prevenção da gravidez? Agradeço desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mesmo com menor dosagem é igualmente eficaz, desde que tome sem falhas, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá Doutor, minha namorada faz o uso do anticoncepcional Yaz a 7 meses, recentemente ela apresentou um quadro de virose, após tomar o comprimido ela teve diarréia e vômitos, só melhorou após tomar soro no hospital e logo em seguida já tomou novamente uma nova pílula pra repor so que o tempo de atraso foi mais ou menos 12 horas. Usamos camisinha por 7 dias durante a relação no 3 dia após a virose ela utilizou uma pílula do dia seguinte, devido a camisinha ter escapado e ficamos com medo, ela continua com o uso das pílulas no horário correto, no sétimo dia após a virose, houve ***** sem camisinha e sem *******, corre algum risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que não tem riscos, pois se protegeram com a pílula do dia seguinte, e na relação seguinte, como já tinham tomado 7 dias seguidos não tinham riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Bom dia! Preciso MUITO da sua ajuda!! por favor, leia meu comentário <3
    Tomei por 1 ano o anticoncepcional iumi e agora em janeiro troquei pelo Yaz que possui a mesma composição, so muda o laboratorio. Apos 1 semana de ingestao do Yaz comecou um sangramento pequeno e ele permanece até agora. Segunda (23-01-17) comecou a pausa e o sangramento se tornou muito vermelho e de muuuito fluxo, com alguns coagulos. Hoje (27-01-17) estou com muita colica, dor de cabeça e um pouco de enjoo. Hoje é o dia de voltar a tomar o Yaz, mas não sei o que fazer. Isso seria efeito do anticoncepcional? é normal?
    *Tenho consulta marcada para daqui 2 semanas so :( nao sei oq fazer ate la, me ajude!! estou ficando muito preocupada e nervosa :( BEIJOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, ao iniciar nova cartela deve parar e voltar ao normal, não tem grande sentido isso acontecer, pois muda para um com mesma dosagem e composição, mas algumas mulheres referem isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Doutor, eu sei que não tem nd a vê com o post mais estou com dúvidas.. Minha menstruação acabou dia 17/01 e tive relação ***** dia 20/01. Meu parceiro só colocou a camisinha em uma certa hr q ele queria *****. Não tomo e nem tomei nenhum tipo de pílula. Depois do dia 24/01 em diante eu sinto algumas dores bem leves como se fosse uma cólica e as vezes quando vou ao banheiro, vejo q sai uma "gosma" muco branco. O q pode ser? Alguma infecção? E as cólicas é normal? Tem algo a ver com gravidez? Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem riscos de gravidez, pois não se protegeram como é recomendado, a gosma branca pode ser sinal de infecção, deve procurar seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Eu andei lendo algumas coisas e vi q essas dores q sinto como uma cólica, eu poderia estar no meu período fértil. Mais eu n sei ao certo pq tenho a menstruação desregulada. Mesmo assim pode ser sinal de gravidez? Mais ou menos quanto tempo espero pra fazer o teste? Pois minha menstruação só vai vir ou atrasar mês q vem? Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda é cedo para fazer teste, as colicas podem ter muitas causas, procure seu médico para ele avaliar essa gosma branca, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Tive relação sem proteção há exato 1 mês e como tomo Ac contínuo e não vem pra mim fiz hoje o teste de gravidez e deu negativo. Ainda preciso me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não, se tomar sem falhas está protegida, mesmo que não menstrue, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Nunca tomei anticoncepcional e quero começar a tomar preciso passar por um médico ginecologista antes ? Ou eu mesma posso comprar e começar a tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor falar com o médico antes, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Minha mesntruacao já veio e 3 dias depois tive relação e faz alguns dias q estava sentido umas dores como se fosse cólica. Mais depois comecei a sentir só do lado direito, mais n sei explicar, é como se estivesse no quadril, indo pra perna, na coxa. Oq pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas continua com as cólicas? Toma anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim ainda continua.. e não tomo anticoncepcional. Pode ser sintomas de ovulação? Ou de Implantação? Já li muito sobre esses assuntos e estou confusa.

      Eliminar
    3. Olá, pode ter relação com sua menstruação, ou mesmo com seu ciclo menstrual, fale com seu médico.... não leia mais nada, só vai ficar mais insegura... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Oi boa tarde tenho uma duvida tomei uma dose de mesigyna dia 16/12 dia 6 tive sangramento normal mas como nao gostei dos efeitos nao tomei a 2 dose dia 16/1.agora dia 1 veio um corrimento tipo borra de cafe o que sempre veio antes de descer minha mestruacao mas nao desceu so esse corrimento.gostaria de saber se e normal pela falta da injessao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal ter descontrolo no ciclo quando suamos dessa forma, após interromper, ainda tem corrimento ou já parou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Sim durou uns 3 ou 4 dias um corrimento escuro borra de cafe e vctem uma ideia de quando pode normalizar?

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.