Ciática – dor ciática

O nervo ciático é o principal nervo das pernas e é responsável pelo controlo dos músculos, articulações e movimento das pernas e pés. O nervo ciático sai da coluna entre os espaços vértebras L4 (4ª vértebra lombar) e S3 (3ª vértebra sagrada).

A dor ciática, o que é? Quais são as causas?

A dor ciática ou ciatalgia é uma dor que se propaga pelo nervo irradiando pela perna, a pessoa sente dormência e dor, as principais causas são hérnias discais, estenoses da coluna (torcimentos ou desvios), má postura do corpo, doenças degenerativas dos discos vertebrais e espondilolistese (deslocamento de uma vértebra).

Como tratar?

Após um episódio agudo de dor a pessoa fica muito limitada, deve começar por repousar 4 a 6 dias numa superfície dura e plana, aplicar compressas de água quente alternadas com água fria e fazer anti-inflamatórios não esteroides (diclofenac, cetoprofeno, entre outros) – durante este tratamento deve usar um protetor de estômago ou tomar a medicação às refeições. Numa fase posterior a fisioterapia e exercício físico (recurso a alongamentos) podem trazer benefícios a longo prazo. A cirurgia não está indicada em todas a situações.

Fontes bibliográficas