Descolamento da retina: cuidados

Um descolamento da retina é uma separação da retina (camada fina interna que reveste o olho) da sua conexão na parte traseira do olho. A separação resulta de um descolamento (rutura) na retina. Pode resultar de um traumatismo, de glaucoma ou mesmo diabetes e é uma situação que requerer cuidados cirúrgicos.

Após a intervenção deve tomar algumas medidas para que a recuperação seja plena, tais como: lavar as mãos antes de prestar cuidados aos olhos, lavar os olhos com água corrente (sem esfregar), aplicar as gotas ou pomada (seguindo indicação médica), respeitar os posicionamentos recomendados, não esfregar os olhos ou limpá-los a lenços usados, não lavar o cabelo, evitar quedas, gestos bruscos e movimentos rápidos, não conduzir, evitar a leitura, evitar inclinações da cabeça, não descascar cebolas e frequentar as consultas médicas.

Sinais de alarme: manchas, pontos luminosos, sombras nos olhos ou perda de visão são sinais que indicam que poderá estar a fazer novo descolamento da retina, deve consultar o seu médico com urgência.