Deixar de fumar

O tabaco é a principal causa de morte evitável nos países desenvolvidos. O tabaco é responsável pelo aparecimento de vários tipos de cancro, doenças graves nos sistemas cardiovascular e respiratório e causa dependência. Para além dos custos económicos para o fumador e a sua família causa ainda conflitos entre colegas e familiares, prejudica a forma física, altera o prazer sexual e afecta a aparência (pele envelhecida, dentes sujos, mau hálito). Nas mulheres grávidas prejudica o desenvolvimento do feto (os bebés de mães fumadoras nascem com menor peso).


Se fuma e quer deixar de fumar, embora não consiga, é muito provável que esteja dependente. Neste caso, o passo que mais pode contribuir para alcançar a meta de não fumar é consultar um profissional de saúde. A maioria dos centros de saúde tem disponível a consulta de desabituação tabágica. Se não fuma, o melhor é não começar.

Se optar por deixar de fumar após 20 minutos a sua pressão arterial e pulso voltam ao normal, 8 horas depois os níveis de nicotina e monóxido de carbono baixa para metade, 24 horas depois os pulmões começam a ficam livres de resíduos do tabaco, 48 horas depois deixa de existir nicotina no organismo. O paladar e o olfacto melhoram, 72 horas depois a energia aumenta e é mais fácil respirar, 2 a 12 semanas depois melhora a circulação sanguínea, 3 a 9 meses a tosse, a pieira e os problemas respiratórios melhoram, 5 anos depois o risco de enfarte diminui para cerca de metade de um fumador, 10 anos depois o risco de cancro de pulmão diminui para metade de um fumador.

Um cigarro arde em média 6 a 8 minutos e custa 6 a 8 minutos de vida. Contém cerca de 4000 substâncias químicas, entre as quais 40 cancerígenas. A nicotina é um dos constituintes e devido às suas propriedades aditivas, provoca dependência.

Deixar de fumar engorda?

O fumador quando suspende o tabaco fica com melhor olfacto e sabor o que se traduz num aumento do apetite, este aumento leva normalmente a um aumento de peso, em média quem deixa de fumar engorda 2,5 kg. A solução é optar pela prática desportiva e por diminuir as calorias que ingerimos. Deixe de fumar, caminhe 40 minutos por dia e coma mais fruta e verduras.

Cigarros
Cigarros
Fontes bibliográficas