Posicionamentos na pessoa acamada


Os posicionamentos são posturas em que se coloca um utente, quando este não consegue movimentar-se sozinho. Os posicionamentos têm como objetivo:
  • Promover o conforto da pessoa;
  • Prevenir posições viciosas;
  • Prevenir lesões na pele.
   
Os posicionamentos devem ser executados de acordo com a situação de cada doente. De uma forma geral, recomenda-se que durante o dia o tempo de permanência numa posição seja encurtado, realizando-se posicionamentos em intervalos de 2 em 2 horas, dado que durante a noite o período de permanência numa posição é sempre mais alargado, de 4 em 4 horas.
  
Outros cuidados
Ao início do dia, após o banho, deverá aplicar-se um creme hidratante por todo o corpo, massajando suavemente, principalmente as zonas proeminência ósseas, como cotovelos, calcanhares, nádegas, ancas, ombros e tornozelos. Estas zonas estão mais sujeitas à pressão.
  
Ao fazer a cama deverá colocar um resguardo de pano (na região do tronco), sem pregas, para movimentar o utente mais facilmente e não poderá esquecer que os lençóis deverão ficar bem esticados, sem dobras.
  
O utente deverá sempre ficar com o corpo centrado na cama, com a coluna alinhada e sobretudo confortável. Deve ainda ter um colchão de pressão alterna ligado para diminuir o risco de úlcera de pressão.