Tipos e canetas de insulina

Tipos de insulina

Os principais tipos de insulina que são utilizados podem dividir-se análogos de insulina humana (insulina humana modificada) ou insulina humana.


Análogos de insulina
Existem três tipos de análogos de insulina, análogos de ação rápida (têm ação 15 minutos a 3 horas após administração e devem ser efetuados antes das refeições), os análogos de ação lenta (têm ação entre 1 e 24 horas) e as misturas (análogos de ação lenta e rápida).

Insulina humana
Existem três tipos de insulina, as insulinas de ação rápida (têm ação entre 30 minutos a 5 horas e devem ser administradas 30 minutos antes da refeição), as insulinas intermédias (ação entre a 1 e 24 horas) e as misturas (mistura dos dois tipos de insulina).

Dispositivos de administração (caneta)

Existem diversos tipos de dispositivo de administração da insulina, alguns exemplos: canetas reutilizáveis, canetas pré-cheias (descartável), bombas de insulina (dispositivo que liberta insulina durante 3 dias) e seringa com agulha (uso hospitalar). Mantenha o seu dispositivo em boas condições de higiene, escolhe uma agulha pequena (0,5 mm adultos magros ou 0,8 mm adultos obesos) e mude-a regularmente, não faça coleção de dispositivos em casa (tenha só um suplente) e alterne os locais da picada.