Unhas e as Micoses

As micoses das unhas podem afetar as unhas dos pés (mais comum) ou das mãos. As unhas amarelas ou castanhas são sinal de micoses, as micoses são infeções fúngicas que atacam as unhas enfraquecendo-as (os fungos alimentam-se da queratina).

As micoses são comuns em utilizadores de balneários, idosos, diabéticos e portadores de pé-de-atleta. Este problema é comum e normalmente as pessoas referem que as suas unhas desfazem-se e parecem farinha. O tratamento das unhas é importante, pois este tipo de afeção pode desencadear dor ou desconforto ao andar, micoses entre os dedos (pé de atleta), aparecimento de infeções, agravamento do pé diabético e prurido intenso (comichão).

Sintomas das micoses: unhas fracas, amarelas ou acastanhadas, quebradiças, farinhentas e com odor estranho.

Cuidados a ter: evitar os traumatismos (roer as unhas ou remover cutículas), cortar as unhas das mãos de forma arredondada e dos pés de forma retilínea (deixar as guias laterais fora da carne), usar produtos cosméticos de qualidade, utilizar chinelos (não andar descalço), não se sentar nú nos bancos dos balneários, utilizar meias de algodão, limpar as unhas das mãos diariamente (durante a lavagem), secar o espaço entre os dedos após o banho, usar calçado largo e confortável (de preferência de pele), não partilhar o seu corta-unhas e caso apareça uma micose falar com o médico e adotar medidas para prevenir o contágio em casa (utilizar chinelos no duche).