Varizes

O que são as varizes?
As varizes são veias que dilatam devido à destruição do sistema de válvulas que permite que o sangue regresse ao coração. As varizes são classificadas por graus consoante a sua gravidade, do grau 1 ao grau 4.

O que causa as varizes?
As causas mais comuns das varizes são a gravidez, a menopausa, os contracetivos e medicamentos hormonais, sedentarismo, a tensão arterial elevada, a roupa e calçado apertado, fatores genéticos, passar muitas horas em pé ou sentada e o excesso de peso.

Quais são os sintomas das varizes?
Os sintomas mais comuns das varizes são as cãibras, o cansaço, formigueiros nas pernas, peso nas pernas, pele das pernas manchada, veias inchadas e visíveis, feridas e ulceras na perna e pés inchados.

Posso prevenir as varizes?
Sim pode. Deve dormir com as pernas elevadas, usar meias elásticas, aplicar loções ou cremes que melhorem a circulação (videira vermelha, cipreste, castanheiro da índia, entre outras), ter um peso normal, uma dieta rica em fibras, não usar roupa e calçado apertados, evitar as fontes de calor (lareira, sauna e aquecedores), não estar muitas horas em pé ou sentada e fazer exercício físico.

Rebentou-me uma variz. Que devo fazer?
Deve fazer um penso compressivo com saco de gelo e recorrer aos serviços de saúde. É normal sangrar muito.

Como podem ser tratadas as varizes? Depois de tratadas voltam?
Para tratar as suas varizes deve falar com o seu médico e avaliar as diversas opções de tratamento. Alguns tipos de tratamento cirúrgico: flebotomia, safenetomia, tratamento cirúrgico com laser e tratamentos não cirúrgicos: esclerose química ou com espuma, crioesclerose, laser superficial, termocoagulação, TRV (tratamento radical das varizes) ou escleroterapia com microespuma e dermobrasão. As varizes podem voltar pois estes tratamentos limitam-se a tratar o local não mudando as causas que levam à formação das varizes.

Uma tromboflebite pode estar relacionada com as varizes?
Sim pode estar, a tromboflebite é um processo inflamatório de uma porção de uma veia, superficialmente ou profunda, que leva a formação de coágulos ou trombos dificultando a circulação nas veias.
A tromboflebite pode surgir como complicação de uma variz, administração de medicação, doenças venosas ou administração de medicamentos ou de substâncias ilícitas. Os sinais são a forte dor no local, inchaço, vermelhidão no local, febre, dificuldade em mexer o membro e mal-estar geral.

Como é tratada uma tromboflebite?
A pessoa com uma tromboflebite deve repousar, com a perna elevada, usar meia de contenção, aplicar gelo no local (envolto num pano ou toalha para não queimar) e fazer a medicação que o médico sugerir.

Fontes bibliográficas:

carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar