Epidural



O que é a anestesia epidural?

A anestesia epidural é uma anestesia local que tem como objetivo bloquear uma determinada região do corpo.

Em que consiste a epidural?

A epidural consiste na aplicação de uma agulha de plástico no espaço entre as vértebras para administrar a medicação (anestésicos e outros).

Como é administrada uma epidural?

A epidural é administrada por um anestesiologista, a mulher coloca-se deitada lateralmente ou sentada com as costas curvadas. No espaço entre as vértebras é colocado um cateter e administrada a anestesia.



Epidural


Posso escolher ter um parto normal ou com epidural?

Sim pode, a decisão cabe à grávida.

Quais são as vantagens da epidural?

As vantagens da epidural são: parto com menos dor, parto menos cansativo, com maior conforto e maior participação da mãe.

Quais são as desvantagens ou riscos da epidural?

Algumas desvantagens e riscos da epidural: hipotensão, dores de coluna, dores de cabeça, alterações na coluna vertebral, infeção no local da picada, alergia aos componentes da anestesia, menor colaboração da mãe na expulsão do bebé.

Em que situações a epidural está contraindicada?

A epidural está contraindicada em grávidas com problemas de coagulação, não colaborantes, com infeção no local da punção, com tatuagens, obesas, entre outras.

A epidural dá efeitos secundários?

Sim pode dar, alguns efeitos secundários: tremores, zumbidos na audição, dores de costas, dor no local onde a agulha estiver inserida, náuseas, corpo dormente ou dificuldade em urinar.

Não quero fazer a epidural, tenho outra alternativa?

Sim tem, a grávida pode fazer outros medicamentos que aliviam a dor, embora não as eliminem. Estes medicamentos podem provocar sono à mãe e ao bebé, por isso nem sempre são opção antes do parto.

Fontes bibliográficas