Estrias

O que são as estrias?

As estrias são lesões cicatriciais da pele que resultam da rutura das fibras de colagénio e elastina.

Onde aparecem as estrias?

As estrias são comuns nas coxas, barriga, seios e nádegas.

Quais são as causas das estrias?

A distensão da pele é a principal causa que pode surgir na gravidez, obesidade, puberdade, tratamento com corticoides, exercício físico em excesso, entre outras.

Como posso prevenir as estrias?

As estrias podem ser prevenidas ingerindo 2 litros de água por dia, praticar exercício físico (moderadamente) e hidratar a pele com um emoliente indicado para estrias.

Que tipo de tratamentos podem ser feitos às estrias?

Não há tratamentos que garantam a recuperação completa, embora as estrias possam ser atenuados e disfarçadas. Alguns tratamentos disponíveis: cremes retinóides, peelings, tratamentos a laser, carboxiterapia, mesoterapia, biodermogenese, terapia eletroacústica, terapia de indução de colagénio, entre outros.

As estrias podem ser tratadas definitivamente?

Não, as estrias não desaparecem completamente, podem no entanto diminuir a largura, a profundidade e mudar de cor com determinadas conjugações de tratamentos.

O bronzeado disfarça as estrias?

Não, como a pele das estrias perdeu a pigmentação não consegue bronzear-se, ficando com uma cor diferente. As estrias devem ser protegidas com protetor solar (fator 50).

As estrias são hereditárias?

Não, as estrias não são hereditárias.

Qual a diferença entre as estrias vermelhas e brancas?

As estrias vermelhas são estrias mais recentes, com maior circulação nos tecidos e maior probabilidade de melhorar, as estrias brancas são mais antigas, são compostas por tecido cicatricial e são mais difíceis de melhorar.

Fontes bibliográficas