Gânglios linfáticos


O que são os gânglios linfáticos?


Os gânglios linfáticos são umas estruturas que pertencem ao sistema linfático, tratam-se de uns órgãos que atuam na defesa do organismo e tem um papel importante na filtração da linfa, quando o organismo é invadido por microrganismos os linfócitos (células de defesa - glóbulos brancos) multiplicam-se nos gânglios mais próximos levando ao aparecimento de pequenos nódulos ou caroços (popularmente chamados de ínguas).


Onde se localizam os gânglios linfáticos?

Os gânglios linfáticos estão espalhados pelo corpo, sendo mais notórios nas axilas, pescoço e virilhas.

O que são ínguas?

As ínguas é o nome popular dado ao inchaço dos gânglios linfáticos. As ínguas podem surgir nas axilas, virilhas, pescoço e noutras partes do corpo. Os gânglios aumentam de volume como resposta a uma infeção ou inflamação, mesmo sem sintomas.

Tenho os gânglios do pescoço e virilhas inchados, devo falar com o meu médico?

O nosso corpo tem mais de 500 gânglios linfáticos, nestas estruturas acumulam-se os glóbulos brancos que lutam contra as infeções ou outros invasores do nosso corpo. Em situações de infeção, viroses ou outras doenças é comum notarmos pequenos inchaços no pescoço, axilas e virilhas (zonas onde mais facilmente se notam os gânglios). Após passar a infeção os gânglios voltam ao tamanho normal, se não diminuirem após 10 dias deve contactar o médico.

Tenho um nódulo no pescoço devo ficar preocupada, dá-me muita dor?

Não, deve optar por manter o nódulo sob vigilância, aplicar gelo, fazer um anti-inflamatório e se não melhorar após 5 a 6 dias deve falar com o seu médico. Se tiver alguma infeção ou inflamação deve aguardar que passe pois é a causa desta alteração.

Fui ao médico com umas análises, pois tinha à dois anos um nódulo no pescoço, ele só me receitou anti-inflamatório, o que devo fazer?

O médico conferiu os valores de leucócitos, como viu que estavam dentro dos valores normais (não tem uma infeção ou inflamação), optou por prescrever o anti-inflamatório, deve cumprir a medicação e se notar mais nódulos falar novamente com o médico.

O meu filho vai entrar para a escola, após fazer as vacinas, apareceram uns caroços atrás das orelhas, devo ir ao médico?

Não, esta reação é um efeito secundário normal às vacinas que fez, acabam por desaparecer.

É possível os gânglios virarem quistos?

Sim pode acontecer, embora seja raro.

Os gânglios inchados têm algum relacionamento com um linfoma?

Sim, os gânglios inchados são um sintoma do tumor dos linfócitos (linfoma), outros sintomas: febre, suores noturnos, perda súbita de peso, fraqueza, falta de apetite, náuseas, cansaço, fadiga e comichão intensa.

O que é um linfoma?

Um linfoma é um tumor do sistema linfoide que se caracteriza pela proliferação não controlada dos linfócitos (glóbulos brancos). Os linfomas podem subdividir-se no estádio I e II, (doença está localizada) e estádios III e IV, (doença disseminada). Os linfomas podem ainda dividir-se em dois grupos: linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin.

Fontes bibliográficas