Como tomar a yaz® de 24 ou 28 comprimidos seguida

Como tomar a yaz®

A pilula anticoncecional hormonal yaz® deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário, durante 24 ou 28 dias. Após os primeiros 24 dias a mulher deve fazer tomar os 4 comprimidos placebo ou fazer um pausa de 4 dias (se a cartela ou carteira for de 24 comprimidos). Durante a toma dos comprimidos placebo ou na pausa de 4 dias deverá ter a menstruação, normalmente tem inicio no 2° dia da pausa.


Tomar a yaz® continua, seguida ou sem pausas entre as cartelas

A mulher pode tomar a pilula hormonal yaz® sem fazer pausa de 4 dias (semana de descanso) entre as carteiras ou cartelas de yaz®. Esta forma de tomar a pilula yaz® seguida pode ser sugerida pelo médico para adiar a menstruação, tratar a acne mais severa ou até controlar os sangramentos excessivos. A mulher não deve tomar a pilula yaz® seguida regularmente, pois aumenta o risco de ter efeitos adversos e o risco de ocorrência de problemas tromboticos.

Alterações na menstruação

Ao tomar a pilula yaz® continua a mulher irá adiar a sua menstruação até à próxima pausa entre as carteiras ou cartelas. A mulher corre o risco de ter hemorragias fora do ciclo (spotting), sentir náuseas ou até vomitos.

A pilula yaz de 24 e 28 comprimidos são iguais

A pilula yaz® de 24 ou 28 comprimidos são iguais, a única diferença é que nas cartelas de 24 comprimidos a mulher deve fazer uma pausa de 4 dias e nas cartelas de 28 comprimidos a mulher toma 4 comprimidos placebo (sem hormonios).
Tomar a yaz seguida
Tomar a yaz® seguida
Fontes bibliográficas
infarmed.pt