Endometrite

O endométrio é um tecido que reveste as paredes internas do útero, ao longo do ciclo menstrual sofre algumas alterações para facilitar a nidação ou descamar (resultando a menstruação).

O endométrio pode sofrer algumas alterações devido infecções pélvicas, doenças sexualmente transmissíveis, após um parto, um aborto, cirurgias uterinas ou após uma curretagem do útero. O endométrio pode sofrer agressões, nestas fases, podendo inflamar. Quando o endométrio inflama de uma forma recorrente dizemos que a mulher sofre de endometrite. 

A endometrite é uma inflamação cronica do endométrio que pode causar infertilidade, abortos espontâneos, dificuldades na nidação do embrião e partos prematuros.

Após um parto a mulher pode apresentar um quadro de endometrite aguda.

Sintomas de endometrite

Os sintomas mais comuns da endometrite são: febre, dores pélvicas, sangramento vaginal, corrimento com odor branco ou amarelo, obstipação, aumento do abdómen, mal estar, dores nas relações sexuais ou dor durante a menstruação.

Diagnóstico da endometrite

O diagnostico de endometrite pode ser feito com ajuda de analises ao sangue, ultrassom ou ecografia, biopsia, laparoscopia e cultura das batérias.

Tratamento da endometrite

A endometrite pode ser tratada com recurso a antibióticos, curretagem e cirurgia. Fale com seu médico.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/endometriose
procuromaissaude.com/adenomiose