A pílula anticoncepcional afeta o teste de gravidez?

Um teste de gravidez confere à mulher a certeza de estar ou não estar grávida, os testes de urina ou testes de sangue tem grande grau de eficácia, revelam em 99% das vezes com toda a certeza uma gravidez. A mulher ao fazer um teste de gravidez deve fazer com a primeira urina da manha, e somente após ter atraso de sua menstruação ou outro sintoma de gravidez.

Aconselho sempre que só faça o teste após ter alguns sintoma de gravidez para não andar ansiosa e nervosa.


Um teste de urina da positivo quando a mulher vê em seu teste dois traços bem carregados, um traço que prova que o teste foi bem executado e outro traço que prova a presença da hormona BetaHCG, o hormonio da gravidez que só está presente em quantidade quando a mulher está grávida.

Teste de gravidez positivo


A mulher que toma a pílula anticoncepcional

A mulher que usa a pílula anticoncepcional, desde que a tome corretamente (evitando os esquecimentos da pílula e as trocas da ordem inscrita na cartela), não tenha vomitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e não tome medicamentos que podem alterar a eficácia da pílula está protegida de uma gravidez. Apesar da pílula anticoncepcional não dar uma protecção de 100%, o seu grande grau de eficácia permite-nos estar descansados e saber que se for bem usada a mulher não corre o risco de engravidar.

Quando a mulher nota algum sintoma de gravidez e desconfia do falhanço de seu médico anticoncepcional pode fazer um teste de gravidez, idealmente após 10 dias da relação, que o seu resultado não vai sofrer interferência da pílula anticoncepcional. 

A pílula pode causar alguns efeitos adversos que são na sua maioria comuns aos sintomas de gravidez, a pílula anticoncepcional não interfere com o resultado dos teste de gravidez.

Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/testedegravidez
procuromaissaude.com/gravidez
procuromaissaude.com/sinaisdegravidez
procuromaissaude.com/testedegravideznegativo