Próstata

A próstata é uma pequena glândula masculina, do tamanho de uma ameixa, com cerca de 20 gr, que se vai desenvolvendo durante a puberdade, atingindo o seu tamanho normal por voltar dos 20 anos.

Função da próstata

A próstata situa-se em torno da uretra na base da bexiga e tem como principais funções:
  • a produção de liquido seminal
  • auxiliar o transporte dos espermatozoides
  • transformação da testosterona
Próstata

Crescimento da próstata

Os estudos revelam que a próstata, após os 30 anos, pode ter um crescimento de 0,4 g por ano. O seu crescimento pode resultar em maiores dificuldades no funcionamento da bexiga e diminuição do diâmetro da uretra, causando problemas urinários, como a retenção.

Doenças mais comuns da próstata

Dada esta proximidade com outras estruturas urinarias, os primeiros sintomas das alterações da próstata são o seu crescimento descontrolado hiperplasia benigna prostática (HBP), cancro ou câncer de próstata e prostatite.

Sintomas e sinais de alerta

Como referi os primeiros sinais de alerta são a nível urinaria, como jacto urinário mais fraco, dificuldade em urinar, retenção urinaria, vontade anormal de urina de noite, maior vontade em urinar, sangue na urina, urina castanha ou marrom, dor ou ardor ao urinar, sensação de esvaziamento da bexiga incompleto e sangue no esperma.

Estudos e avaliação da função prostática

A função prostática deve ser efectuada com frequência em homens com mais de 50 anos, nela pode se incluir, o toque rectal, PSA, ultrassonografia ou eco transrectal.

Descubra alguns posts relacionados