Adesivo contracetivo

O que é o adesivo contracetivo?
É um método de contraceção constituído por um adesivo fino e impregnado de hormonas que são continuamente transferidas através da pele para a corrente sanguínea (marca comercial Evra®).

Como é constituído o adesivo contracetivo?
O adesivo contracetivo existente no mercado é constituído por 3 adesivos que se colocam durante 3 semanas consecutivas, seguindo-se uma de descanso.

Como funciona?
As hormonas libertadas pelo adesivo evitam que se dê a ovulação.

Como aplicar o adesivo contracetivo?
Pode ser utilizado na parte de fora do braço, na parte superior do tronco (costas), no abdómen ou na nádega. Poder-se-á  selecionar um local diferente cada semana, mas seja qual for o local escolhido, o adesivo tem de permanecer nesse local durante 7 dias. Pode-se utilizar no mesmo local, todas as semanas. No entanto, deve evitar-se colocá-lo exatamente no mesmo ponto.

Por exemplo, se o local escolhido para aplicar for no abdómen, quando se colocar o adesivo da semana seguinte, deverá colocar-se no lado oposto. Não aplicar o adesivo em pele vermelha, irritada ou com cortes. Aplicar em pele limpa e seca, sem cremes, óleos ou loções. Retirar primeiro metade da proteção e colar e depois a outra parte, tendo atenção para não tocar com os dedos na parte adesiva. Exercer alguma pressão para que fique bem colado. Só deve ser utilizado um adesivo de cada vez. (Deve retirar-se o usado antes de aplicar o novo). Deve-se verificar o adesivo todos os dias para certificar que está bem colocado.

Quando começar a aplicar: no primeiro dia da menstruação.

Levantar uma ponta e puxar para trás rapidamente. Aplicar o novo adesivo numa área diferente.

Utilizar o adesivo durante 7 dias (semana 1) e no 8º dia (dia de mudança de adesivo) deve retirar-se o usado (que deverá ser dobrado cuidadosamente antes de deitar fora).
Aplicar um novo no 8º dia (semana 2) e novamente no 15º dia (semana 3).
No 22º dia (primeiro dia da semana 4) não usar novo adesivo. (O período menstrual deverá aparecer durante essa semana).
Passados 7 dias começa novamente a aplicação do adesivo.

Nunca utilizar o adesivo mais do que 7 dias. Passado este tempo deixa de fazer efeito. O adesivo permite levar uma vida normal: tomar banho, fazer exercício físico, entre outros. A humidade não afeta o adesivo. Os perigos de esquecimento de tomas são minimizados, uma vez que as trocas são semanais. carlosedgar.com

Fontes bibliográficas