quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Tratar ou prevenir as bolhas ou flictenas

Tratar ou prevenir as bolhas ou flictenas

As bolhas são um problema que pode surgir devido ao atrito entre a pele e o calçado, roupa ou um corpo estranho (areia, pó entre outros), devido a queimaduras (por frio ou calor).

Como prevenir: usar calçado confortável e justo ao pé, usar dores pares de meias (par mais fino junto à pele), usar talco ou pó amido de milho na pele ou pés, sacudir o calçado antes de o calçar, esticar bem a roupa (cama ou meias) e evitar a fricção da pele num acamado.

Tratar as bolhas: as bolhas não devem ser rebentadas (exceto se tiverem conteúdo vermelho, preto ou castanho), se tem uma bolha faça um penso com algodão ou gases e espere que a bolha seque e se cure.

Se a bolha rebentou terá que fazer penso, remova o excesso de pele, lave o local com água morna e efetue penso (opte por penso hidrocoloide). O penso hidrocoloide (película da cor da pele) pode ficar na ferida até 1 semana, mas pode mudar após 2 dias, a higiene pode ser feita normalmente tendo atenção à aplicação de sabonetes que podem descolar o penso. É comum após remover o penso ficar líquido e restos de penso à volta de ferida, que saem após lavagem com água morna.
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.