segunda-feira, março 18, 2013

Aftas e sapinhos

Aftas e sapinhos

Porque se formam as aftas?

As aftas ou ulceras aftosas são pequenas vesículas que surgem no interior da boca e podem ser causadas pelos alimentos (acidez), variações hormonais, gravidez, falta de vitaminas, alterações no sistema nervoso, problemas digestivos, doença de Crohn, colite ulcerosa e lúpus.

Como alivio as aftas?

Para aliviar as aftas pode fracionar as refeições, ingerir água fria antes das refeições, ingerir alimentos à temperatura ambiente, evitar alimentos secos ou condimentados, ingerir alimentos como a batata e o mel (propriedades antissépticas) e bochechar com soluções de camomila ou tomilho. Para tratar as aftas bocheche 100 ml de água morna com 10 ml de água oxigenada 3 a 4 vezes ao dia ou aplique esta solução com um cotonete na afta. Se as aftas durarem mais de 15 dias deve contactar o seu médico.

Como previno as aftas?

Para prevenir as aftas devemos fazer uma higiene oral cuidada duas a três vezes ao dia com escova de dentes macia, ter uma alimentação equilibrada e evitar alimentos ácidos e condimentados.

As aftas são o mesmo que os sapinhos?

Não, os sapinhos são causados por um fungo, o mesmo que causa a candidíase, normalmente surgem em pessoas com as defesas diminuídas como os bebés, doentes a fazer quimioterapia, seropositivos, doentes transplantados, grávidas, entre outros.

O que são sapinhos?

Os sapinhos são pequenas manchas brancas no interior da boca que são causadas por um fungo (Candida albicans).

Como posso tratar os sapinhos no meu bebé?

O bebé com sapinhos deve fazer um tratamento antifúngico, a mãe deve fazer uma higiene mais cuidada aos biberões, substituir as chupetas e as tetinas. Deve recorrer ao seu médico para fazer este tratamento. O bebé com sapinhos pode ficar mais irritado, com menos apetite e com choro fácil.

Partilhe

4 comentários:

  1. Que medicamento se usa habitualmente para tratar os sapinhos no bebé?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o medicamento mais usado para resolver este problema é o mycostatin, fale com o seu médico, ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
  2. Bom dia Carlos. Poderia receitar um destes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me desculpe mas ao faço prescrições... tem que falar com seu médico, mas são aftas que tem? Também pode recorrer à farmácia.. ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.