Aftas e sapinhos

Porque se formam as aftas?

As aftas ou ulceras aftosas são pequenas vesículas que surgem no interior da boca e podem ser causadas pelos alimentos (acidez), variações hormonais, gravidez, falta de vitaminas, alterações no sistema nervoso, problemas digestivos, doença de Crohn, colite ulcerosa e lúpus.

Como alivio as aftas?

Para aliviar as aftas pode fracionar as refeições, ingerir água fria antes das refeições, ingerir alimentos à temperatura ambiente, evitar alimentos secos ou condimentados, ingerir alimentos como a batata e o mel (propriedades antissépticas) e bochechar com soluções de camomila ou tomilho. Para tratar as aftas bocheche 100 ml de água morna com 10 ml de água oxigenada 3 a 4 vezes ao dia ou aplique esta solução com um cotonete na afta. Se as aftas durarem mais de 15 dias deve contactar o seu médico.

Como previno as aftas?

Para prevenir as aftas devemos fazer uma higiene oral cuidada duas a três vezes ao dia com escova de dentes macia, ter uma alimentação equilibrada e evitar alimentos ácidos e condimentados.

As aftas são o mesmo que os sapinhos?

Não, os sapinhos são causados por um fungo, o mesmo que causa a candidíase, normalmente surgem em pessoas com as defesas diminuídas como os bebés, doentes a fazer quimioterapia, seropositivos, doentes transplantados, grávidas, entre outros.

O que são sapinhos?

Os sapinhos são pequenas manchas brancas no interior da boca que são causadas por um fungo (Candida albicans).

Como posso tratar os sapinhos no meu bebé?

O bebé com sapinhos deve fazer um tratamento antifúngico, a mãe deve fazer uma higiene mais cuidada aos biberões, substituir as chupetas e as tetinas. Deve recorrer ao seu médico para fazer este tratamento. O bebé com sapinhos pode ficar mais irritado, com menos apetite e com choro fácil.