quarta-feira, janeiro 21, 2015

Candida albicans

Candida albicans

A Candida albicans é um fungo responsável por algumas infecções, como a candidiase oral, sapinhos, candidiase vulvovaginal e balanites.

A infeção por Candida albicans caracteriza-se pela presença de placas esbranquiçadas, com aspecto filamentar (tipo filamentos) que aderem ao tecido das mucosas e infectando-os. Descubra outros sintomas:

Sintomas de candidiase oral ou sapinhos

Os sintomas mais comuns da candidiase oral são as placas brancas na boca, ardor na língua, inchaço, vermelhidão, feridas nos cantos da boca e dificuldade em engolir.

Sintomas de candidiase vulvovaginal

Os sintomas mais comuns da candidiase vulvovaginal são a comichão ou coceira vulvar ou vaginal, corrimento branco ou amarelo espesso, ardor e vermelhidão (inflamação da vulva).

Sintomas de balanite

Os sintomas mais comuns da balanite são a vermelhidão, irritação, comichão ou coceira e dor na glande, dor e desconforto ao urinar.

Fontes bibliográficas
Partilhe

46 comentários:

  1. Boa Noite
    passei por uma situação de risco em outubro de 2014, menstruei diferente em novembro e fiz um teste depois de 8 dias e outro 27 dias após essa menstruação .. TODOS NEGATIVOS, INFERIOR A 2 E INFERIOR A 0.1 porque fiz em laboratorios diferente. Dezembro eu menstruei um sangue vivo e com coagulos grandes, só que durou 3 dias e no terceiro o fluxo nem era tão grande. Após a menstruação de dezembro, eu não tive muco cervical e sim um corrimento branco que durou até dia 15 de janeiro. (dezembro eu menstruei na mesma data que novembro, tudo dia 18 . Só que em novembro eu tive o muco como sempre tive e dezembro nada, apenas esse corrimento chato e um muco leitoso sem elasticidade). Já fiz uma pelvica em dezembro, pois não posso fazer a trans porque nunca tive relação, fiz a pelvica com 2 meses de ''relação/brincadeira de risco'' não deu nada. Refiz o beta dia 24 de dezembro, 31 de dezembro e dia 19 de janeiro, todos com o mesmo resultado ( NEGATIVO ). Não compreendo o porque não menstruei em janeiro!! minha pele esta muito oleosa e com espinhas, passei a ter prisão de ventre ( coisas que eu nunca tive, nunca mesmo ). Não houve penetração, não existiu contato do sexo dele com o meu, só que eu não recordo se ele passou a mão suja após a ejaculação em mim. Já fui em vários médicos e uma me encaminhou a uma ajuda psicologica. Ja senti todos os sintomas após um mês do acontecimento, só que a médica associou ao meu psicologico, pois eu estou muito abalada. ME RESPONDA, PFV!!
    Fiz exames hormonais pq preciso tomar uma medicação séria e não poderia tomar caso estivesse grávida. Caso eu realmente esteja com algum problema hormonal, isso afetaria o beta hcg? isso daria um falso negativo? ou problemas hormonais não alteram beta hcg?
    OBS: EU ESTAVA NO MEU PERÍODO FÉRTIL
    SERÁ QUE ESTOU GRÁVIDA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha chances de estar grávida pois os testes deram todos negativos... os problemas hormonais não afetam o valor do beta... pode ficar tranquila, as alterações que refere me parecem ser devidas à ansiedade e estresse, tenha calma e siga as indicações de seu médico... ando por aqui, precisar... :)

      Eliminar
  2. Boa tarde, é o seguinte, eu em Agosto estive com uma infecção urinária e vaginal, e fui à farmácia e expliquei a situação, ia muitas vezes urinar, ardia-me e tinha comichão, então expliquei tudo e a farmacêutica disse que seriam 2 infecções distintas, receitou-me um antibiótico e um creme para aplicar na parte exterior da vagina (mais propriamente nos lábios). Se eventualmente não passasse alertou-me para ir ao médico. Entretanto tomei tudo e passou-me, ou pelo menos pensei eu. Acontece que realizei análises a 2 semanas e abri os resultados e nos da urina tinha '' presença de leveduras'' e pesquisei na internet sobre as leveduras e podem ter sido originadas pela infeção, e estou com receio do que seja, é que tenho namorado e vida sexual ativa, e como tomo a pilula nao uso outro método adicional a menos que seja necessário. E tenho medo de ter algo que possa contaminar... Ajude-me pf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      parece estar com uma infeção urinaria, deve beber muita água e procurar sua médica para fazer tratamento, não me parece que exista rico de contágio, deve é ser tratada convenientemente... se precisar ando por aqui... as melhoras...

      Eliminar
  3. Olá Dr. Há cerca 5 dias que comecei com comichao na zona exterior da vagina bem como junto ao orifício de entrada da mesma tb com ardor, esta situação iniciou uns dias logo depois ter iniciado um antibiótico, não sei se poderá ter afectado o meu sistema imunitário. O que é certo é q nunca nada do género me tinha acontecido, nunca tive problemas na parte genital sequer.. Comecei por colocar gino canestein mas sem efeito, fui q uma farmácia e receitaram ovulos para por em três dias consecutivos juntamente com creme. Ontem pus o primeiro óvulo mas não sinto melhoras nenhumas. Tenho uma vida sexual activa e estou bastante preocupada com isto, principalmente com a hipótese de poder pegar ao meu parceiro, para além do incómodo enorme que isto me causa a nível físico e psicólogo. Pode-me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve recorrer ao seu médico para ser avaliada, não consigo lhe ajudar assim.. provavelmente foi por causa do antibiótico que alterou sua imunidade... se precisar ando por aqui, me desculpe a demora na resposta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve notar nos próximos dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter o tratamento até ao final, me parece que vai melhorar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é melhor evitar para já, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde,
    Estou a fazer tratamento para a Candidiase e amanhã será o último dia de tratamento com gino canestein. Só sinto um ligeiro prurido na zona genital, estando com mais ênfase na zona anal. Quando acha que poderei regressar à natação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após terminar o tratamento com gino canesten pode voltar, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa noite,
    Estou com candidiase e ando em tratamento, ao efectuar a minha higiene intima notei um pequeno nódulo entre os lábios vaginais, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem dor ao apertar? Ou outro sintoma? É duro? Que tamanho tem? Ando por aqui....

      Eliminar
  9. Olá, por incrível que pareça o nódulo desapareceu! Mas entretanto não me estou a conseguir ver livre do prurido na zona do ânus, até sinto o esfincter a latejar, como se tivesse fissura ou algo semelhante... e isto td desde que contrai a candidiase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mantenha a higiene e os cuidados é provável que nos próximos dias melhore... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá novamente, agora estou com amigdalite e lá vou eu novamente ter tomar antibiótico.... hoje é o ultimo dia da toma do fulconazol, espero mto sinceramente que a candidiase não retorne. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, se precisar ando por aqui... as melhoras :)

      Eliminar
  11. Olá, já fez 2 semanas desde que tive candidiase, é normal mesmo estando a tomar fluzonazol eu ainda sentir algum desconforto e comichão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      já deveria ter melhorado se mantiver essa irritação mais dois ou Três dias deve falar com seu médico, novamente, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Ola doutor tenho canidiese vaginal já tive 3 vezes este ano , pode ser perigoso ter muitas vezes,pode levar a algu mais sério,agora estou a tomar itraconazol 100mg 2 de manhã e2 a noite ao jantar reseitado pelo médico será que vão desta embora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ir embora... ele já descobriu a causa possível para isso? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não mas como ando com muito stress. Pode vir disso não obrigado

      Eliminar
    3. Olá, sim pode ser do stresse... :)

      Eliminar
  13. Doutor só mais uma pregunta já tomei duas vezes medicação mas simto ainda. Um pouco de desconfro será mormal,obrigado


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, senão melhorar deve procurar seu médico novamente... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Ola canidise recorrente pode ser grave,a canidise pode fazer fissuras na pele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer fissuras e deve ser tratada, se for recorrente deve descobrir a causa para evitar... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  15. Candidíase pode ser porvocada por féridas no utero já que e corrimento vem do utero desse já obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ter alterações no meio vaginal e com isso ter infecção por candidas... deve fazer as consultas regulares... nem sempre o corrimento é sinal de feridas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá doutor.
      Anos que usamos camisinha, recentemente resolvemos transar sem camisinha, logo apareceu uma coceira na vagina com corrimento branco sem odor e umas bolinhas vermelhas no penis do meu esposo. Tem muitos anos que não tomamos contra vermes, será por isso? Estou usando a pomada Nistatina, a cinco dias mas as vezes quando vou lavar a vagina cossa, gostaria de tomar um antibiótico eu e meu esposo, ou algum outro medicamento para passar mais rápido.

      Eliminar
    3. Olá, a nistatina que está aplicando foi seu médico que prescreveu? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Sim foi, mas até agora nada de passar totalmente os sintomas. O que fazer?

      Eliminar
    5. Olá,
      e seu marido tem sintomas? Se tiver devem os dois retomar seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Foi so que não está resolvendo do jeito que esperava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, o melhor é voltar ao seu médico... :)

      Eliminar
  17. Oi Carlos, uso Niki hà seis meses. Mas ele as vezes fica em falta na minha cidade... esse mes eu n tomei, por ser complicado encontrar, eu posso trocar por outro? Qual que tenha a msm eficácia vc me indica? Por n ter usado um mês, quando reiniciar p cartela, é cmo se fosse a primeira? N é mt segura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode tomar um genérico, certamente vai encontrar pois existem muitos equivalentes com os mesmos hormônios e dosagem.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Olá fui a ginecologista fiz o preventivo e relstei que estava com corrimento, ela me passou uma pomada pra usar até quando acabar ela a : nitrito de miconazal, porém tenho nervoso de pomada eu poderia tomar o comprimido dose única de fluconazal ? E se puder toma eu e meu parceiro ou só eu ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor seguir a indicação de sua médica e por a pomada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Ola Boa tarde olha estou com candidicer e estou Gravida de10 a 11 semanas e a Ginicologista Me receitou uma Pomada chamada Metronidazol Gel Vaginal Mais de tanto preucura na internet vi que gravidas nao pode passar pois pode preujuficar o feto oque fazer passo ou nao passo oque eu deveria passar realmente que nao venha preijudicar a min e meu bebe Agradeço des de ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como é um gel a dosagem do metronidazol é muito baixa e os riscos são bem menores... deve seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. O que isso significa? Pode ser Candidíase?

    "Ao exame microscópico, o material de fundo é mucóide representado por ocasionais neutrófilos, piócitos e histiócitos. Observamos células epiteliais escamosas superficiais e intermediárias distribuídas isoladamente e agrupadas em "lençóis" frouxos, apresentando alterações inflamatórias. Presença de bactérias cocóides.

    INTERPRETAÇÃO DIAGNÓSTICA: alterações celulares benignas - inflamação.
    MICROBIOLOGIA VAGINAL: cocos."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece, deve falar com seu médico para ele avaliar... se tiver corrimento branco pode realmente confirmar... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.