segunda-feira, novembro 18, 2013

Clarissa® (acetato de cloromadinona 2 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

Clarissa® (acetato de cloromadinona 2 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

A pílula clarissa® é um contraceptivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – cloromadinona. (2 mg acetato de cloromadinona + 0,03 mg etinilestradiol).

Como actua a pílula clarissa®?
A pílula clarissa® inibe a ovulação, altera a parede do útero e torna o muco cervical mais espesso impedindo a passagem dos espermatozóides.

A pílula clarissa® e outros medicamentos: a pílula pode sofrer alterações na sua eficácia com a toma de alguns medicamentos tais como antiepilépticos, tratamento da tuberculose, barbitúricos, perturbações do sono e ansiedade (modafinil e erva de são João), carvão activado, metoclopramida, tratamento do VIH.

Efeitos secundários (mais frequentes) da pilula clarissa®: náuseas, corrimento vaginal, distúrbios menstruais, ausência de menstruação, aumento de pressão arterial, aumento de peso, tonturas, enxaquecas, distúrbios visuais, vómitos, acne, fadiga, dor abdominal, humor depressivo, irritabilidade e nervosismo. Os efeitos secundários da pílula são mais comuns nos primeiros 3 ciclos.

Como iniciar a pílula clarissa®: a pílula clarissa® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, a mulher deve tomar 21 comprimidos, um por dia sensivelmente à mesma hora, e após os 21 dias deve fazer uma pausa de 7 dias, na qual surgirá a menstruação. Ao 8º dia inicia nova caixa.

Esquecimentos da pilula clarissa®

Esquecimento de - 12 horas
Um esquecimento de menos de 12 horas da pilula clarissa® não interfere com a sua eficácia, a mulher deve tomar a pilula em atraso e manter as restantes à hora habitual.  

Esquecimento de + 12 horas
Um esquecimento de + 12 horas altera a eficácia da pilula clarissa® a mulher deve tomar a pilula em atraso e usar preservativo nos 7 dias seguintes ao esquecimento, se tiver na ultima semana da clarissa® deve iniciar a nova carteira assim que termine a habitual. Desta forma só terá menstruação na próxima pausa.

Os vómitos, a diarreia e a pilula clarissa®
Se ocorrerem vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma da pilula clarissa® a sua eficácia pode ser alterada, nesta situação a mulher deve tomar novo comprimido de clarissa® até 12 horas da hora habitual de toma da pilula. 
Ex: se tomar a pilula às 20 horas e vomitar até às 24 horas, deve tomar nova pilula até às 8 horas do dia seguinte para manter a eficácia da pilula clarissa®.


Blister de clarissa verso
Blister de clarissa® verso

Pilula clarissa
Clarissa®
Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
infarmed.pt
Partilhe

387 comentários:

  1. Como devo iniciar a clarissa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve tomar o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação, posteriormente mantêm a toma dos comprimidos durante 21 dias, e faz uma pausa de 7 dias, nesta pausa surgirá a menstruação... se tiver alguma dúvida disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. Boa noite Dr. Carlos

      Gostaria de saber qual a diferença entre a clarissa e a minigeste no que diz respeito a aumento de peso e também em possíveis riscos para a saúde a nível de tromboses?

      Obrigado
      Márcia

      Eliminar
    3. Olá,
      a pilula clarissa tem mais dosagem de estrogénios, logo é considerada ligeiramente mais forte, com maior risco de trombose (são os estrogénios que revelam esse risco)... em relação ao aumento de peso parece que a clarissa evita mais a retenção de liquidos (aumento de peso indirecto), de acordo com alguns estudos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Ola, faço uso do anticoncepcional Diminut e fiz uso do antibiótico Cefadroxila na pausa do anticoncepcional.. Gostaria de saber se mesmo tomando antibiótico na pausa do AC pode reduzir o efeito do mesmo?
    Obs: O ultimo comprimido do antibiótico foi tomado no ultimo dia de menstruação e assim no outro dia tomei o primeiro comprimido do AC e não mais o antibiotico

    GRATA DESDE JÁ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      como não estava a tomar a pílula, esta protegida, no entanto e sempre bom tomar medidas ou evitar para prevenir possíveis risco, sugiro por isso que tenha na mesma precauções, evite as relações ou use protecção durante os primeiros sete dias, se precisar disponha, ando por aqui....

      Eliminar
  3. Boa Noite.
    Comecei a tomar Clarissa à cerca de 2 semanas. É a primeira pilula que tomo tendo-me sido receitada pela genecologista uma vez que eram frenquente longos periodos de tempo sem menstruação. Embora a doutora me tenha informado que uma das hormonas constituintes desta pilula pertencia à gama dos diuréticos já observei um aumento de peso. Embora este efeito secundario seja considerado um mito, verifiquei o contrário. Será que com o tempo tenderei a perder os quilos ganhos?
    Outra das minhas questões é relativamente ao acne. Na ficha informativa é-nos dito que esta pilula pode causar acne, o que me assustou. Será realmente possível? É que por si só a minha pele já apresenta este problema.
    Ficaria muito grata se me esclarece-se estas questões.
    Desde já um muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      ao iniciarmos uma pílula temos pelo menos de tomar durante 3 meses para ver como o nosso corpo reage, pois por vezes demora a corrigir as alterações. Em relação à clarissa os estudos mais recentes indicam que é uma excelente pílula na diminuição da acne e tem pouca acção no aumento de peso. Apesar de estas duas situações estarem descritas como efeitos secundários da pílula a sua ocorrência varia de pessoa para pessoa e de diversos factores, logo não podemos associar à pílula. Na sua situação, como só está a tomar à 2 semanas, não podemos estabelecer uma ligação. Se precisar disponha. Ando por aqui...

      Eliminar
  4. Gostaria de saber se o medicamento " Lansoprazol 30 mg (comprimidos que se desfazem na boca) " pode interferir com a eficácia da pílula Harmonet?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      não interfere pode ficar descansada, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  5. Bom dia.
    Iniciei o tratamento com a clarissa à cerca de 2 semanas. Verifiquei um aumento de peso mesmo tendo a ginecologista afirmado que uma das hormonas desta pílula pertencia à gama dos diuréticos. Embora reconheça que o aumento de peso relacionado com a toma da pílula seja um mito os resultados demonstram o contrário. Será que ao longo do tempo perderei estes quilos ganhos?
    Outra questão que lhe queria também colocar é acerca do acne. Na ficha técnica é nos dito que a pilula pode CAUSAR acne, o que me assustou um pouco já que a minha pele por si só tem já tendencia acneica. De qualquer das formas espero que a tendencia seja realmente a melhoria. Deste modo, quanto tempo demoraria em média até apresentar resultados?
    Não sei se será relevante mas tenho apenas 17 anos e esta é a primeira vez que tomo a pilula, receitada devido a frequentes amenorreias.
    Ficaria muito grata se me esclarecesse estas pequenas dúvidas.
    Desde já, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá,
      ao iniciarmos uma pílula temos pelo menos de tomar durante 3 meses para ver como o nosso corpo reage, pois por vezes demora a corrigir as alterações. Em relação à clarissa os estudos mais recentes indicam que é uma excelente pílula na diminuição da acne e tem pouca acção no aumento de peso.
      Apesar de estas duas situações estarem descritas como efeitos secundários da pílula a sua ocorrência varia de pessoa para pessoa e de diversos factores, logo não podemos associar à pílula. Na sua situação, como só está a tomar à 2 semanas, não podemos estabelecer uma ligação. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  6. É verdade que a clarissa não diminui a libido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pílula clarissa, de acordo com alguns estudos, está indicada na melhoria da acne e interfere menos com a vontade sexual (libido). A libido é influenciada por diversos factores... se precisar de ajuda disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  7. Bom noite,
    fui a casa da juventude e deram-me uma pílula genérico, a seguinte:
    Etinilestradiol + gestodeno - generis 0.030 mg + 0.075 mg

    Queria saber se está pílula é eficaz.

    E como tomo a medicação abaixo mencionada, gostava de saber se afecta a eficácia contraceptiva. É que na altura não namorava e estas questões não foram colocadas...

    A medicação é:
    Sertralina (tetrafarma)
    Alprazolam (prazam)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      a pílula é eficaz pode ficar descansada, a sua medicação não interfere com a pílula, não se esqueça de tomar todos os dias certinha, respeitando os dias (21 dias de pílula + 7 dias de pausa)... a menstruação surgirá na pausa de 7 dias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Eu tambem tomo essa pilula e gostaria de saber se o brufen 400 corta o efeito da mesma.

      Eliminar
    3. Olá, o brufen não corta o efeito da pilula clarissa pode ficar descansada, tome o brufen às refeições... as melhoras, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Boa tarde, tenho uma dúvida! Comecei tomar Qlaira no primeiro dia da minha menstruação, por indicação clínica, mas acredito que eu entendi errado e pulei os dois primeiros comprimidos (amar. escuro). Os outros comprimidos tomei corretamente, sem esquecimento e no mesmo horário! Só tive relação sem camisinha nos últimos dias da cartela. Hoje vou tomar o último comprimido branco e minha menstruação ainda não desceu, será q corro o risco de estar grávida? Será que devo esperar minha menstruacao descer para fazer o uso correto da pílula ou devo começar uma nova cartela, sem interrupções? Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se só teve relações no final da cartela apesar do esquecimento não esta grávida, o atraso ou ausência de menstruação com a qlaira é muito comum nas mulheres deve se ao facto de somente fazer dois dias de pausa, comprimidos branco... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. Deve iniciar a nova cartela assim que acabe essa, mesmo que não surja a menstruação...

      Eliminar
  9. Olá. O ben-u-ron paracetamol 500 mg corta o efeito da pílula Clarissa? Há possibilidade de engravidar mesmo tomando a pílula corretamente se tomar este medicamento quando necessito?

    Obrigada, cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o ben-u-ron não interfere com a clarissa pode ficar descansada, pode toma-lo sempre que necessitar... não abuse no ben-u-ron... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. A pilula clarissa engorda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula clarissa pode levar a surgir alguma retenção de líquidos, o que nalgumas mulheres sedentárias e sem dieta saudável causa aumento de peso... deve por isso ter um estilo de vida mais saudável... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  11. A pilula clarissa previne a gravidez? Qual é o preço da clarissa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim previne desde que a tome seguindo as indicações... o preço da pilula clarissa são 3,7 euros... se precisar ando por aqui. Pode confiar na pilula clarissa.

      Eliminar
  12. Tenho uma dúvida em relação ao inicio da toma da pilula! A caixa começa por segunda, se a minha menstruação começar noutro dia da semana, inicio a toma pelo comprimido correspondente a esse dia ou pelo primeiro?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o ideal será iniciar pelo comprimido correspondente ao dia da semana assim saberá que a inicia a pilula numa terça feira e acabará numa segunda (pilulas de 21 comprimidos), que pilula está a fazer?

      Eliminar
  13. Ola, tomei um comprimido ibuprofeno 400mg, 4 horas antes de iniciar a minha carteira, 5 dias depois tive relações. tomo a pílula todos os dias à mesma hora, a minha dúvida é: o ibuprofeno pode cortar ou diminuir o efeito da pílula Clarisse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o ibuprofeno não corta o efeito da pilula clarissa, pode ficar despreocupada... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
    2. Se tiver alguma duvida sobre a pilula clarissa, fico ao dispor... ando por aqui.

      Eliminar
  14. Olá nao tomei glaira nos ciclo 23 e 24 mas tive relaçao sexual no ciclo 21. Corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nesta situação se não teve relações após o esquecimento não corre, deve iniciar nova cartela e nos próximos 9 dias deve usar um método barreira, normalmente o preservativo... se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  15. Boa tarde! Foi-me receitada a pílula diane 35 devido ao acne e estou no fim da terceira carteira e ja só tenho algumas marcas... a minha médica achou melhor tomar mais 3 meses, ou seja, mais 3 carteiras e depois talvez mudasse para a Clarissa para o acne nao agravar... gostaria de perguntar se realmente acha uma boa pílula, uma vez que engordei um bocadinho com a diane, principalmente de rosto.. acha que é uma boa pílula ou indicaria outra? Obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      acho que deve confiar na sua médica pois está selando muito pela sua saúde ao sugerir que pare a diane 35 e mude, pois tem grande dosagem hormonal e não deve ser tomada unicamente como pilula... ao mudar vai ter um período de adaptação, durante o qual pode surgir novamente um ligeiro acne, mas acabará por passar... como a clarissa tem menor dosagem é melhor para a sua saúde, pois diminui o risco de sofrer complicações associadas às pilulas combinadas. Se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigado! Uma vez que a Clarissa tem uma menor dosagem pode-me ajudar a não engordar tanto? Posso confiar nela como confiava na diane 35 quanto à contracepção?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim quanto menor a dosagem hormonal mais pequenos são os riscos de surgirem os efeitos secundários, mas o aumento de peso tem muitos factores que podem interferir, não se esqueça, de qualquer forma pode ficar descansada e confiar na clarissa, pois dar-lhe-à proteção de uma gravidez indesejada, se precisar... ando por aqui.

      Eliminar
    4. Boa tarde,
      Para mudar da diane 35 para a Clarissa, devo começar a tomar a Clarissa, após a pausa da diane 35, ou seja, ao oitava dia da pausa? Fico logo protegida contra uma gravidez ao efectuar esta mudança? Obrigado!

      Eliminar
    5. Olá,
      pode iniciar a clarissa no dia seguinte a ter terminado a diane 35, mas como é muita dosagem hormonal o melhor é fazer a pausa e iniciar a clarissa ao 8° dia, nos primeiros 7 dias da pilula clarissa deve usar preservativo, só para evitar riscos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    6. Boa tarde,
      Podera dizer.me se a cetirizina ratiopharm 10 mg, que é um medicamento anti-alérgico, interfere com o efeito da pilula oral combinada? Obrigado!

      Eliminar
    7. Olá,
      a cetirizina ratiopharm 10 mg não interfere com a pilula hormonal combinada... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. Boa tarde,

    Irei começar a tomar a pílula Clarissa para me controlar o acne. Estava a tomar a Gynera mas desde que a tomo que o meu acne agravou-se. Gostaria de saber se esta pílula previne uma gravidez indesejada como a Gynera prevenia ou se só ajuda a combater o acne?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula clarissa também a protege de uma gravidez como a gynera protegia pode ficar descansada... se precisar ando por aqui, boa sorte...

      Eliminar
  17. Boa noite,
    Estive doente na ultima semana e estive a tomar Brufen ibuprofeno 600mg num intervalo de 12 em 12h e be-u-ron 500mg, num intervalo de 6 em 6h. Iniciei a toma da pílula Clarissa normalmente, após a pausa dos 7 dias, como sempre fiz. Há possibilidade de engravidar ou é melhor fazer o método da proteção adicional durante os 7 dias seguintes?

    Obrigada, boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de usar proteção adicional pois o ben-u-ron e o brufen não interferem com a pilula clarissa... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui....

      Eliminar
    2. Obrigadíssima, cumps!

      Eliminar
  18. Boa noite!
    comecei a tomar a pílula Clarissa o mês passado no 1º dia da minha menstruação, tomei tudo certinho até que a meio do mês me esqueci da bolsinha dos comprimidos com o meu namorado e não tomei uma, no dia a seguir já tomei a seguinte e não tive relações sexuais até ao penultimo comprimido, no entanto não me apareceu periodo nenhum e começo a ficar assustada, posso estar grávida? é normal ter spotting o mês todo e na altura da menstruação não aparecer nada? agradecia a ajuda!
    beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é perfeitamente normal ter perdas (spotting) e depois não surgir a menstruação são efeitos secundários da pilula clarissa... se não teve relações sem proteção nos 7 dias seguintes ao esquecimento não corre o risco e estar gravida, deve manter a pilula mesmo que a menstruação não surja, para não excluir se não surgir a menstruação faça um teste somente para excluir e ficar mais descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Bom dia, o 1* mes que tive relações sexuais com o meu namorado foi utilizado o preservativo e no fim desse mês apareceu-me a menstruação sem qualquer alteração. Assim que iniciou a menstruação comecei logo a tomar a pílula clarissa. A questão é que tomei tudo certinho embora uma vez não tenha tomado a horas (ainda assim não foram 12h de diferença) e faltam-me 3 dias para começar a tomar novamente a segunda embalagem da clarissa e a menstruação ainda não surgiu. Devo fazer de imediato análises terei o risco de estar grávida?

      Eliminar
    3. Olá,
      pelo que descreveu iniciou a segunda caixa quando surgiu a menstruação, não fez a pausa de 7 dias entre as caixas de clarissa... pelo que percebi. Nesta situação é normal não surgir a menstruação, como não houve esquecimento ou risco de engravidar, deve manter a pilula mesmo se não surgir a menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. Olá! Tomo Gynera 0,03mg+0,075mg etinilestradiol+gestodeno desde julho/13 mas em janeiro deste ano tive uma pequena hemorragia. Terminei a cartela e depois não continuei a toma. A hemorragia desapereceu. Este mês recomecei com o Gynera novamente e a hemorragia retornou. Quero voltar tomar o Clarissa assim que eu terminar esta cartela do Gynera. Há algum problema em trocar de pilula? Depois do intervalo de 7 dias do gynera posso começar com o Clarissa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há problema mas não deve estar assim a parar e a mudar de pilula constantemente pois não é bom para seu organismo se adaptar... este tipo de hemorragias pode acontecer, deve ter calma e se preferir fazer a clarissa, deve então fazer a pausa (por vezes na bula diz para iniciar assim que acabe a cartela da gynera, mas assim aumento o risco de surgir mais hemorragias)... e iniciar a clarissa, se tiver duvidas não se esqueça também de falar com a sua médica... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  20. boa tarde, gostaria de saber qual a principal diferenca entre a yasminelle e a clarisse no que diz respeito ao controlo da acne pois preocupa-me o facto da yasminelle poder ter como efeitos secundarios o agramento de varizes e derrames e demais problemas asspciados a circulacao. A clarisse serei mais indicada neste quadro mas menos benefica no tratamento do acne?ito grata. Parabens pelo excelente site.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as principais diferenças entre a clarissa e a yasminelle são o tipo de hormonas progestagénicas e a dosagem de estrogénios, a pilula clarissa é mais forte que a yasminelle...
      Alguns estudos revelam que a clarissa é mais eficaz com a pele oleosa e acne... mas em relação aos problemas de circulação, ambas tem estes riscos... no caso da clarissa os riscos são maiores pelo facto de ter mais estrogénios... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  21. Boa tarde!

    Tomo a pílula Clarissa corretamente e, após ter relações com o meu companheiro, tive um corrimento acastanhado que dura já há 2 ou 3 dias e ainda não parou. É normal isto acontecer?
    Estou preocupada!

    Obrigada, cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, por vezes são pequenos restos da menstruação, se o seu corrimento castanho tive cheiro ou durar mais 4 dias deve falar com a sua médica... faça uma pesquisa sobre corrimento castanho, na caixa de pesquisa para sabe mais... as melhoras...

      Eliminar
  22. Ola Carlos Edgar, tenho duas dúvidas em relação à minha pílula clarissa, a menstruação aparece-me por norma terça-feira à noite, e mantém-se até sábado. Domingo (data em que inicio novamente a pílula ás 20h00) já não costumo ter nenhum sangramento. Esta situação é normal? já tomo a pílula à quase 1 ano.

    Gostaria ainda de saber se é seguro ter relações neste dia (domingo).

    Obrigado pela sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal ter a menstruação com este padrão, embora a mulher que faz a pilula clarissa ou outra tenha tendência a ter menos menstruação e menos fluxo (uma das vantagens da pilula), o que acontece é que há algumas mulheres (poucas) têm um fluxo muito intenso e que dura alguns dias... tem que ter calma e não ficar preocupada, tenho a certeza que com o tempo a menstruação ira diminuir... no que diz respeito às relações pode ficar descansada que está protegida mesmo sendo no domingo, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigado pela sua resposta Carlos Edgar, é de louvar o seu trabalho e atenção prestado a todas estas situações aqui relatadas diariamente.

      Continua a oferecer suporte à sua aplicação para Android "eu tomo a pílula?"

      Os melhores cumprimentos e continuação do excelente trabalho que tem vindo a desenvolver.

      Eliminar
    3. Olá,
      sim estou dando suporte à aplicação "Eu tomo a pilula"... se tiver alguma duvida sobre a a pilula clarissa, ando por aqui... muito obrigado por seguir e confiar no meu trabalho...

      Eliminar
  23. Bom dia, tenho uma dúvida. Eu tomo a pilula clarissa, mas ando a tomar também o medicamento isotretinoina orotex que a minha dermatologista recomendou para o acne e queria saber se esse medicamento diminui a eficacia da pilula, eu li no folheto informativo da pilula e lá nao referia esse genero de medicamentos que diminui a eficacia mas gostaria que me desse a sua opiniao.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a isotretinoina orotex nao interfere com a eficácia da pilula clarissa, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada pelo o esclarecimento. Então enquanto tomo isotretinoina orotex e se tiver relações sem preservativo mas com a toma correta da pilula posso ficar descansada que ela continua a proteger 99% e nao há risco de engravidar certo?
      Cumprimentos.

      Eliminar
    3. Oi, sim correcto, se precisar ando por aqui... se tiver diarreia ou vomitos a pilula clarissa pode perder a eficácia... as melhoras. Ando por aqui.

      Eliminar
  24. Bom dia!

    Tenho uma dúvida. Comecei a tomar o Fluvermal (flubendazol) em xarope e queria saber se este medicamento interfere com a pílula Clarissa, para que possa estar ou não descansada sobre a possibilidade de uma gravidez.

    Desde já, agradeço imenso o seu trabalho aqui exposto!
    Continuação de um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o fluvermal não interfere com a pilula clarissa, mas se lembre que o fluvermal pode causar náuseas e vomitos e diminuir a eficácia da pilula clarissa se ocorrerem vomitos nas 4 horas seguintes à toma da pilula clarissa, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  25. Tomo pílula novynette e gostava de saber se o comprimido parecetemol tira o efeito ? Respondam por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      não o paracetamol não corta o efeito da pilula novynette... pode ficar descansada... consulte o artigo da novynette na lista do lado esquerdo... ando por aqui.

      Eliminar
  26. Olá! Tomo a pílula clarissa e este mês quis fazer a toma continuada para não me vir a menstruação. Acontece que me esqueci de tomar um dos últimos comprimidos e por isso a menstruação veio na mesma mas ainda assim tomei mais 2 dias a pílula (de uma nova cartela). A menstruação veio na quarta e devia acabar amanhã (8 dias) mas estou com fluxo muito abundante e não sei se a causa foi a toma da pílula e quais as consequências! Também tive algumas dores de barriga e ainda tenho! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a causa destas alterações deve esta relacionada com a forma como alterou a toma da clarissa... deve manter a clarissa e no final da carteira deve fazer a pausa... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  27. quais as diferenças entre clarissa e denille e qual a mais fraca e mais recomendada para a primeira vez a tomar metodos contraceptivos orais combinados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as principais diferenças são ao nível da hormona progestagénica, pois ambas têm a mesma dosagem de estrogénios...

      Eliminar
  28. Ola, com a pilula clarissa podemos engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não se a tomar certinha, sem atrasos superiores a 12 horas, esquecimentos, ter vomitos, diarreia ou tomar medicamentos que interfiram com a pilula clarissa... se isto não se verificar pode ficar descansada, que a clarissa protege a da gravidez... ando por aqui.

      Eliminar
    2. Muito obrigado, eu tomava minigeste mas a minha medica receitou-me clarissa, e eu tava com medo de engravidar com essa pilula

      Eliminar
    3. Olá, pode ficar descansada, se tiver alguma duvida sobre a clarissa não hesite... ando por aqui.

      Eliminar
  29. A pilula clarissa é mais fraca que a minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula clarissa tem uma dosagem de progesterona diferente da minigeste, mas em relação aos estrogénios é mais forte, pois ambas têm o etinilestradiol mas a clarissa tem 30 e a minigeste tem 20... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Entao quer dizer que a clarissa é mais forte que a minigeste?

      Eliminar
    3. Oi, em quantidade de estrogénios sim é mais forte... ando por aqui..

      Eliminar
  30. ola, a pilula clarissa interfer menos com a vontade sexual como assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      alguns estudos parecem revelar que a pilula clarissa (a sua composição hormonal) tem menor interferência na libido da mulher (vontade sexual), no entanto lembre se que a vontade sexual na mulher tem muitas outras interferências... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigado, mas com a clarissa nao engravidamos pois nao?

      Eliminar
    3. Olá,
      não, a clarissa da a mesma proteção de outra pilula, pode ficar descansada... ando por aqui.

      Eliminar
  31. Olá! Se após a toma da qlaira tiver um episódio de diarreia corro o risco de engravidar, certo? Até quando devo tomar precauções adicionais? Até à toma do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se a diarreia ocorreu até 4 horas após a toma corre risco de engravidar... a forma de actuar depende do comprimido de qlaira que perdeu a eficácia... ao tomar a pilula do dia seguinte se protege de uma gravidez neste caso de diarreia, no entanto é sempre aconselhado manter a qlaira... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  32. Ola a pilula clarissa protege da gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim a pilula clarissa protege da gravidez, a sua eficácia é igual às outras pilulas anticoncecionais hormonais... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  33. Ola com a pilula clarissa nao vem a mestruacao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      com a pilula (clarissa ou outra) a menstruação sofre alterações vindo menos dias, menos fluxo e muito escura (como se fosse uma borra de café) tudo isso é normal... como vem menos dias e pouco fluxo em certos ciclos pode até nem vir, sendo muito comum em situações de maior stresse e ansiedade... a mulher nesta situação não deve ficar preocupada, desde que saiba que a eficácia da pilula não se alterou... ando por aqui...

      Eliminar
    2. Mas isso tambem acontece com outras pilulas tipo a minigueste?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode acontecer com a pilula clarissa ou outra combinada como a minigeste... ando por aqui.

      Eliminar
  34. Oi a pilula clarissa engorda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      todas as pilulas podem causar alterações no peso (aumento ou diminuição) a clarissa não é excepção, mas tudo depende de mulher para mulher, as mulheres que fazem pilula ou outro anticoncecional hormonal devem ter um estilo de vida saudável, com uma dieta pobre em calorias, exercício físico e sem sedentarismo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Eu tomava minigeste e nunca me engordou

      Eliminar
    3. Olá,
      em principio irá acontecer o mesmo com a clarissa... depende do seu corpo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  35. Ola eu tomo minigeste mas este mees vou mudar para clarissa quando me vir a mestruacao depois a mestrucao este mes vai ser igual como dantes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nesta mudança de minigeste para clarissa pode ter algumas alterações na menstruação... depende da adaptação do seu corpo... terá que esperar para ver como o seu corpo se comporta... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Que tipo de alteracoes?

      Eliminar
    3. Olá,
      pode dar ausência de menstruação, diminuição do fluxo, diminuição do numero de dias e menstruação mais escura... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Obrigado, a minigeste nunca me faltou o periodo

      Eliminar
  36. Ola, na sua opiniao qual a pilula que ajuda mais no crescimento do peito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, depende de mulher para mulher, o que sabemos é que a pilula hormonal combinada causa ligeiro aumento do peito, mas nem em todas as mulheres... se tem como objetivo isso o melhor é falar com seu médico... pois pode ter que mudar algumas vezes de pilula e é melhor com supervisão clinica... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  37. Boa tarde

    hoje dia 27/05 vou iniciar a 3ª cartela da pilula clarissa, so que tenho notado algum disturbio na minha audição com algum zumbido. No ano passado eu tomei esta pilula durante 6 meses e gostei muito, tive um ligeiro distturbio auditivo, que até naõ dei tanta importancia, so parei de utilizar, por que engordei um pouco e reeniciei a cerazette, mas com a cerazete tive muitas dores de cabeça, alias o meu objectivo maior e tentar eliminar as dores horriveis de cabeça, por isso retornei a tomar a pilula clarissa. A minha duvida é o seguinte como vou entrar no 3ª mês da pilula clarissa e como tenho tido disturbio auditivo incomodativos, para de tomar a pilula ou espero os tres meses de adaptação? não queria trocar de pilula pois passo a vida nisso, tenho mts problemas com a pilulas, o que me aconselha?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      acho que deve manter para ver como seu corpo se adapta... só com o tempo saberá como seu irá adaptar... pois as mudanças regulares não ajudam e só criam descontrolos menstruais... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  38. Boa tarde!

    Faltavam-me 3 comprimidos para acabar a carteira e na segunda (dia de tomar mais um para acabar na quarta) esqueci-me de tomar e apenas tomei cerca de 14h após a hora da toma. No final dessa semana (sábado) tive relações, com coito interrompido e na segunda feira seguinte apenas surgiu um corrimento castanho que passou passado umas horas e nada de ter menstruação que deveria ter aparecido no domingo. Há probabilidade de estar grávida, mesmo ter feito com coito interrompido?

    Aguardo resposta urgentemente!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há risco, embora as alterações na menstruação não estão ligadas a esta possibilidade mas sim ao atraso na toma de clarissa... nesta situação, como estava na ultima semana de clarissa, deveria tomar os comprimidos em atraso, assim que se lembre, manter as restantes pilulas, iniciar nova carteira de clarissa, sem fazer pausa entre as carteiras e usar preservativo nos 7 dias seguintes... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Mas esse risco é muito elevado? Tomei aquele que me esqueci, assim que me lembrei e os seguintes tomei às horas normais (ou seja, acabei por tomar dois no mesmo dia). No entanto fiz a pausa. Quais serão as consequências disto?

      Eliminar
    3. Olá, desta forma não estava protegida na pausa entre os blisters de clarissa, devido ao esquecimento, tem risco de ter engravidado...

      Eliminar
    4. Só mais uma questão: aconselha-me a beber o tradicional chá de canela (dizem que faz com que a menstruação venha) ? Para ter mais certezas antes de fazer um eventual teste....
      Obrigada!

      Eliminar
    5. Olá,
      não tenho conhecimento que o chá de canela influencie a menstruação, só conheço as qualidades afrodisíacas da canela... aguarde... ando por aqui...

      Eliminar
  39. Sabes de alguns comprimidos que ajudem no crescimento do peito, sem ser a pilula?nao vou tomar nada, é apenas para saber antes de falar com a minha médica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim há, mas são na sua maioria medicamentos hormonais... que podem ser contraindicados nalgumas mulheres... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Ola, sempre tomei a pílula mercilon durante seis anos e parei porque comecei a sentir cólicas menstruais fortes. Sem tomar a pílula a minha menstruação e muito irregular e pode ir ate 3 meses porque tenho ovários poliquisticos. Fui a ginecologista que me aconselhou a clarissa, comecei a tomar e senti-me muito mal, humor depressivo, muito cansaço, só aguentei três semanas e parei. O problema e que a partir dai as cólicas menstruais são tao fortes de quase ir ao hospital e já passaram 3 ciclos, o mais forte foi após deixar a pílula. Nunca tive cólicas assim e queria tomar a pílula, sei que não devia ter desistido assim da clarissa, mas não me sentia nada bem. Devo voltar a tentar a clarissa sem desistir ou devo ir para outra pilula? Qual aconselha com quantidade de hormonas semelhantes? Obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      penso que deve desistir e marcar uma consulta com a sua médica para ser avaliada e escolherem a pilula mais adaptada... talvez uma pilula com menos estrogénios... pode conferir o artigo sobre pilulas fracas... vou partilhar consigo através de G+... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Obrigada pela resposta, falei com uma médica e ela receitou-me a diane 35 para ver se me dava melhor. Pelo que sei a composição de hormonas é muito semelhante, se sou intolerante a clarissa,não serei à Diane? No sabado iniciei a clarissa porque queria voltar a experimentar e senti-me muito mal, desde tonturas, enjoos, e parei e falei com a medica e iniciei Diane na segunda só que continuo a sentir-me mal..desde irritabilidade, enjoo o dia todo, tonturas, muita secura na boca durante a noite, agora diarreia, será habituação à diane ou ainda consequencia daquele comprimido da clarissa no sabado?
      Vou ao médico hoje.
      Obrigada

      Eliminar
    5. Olá,
      pelo que descreve penso que se trata da adaptação de diane 35 e não da clarissa, se mantiver este quadro deve falar com sua médica... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  40. Bom dia

    Estou na 3ª cartela da pilula Clarissa, e desde que comecei a toma-la tenho sentido muito cansada, não so as pernas, mas me sinto por vezes sem força com o corpo cansado, ando um pouco e ja estou cansada e quando paro sinto o coração a bater um pouco mais forte.Este cansaço pode ser por causa da adaptação da pilula? pois noto que desde que tomo-a tenho me sentido assim.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o cansaço pode ser causado pela clarissa, embora não seja muito comum, deve manter a clarissa e falar com o seu médico, pois o cansaço que refere pode ter outras causas... mais provável... se precisar ando por aqui, vá dando noticias...

      Eliminar
  41. Ola, comecei a tomar clarissa ah 1 mes e sintome cansada e tonta pode ser disso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ser a clarissa a pausa, embora na maioria das vezes a mulher tem outras causas que a fazem sentir assim... deve manter a clarissa, pois se for ela a causadora nos próximos ciclos (blisters) deve melhorar após o seu corpo se adaptar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  42. Ola, o cafe tira o efeito a pilula clarissa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tira o efeito de clarissa, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  43. Olá boa tarde? Eu tomo á vários anos a clarissa, sabe se tem um efeito que evite a gravidez? A minha menstruação acabou dia 9 e comecei logo no dia a seguir a tomar a clarissa, eu tive relações hoje sem qualquer proteção mas com a pilula tomada normalmentem, tenho risco de engravida, agurado resposta, obriogado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem risco a pilula clarissa protege-a da gravidez, desde que a tome certinha e faça uma pausa de 7 dias entre as embalagens... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Mesmo tendo tomado apos a menstruaçao 2 vezes (os 2 dias ate ao dia em que tive a relação sexual)?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim desde que faça uma pausa de 7 dias entre as embalagens de clarissa está protegida mesmo que a menstruação acabe um dia antes de iniciar a nova embalagem de clarissa... ando por aqui.

      Eliminar
    4. Ola Boa tarde. Tomo clarissa à mais ou menos 4 ou 5 meses, inicialmente foi me receitada para combater o acne e de facto resultou, sempre tomei direito e a horas acontece que tomei a cartela inteira e fiz a pausa dos 7 dias, terminei numa sexta e deveria ter começado no sábado seguinte mas esqueci me, e tive relações sexuais (pela 1º vez) sem protecção no domingo após o esquecimento. corro o risco de estar grávida? (tomei a pílula nesse domingo, ou seja iniciei a cartela no domingo e não no sábado como era suposto)

      Eliminar
    5. Olá,
      sim corre risco, pois teve um esquecimento, nesta situação é melhor tomar a pilula do dia seguinte (se a relação foi à menos de 72 horas), manter a clarissa e usar preservativo nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  44. Ola mudei para a pilula clarissa ah 1 mes e agora acabei a caixa e apareceu-me o período mas este mes é muito sera normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer nesta fase de adaptação, não se deve preocupa, deve manter a clarissa e após a pausa retomar nova embalagem, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  45. Ola acabei a pilula clarissa dia 12 de junho agora inicio dia 20 de junho nao é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim faz uma pausa de 7 dias entre as carteiras de clarissa, nesta pausa deverá surgir a menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Mas so comeco a tomar a pilula no oitavoo dia?

      Eliminar
    3. Oi, sim só inicia a clarissa no oitavo dia... boa sorte.

      Eliminar
  46. ola, minha namorada toma o qlaira há mais de um ano e teve sempre menstrucao irregular , mesmo tomando o anticoncepcional . Em cada cartela menstruava em diferentes datas. Na ultima cartela ela esqueceu de tomar o 18 comprimido e tomou após umas 15 horas do horário habitual, ao invés de iniciar uma nova cartela, esse foi o único comprimido esquecido e continuou tomando os comprimidos normalmente. Ela já está em uma nova cartela e ainda não menstruou faz mais de um mês. É possível estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há risco, se tiveram relações nos dias seguintes o esquecimento ou atraso de qlaira... no entanto a falta da menstruação também se pode dever à qlaira... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  47. Olá,

    tomo o clarissa, e assim que terminou o ultimo comprimido com 2 dias iniciei o remedio cefadroxil, pois fiz uma cirurgia, um dia depois do anti inflamatorio minha mestruação apontou, no outro dia veio apenas um sangue meio marrom, e depois nao veio mais nada, isso tem a ver com o anti inflamatorio??

    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim e com toda a situação da cirurgia, não há motivo para se preocupar.. as melhoras e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  48. ola tenho uma duvida, nunca fiz sexo e o meu namorado meteu o dedo e doeu um pouco mas nao deitei sangue. continuo virgem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim continua, só perderá a virgindade quando rebentar o iman, uma pequena membrana que protege das infeções... ao rebentar sangrará... pode não sangrar logo na primeira relação... se precisar ando por aqui, se proteja com preservativo...

      Eliminar
    2. tem a certeza que continuo virgem? é que doeu

      Eliminar
    3. Oi, sim tenho, apesar de ter doido, o que é normal, não sangrou ou seja não foi rebentado o iman, logo continua virgem... preservativo, por favor.

      Eliminar
  49. Boa tarde,

    Tenho uma duvida em relação é pilula clarissa, ela é de 21 dias, já tomei os 21 comprimidos, e já vou na 2º lamela à 8 dias, devo continuar a usar o preservativo, ou já nao corro nenhum risco? o tempo de deixar de tomar até aparecer a menstruação até começar a tomar devo usar o preservativo? agradeço uma resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de usar preservativo, pois já está protegida... durante a pausa entre as carteiras de clarissa não precisa de usar preservativo, pois também está protegida nesse periodo, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. pensei que sim como é uma paragem de 7 dias! sendo assim fico mais descansada.

      Eliminar
    3. Obrigada pela resposta! e pela ajuda.

      Eliminar
    4. Bom dia ainda continuou com uma dúvida para me sentir segura e não correr nenhum risco mas do momento que termino a pílula como é que ela protege numa paragem de 7 dias? Que é o tempo de a menstruação aparecer? Estou num momento da vida que não posso correr MSM nenhum risco engravidar,MSM sendo casada á 5 anos! Peço desculpa de estar a incomudar de novo! Obrigada

      Eliminar
    5. Olá,
      como faz 21 dias de pilula, vai aumentar e manter os valores hormonais elevados ao ponto de garantir que o corpo não consegue ovular nos 7 dias seguintes... após os quais deve retomar pois passa a corre risco, normalmente a menstruação surge no 3° dia da pausa de clarissa, mas varia de mulher ara mulher... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  50. Boa tarde Enfermeiro Carlos Edgar.

    É a 1º vez que tomo clarissa, porém o período apareceu me no domingo passado e ainda não passou é norma? entretanto diminuiu e mas aumentou de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de alterações menstruais podem acontecer, nesta fase de adaptação, deve manter a pilula clarissa, a sua eficácia não fica comprometida com estas alterações... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada, no entanto continuo com uma pequena hemorragia, pode ser assim tantos dias já 10 dias? pode o meu organismo ainda nao se ter habituado? porém se tiver relações sexuais não há problema do que percebi.

      Eliminar
    3. Olá,
      sim pode, o seu corpo está se adaptando... a boa noticia é que a eficácia da clarissa não se altera com estas perdas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    4. Peço desculpa incomodar de novo no entanto quinta feira termino a 2º lamela de 21 comprimidos de clarissa e tenho ainda uma pontinha de "sangue", mas é mto pouco será que agora vai passar? e o organismo regula?

      Eliminar
    5. Olá,
      sim vai passar, por vezes pode até prolongar até ao inicio da lamela de clarissa, mas depois pára.. pode ficar descansada, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    6. Mas NC passou nos 21 dias e na quinta feira termina a lamela a 2°.

      Eliminar
    7. Olá,
      sim vai passar, após terminar a lamela de clarissa deve menstruar novamente... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    8. Sou mesmo chata mas é a 1° vez que tomo a pílula aos 21anos a medica achou q devia. Mas isto é tudo muito estranho, o fluxo menstrual aumentou e só hoje vou tomar o ultimo cumprimido costuma acontecer e pq? Se continuar assim quando devo iniciar a próxima lamela? Obrigada mais uma vez pela disponibilidade

      Eliminar
    9. Olá,
      pode acontecer pelo aumento hormonal que o seu corpo tem (pela toma de clarissa), deve manter a pilula e após a pausa tomar nova lamela... em principio na pausa irá regular o padrão menstrual... se precisar ando por aqui, não tem mal perguntar, fico esperando mais perguntas... boa sorte.

      Eliminar
    10. Mas quantos dias de pausa?

      Eliminar
    11. Oi, com a clarissa deve fazer uma pausa de 7 dias entre as lamelas, durante pausa surgirá a menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    12. Continuo na mesma situação, será q so vai passar quando começar a tomar de novo na quarta feira faz 6 dias... é tão estranho.

      Eliminar
    13. Olá,
      sim pode acontecer isso, mantenha a clarissa e dê noticias, ando por aqui... se precisar

      Eliminar
    14. Já passou mas só ontem, demorou a passar!

      Eliminar
  51. Boa Tarde!
    Tenho uma duvida, eu tomo a pilula clarissa corretamente e sem nenhum esquecimento, mas este mês tive relaçoes na semana em que nao se toma a pilula, nessa semana de pausa da pilula ela continua a proteger? e nao há risco de engravidar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim protege, na pausa entre os blisters de clarissa a mulher também está protegida... pode ficar descansada, não corre risco de engravidar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Mas eu ando a tomar também o medicamento isotretinoina orotex para tratamento de acne, este medicamento nao interfere com a eficacia da pilula? Durante a pausa da pilula não há risco de engravidar com a toma desse medicamento?

      Eliminar
    3. Olá,
      devido às consequências que a isotretinoina pode causar no feto, se a mulher engravidar, é melhor usar a clarissa e preservativo para diminuir o risco de engravidar e estas consequências... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    4. Bom dia,
      sim eu tenho conhecimento que se deve usar de preferência dois métodos contraceptivos durante a toma da isotretinoina. Mas tive relações sem preservativo durante a pausa da pilula mas com a toma correta da mesma, a minha dúvida é se estava protegida na mesma 99,9% e se nao corro risco de engravidar.
      Muito obrigada por todo o esclarecimento!

      Eliminar
    5. Olá,
      sim está protegida, mas tem que usar sempre os dois métodos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    6. Sim irei usar sempre os dois metodos durante a toma do medicamento. Fico descansada pelo o seu esclarecimento, muito obrigada mesmo!

      Eliminar
  52. Olá quem consumir numa noite álcool em execesso e acontece uma relação sexual a pílula clarissa protege na mesma ou atenua o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o consumo de bebidas alcoólicas não altera a eficácia da pilula (clarissa ou outra), no entanto é desaconselhável este consumo pelo risco de surgirem vomitos e devido ao aumento de concentração de estrogénios que o álcool causa, na prática as bebidas alcoólicas aumenta a concentração hormonal de estrogénios no sangue, podendo a mulher ter risco de ter alterações menstruais, a eficácia da pilula aumenta pela maior concentração hormonal... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  53. Olá Carlos Edgar!
    O ultimo dia da minha menstruação este mês foi na quarta e no sabado (dia da 3º pilula deste mês) apareceu-me um pouco de sangue? É normal isto acontecer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de escape pode surgir, é um efeito secundário da clarissa, acaba por passar, deve manter a clarissa e não ter receios, pois a sua eficácia não se altera.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada, ja tomo clarissa há algum tempo e foi a primeira vez que aconteceu, por isso fiquei preocupada, pois tive relaçoes nessa semana de pausa mas tomei a sempre certo, e fiquei com receio que nao fosse normal-

      Eliminar
  54. Ola, a pilula clarissa pode diminuir o peito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula clarissa, como outras pilulas, pode causar alterações nos peitos sendo as mais comuns o aumento dos seios, ficarem doridos ou com corrimento... há mulheres que que se queixam de perder peito, acontece quando a pilula lhes faz perder peso... no seu caso pode não acontecer, pois estes efeitos dependem de mulher para mulher e até são mais comuns nos primeiros meses... se vai iniciar a pilula clarissa, siga o conselho de seu médico e no primeiro dia da menstruação inicia a clarissa... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  55. Boa tarde, tomar ibuprofeno ou spidufen 600 interfere com a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interferem com a pilula clarissa, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui... tome estes medicamentos às refeições para não ter problemas digestivos... as melhoras.

      Eliminar
  56. Boa tarde Dr. Carlos Edgar

    Gostaria de colocar uma questão. Eu estou a tomar a pilula Clarissa e como estava para ir de férias e a menstruação iria coincidir com essa altura, assim que terminei a caixa comecei logo a tomar outra sem fazer interrupção. Ou seja no dia 28 de Julho (segunda) seria o primeiro dia de interrupção da pilula mas eu iniciei logo uma nova caixa. No entanto na sexta-feira dia 1 de Agosto atrasei a toma da pilula 12 horas e tomei duas no mesmo dia (Sábado) no dia seguinte (domingo) apareceu a menstruação e estou com muitas dores. Neste momento não sei se devo parar a pilula ou continuar, o que acha que devo fazer?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu acho que deve manter a pilula, tem é que usar preservativo nos 7 dias seguintes ao dia do esquecimento... estas alterações são normais, devido ao esquecimento... dê noticias... e se precisar ando por aqui.

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.