terça-feira, novembro 05, 2013

Varizes

Varizes

O que são as varizes?
As varizes são veias que dilatam devido à destruição do sistema de válvulas que permite que o sangue regresse ao coração. As varizes são classificadas por graus consoante a sua gravidade, do grau 1 ao grau 4.

O que causa as varizes?
As causas mais comuns das varizes são a gravidez, a menopausa, os contracetivos e medicamentos hormonais, sedentarismo, a tensão arterial elevada, a roupa e calçado apertado, fatores genéticos, passar muitas horas em pé ou sentada e o excesso de peso.

Quais são os sintomas das varizes?
Os sintomas mais comuns das varizes são as cãibras, o cansaço, formigueiros nas pernas, peso nas pernas, pele das pernas manchada, veias inchadas e visíveis, feridas e ulceras na perna e pés inchados.

Posso prevenir as varizes?
Sim pode. Deve dormir com as pernas elevadas, usar meias elásticas, aplicar loções ou cremes que melhorem a circulação (videira vermelha, cipreste, castanheiro da índia, entre outras), ter um peso normal, uma dieta rica em fibras, não usar roupa e calçado apertados, evitar as fontes de calor (lareira, sauna e aquecedores), não estar muitas horas em pé ou sentada e fazer exercício físico.

Rebentou-me uma variz. Que devo fazer?
Deve fazer um penso compressivo com saco de gelo e recorrer aos serviços de saúde. É normal sangrar muito.

Como podem ser tratadas as varizes? Depois de tratadas voltam?
Para tratar as suas varizes deve falar com o seu médico e avaliar as diversas opções de tratamento. Alguns tipos de tratamento cirúrgico: flebotomia, safenetomia, tratamento cirúrgico com laser e tratamentos não cirúrgicos: esclerose química ou com espuma, crioesclerose, laser superficial, termocoagulação, TRV (tratamento radical das varizes) ou escleroterapia com microespuma e dermobrasão. As varizes podem voltar pois estes tratamentos limitam-se a tratar o local não mudando as causas que levam à formação das varizes.

Uma tromboflebite pode estar relacionada com as varizes?
Sim pode estar, a tromboflebite é um processo inflamatório de uma porção de uma veia, superficialmente ou profunda, que leva a formação de coágulos ou trombos dificultando a circulação nas veias.
A tromboflebite pode surgir como complicação de uma variz, administração de medicação, doenças venosas ou administração de medicamentos ou de substâncias ilícitas. Os sinais são a forte dor no local, inchaço, vermelhidão no local, febre, dificuldade em mexer o membro e mal-estar geral.

Como é tratada uma tromboflebite?
A pessoa com uma tromboflebite deve repousar, com a perna elevada, usar meia de contenção, aplicar gelo no local (envolto num pano ou toalha para não queimar) e fazer a medicação que o médico sugerir.

Fontes bibliográficas:

carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Partilhe

4 comentários:

  1. Sou fumadora e tenho varizes a pílula anticoncepcional é uma boa opção para evitar um gravidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se é fumadora e tem varizes a melhor opção seria um método anticoncepcional físico barreira (Diu cobre ou preservativo), pois tem o risco aumentado de doença trombótica. Fale com seu médico. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  2. Boa tarde, tenho 20 anos e tenho uns derrames nas pernas que parecem varizes e são vermelhas... o que posso tomar ou colocar para que desaparecam? Ouvi falar de um medicamento chamado Daflon, resulta? Aguardo reaposta urgente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar indicado, mas sugiro que fale com sua médica para ela avaliar essas alterações... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.