Teste da ovulação

Como funciona o teste de ovulação?

O teste de ovulação deteta o aumento da Hormona Luteinizante (LH) na urina. Este aumento forte, rápido e repentino de LH, também chamado de pico de LH, precede a ovulação. A ovulação é a libertação de um óvulo do ovário. O período mais provável para conseguir uma fertilização com sucesso é de durante um período 24 horas, um a três dias após o aumento de LH. Visto que a ovulação ocorre uma vez por mês, e apenas durante 24 horas, a possibilidade de a prever é muito útil quando se está a tentar engravidar. 

Se tiver relações sexuais nas primeiras 24 a 36 horas a seguir ao aumento de LH tem uma maior possibilidade de engravidar.

Como fazer o teste de ovulação?
Recolha a urina uma vez por dia por volta da mesma hora entre as 09.00h e 18.00h. É recomendável utilizar a primeira urina da manhã. Recolha a amostra de urina no copo incluído na caixa.

A urina pode ser mantida à temperatura ambiente (15ºC-28ºC) até 8 horas ou no frigorífico (2ºC-8ºC) durante 24 horas.

Quando estiver pronta para fazer o teste assegure-se que o dispositivo e a urina estão à temperatura ambiente. Uma amostra refrigerada demorará cerca de 30 minutos para chegar à temperatura ambiente.

Retire o dispositivo de teste e o conta-gotas para urina da bolsa de proteção, e coloque-os numa superfície horizontal plana. Encha o conta-gotas com urina, e ponha exatamente 5 gotas na janela de amostra ( x 5x) do dispositivo. Não mexa no teste.

Quando a mulher vai ovular? A mulher que está protegida com um método anticoncecional não tem período fértil, logo não ovula. Se quiser engravidar e tiver menstruações regulares o seu período fértil é entre o 10º e o 16º dia, será durante estes dias que vai descer o óvulo. Confira a figura desenhada por carlos edgar.
Ciclo menstrual de 28 dias.
Ciclo de 28 dias da mulher que não toma a pílula,
com menstruação normal e período fértil.
A mulher que toma a pílula tem menos dias
de menstruação e não tem período fértil.
Fontes bibliográficas
clearblue.com