LH (hormona ou hormônio luteinizante)


A hormona ou hormônio luteinizante (LH) é produzida na glândula hipófise. É a hormona que regula a secreção da hormona ou hormônio progesterona, controlando o amadurecimento dos óvulos no ovário, levando à ovulação.

A hormona ou hormônio luteinizante tem maior concentração no sangue na altura da ovulação (fase intermédia do ciclo menstrualperíodo fértil), fato que é usado pelos testes de ovulação para descobrir quando a mulher está para ovular.

No homem a hormona ou hormônio luteinizante é responsável pela produção da testosterona (hormona ou hormônio masculino).

Valores normais da LH (hormona ou hormônio luteinizante)
  • homens: 2 a 12 mUL/L
  • mulheres antes da puberdade: <5,0 mUL/L
  • fase folicular: 2 a 15 mUL/L
  • meio ciclo menstrual: 22 a 105 mUL/L
  • fase lútea: 0,6 a 19,0 mUL/L
  • mulheres pós menopausa: 16 a 64 mUL/L

Valores baixos da LH (hormona ou hormônio luteinizante) no sangue

Os valores da hormona ou hormônio luteinizante dão baixos ao longo do ciclo, embora no período fértil haja um aumento da sua concentração a monitorização do seu valor é importante para detectar a ovulação, estudo da infertilidade do casal, avaliar situações de falta de menstruação, avaliar e programar tratamentos de fertilidade e estudar situações de aborto espontâneo.

Os valores elevados da LH (hormona ou hormônio luteinizante) podem surgir devido a problemas nos ovários, ovários poliquisticos ou policisticos, menopausa ou infertilidade.

O doseamento sanguíneo da LH (hormona ou hormônio luteinizante), nos estudos de fertilidade, tem como objectivo descobrir se e quando irá ocorrer a ovulação, deve ser feito entre o 2° e o 5° dia do ciclo menstrual.

A pilula e a LH (hormona ou hormônio luteinizante)

A mulher que faz a pilula ou outro anticoncecional hormonal, como mantém os valores de progesterona e estrogénios sintéticos elevados, não permite que os valores de LH subam e surja a ovulação. A mulher que faz contracetivos hormonais não tem período fértil.

Fontes bibliográficas
pt.wikipedia.org