sábado, setembro 27, 2014

LH (hormona ou hormônio luteinizante)

LH (hormona ou hormônio luteinizante)

A hormona ou hormônio luteinizante (LH) é produzida na glândula hipófise. É a hormona que regula a secreção da hormona ou hormônio progesterona, controlando o amadurecimento dos óvulos no ovário, levando à ovulação.

A hormona ou hormônio luteinizante tem maior concentração no sangue na altura da ovulação (fase intermédia do ciclo menstrualperíodo fértil), fato que é usado pelos testes de ovulação para descobrir quando a mulher está para ovular.

No homem a hormona ou hormônio luteinizante é responsável pela produção da testosterona (hormona ou hormônio masculino).

Valores normais da LH (hormona ou hormônio luteinizante)
  • homens: 2 a 12 mUL/L
  • mulheres antes da puberdade: <5,0 mUL/L
  • fase folicular: 2 a 15 mUL/L
  • meio ciclo menstrual: 22 a 105 mUL/L
  • fase lútea: 0,6 a 19,0 mUL/L
  • mulheres pós menopausa: 16 a 64 mUL/L

Valores baixos da LH (hormona ou hormônio luteinizante) no sangue

Os valores da hormona ou hormônio luteinizante dão baixos ao longo do ciclo, embora no período fértil haja um aumento da sua concentração a monitorização do seu valor é importante para detectar a ovulação, estudo da infertilidade do casal, avaliar situações de falta de menstruação, avaliar e programar tratamentos de fertilidade e estudar situações de aborto espontâneo.

Os valores elevados da LH (hormona ou hormônio luteinizante) podem surgir devido a problemas nos ovários, ovários poliquisticos ou policisticos, menopausa ou infertilidade.

O doseamento sanguíneo da LH (hormona ou hormônio luteinizante), nos estudos de fertilidade, tem como objectivo descobrir se e quando irá ocorrer a ovulação, deve ser feito entre o 2° e o 5° dia do ciclo menstrual.

A pilula e a LH (hormona ou hormônio luteinizante)

A mulher que faz a pilula ou outro anticoncecional hormonal, como mantém os valores de progesterona e estrogénios sintéticos elevados, não permite que os valores de LH subam e surja a ovulação. A mulher que faz contracetivos hormonais não tem período fértil.

Fontes bibliográficas
pt.wikipedia.org
Partilhe

19 comentários:

  1. Boa tarde,

    Preciso de ajuda e um esclarecimento. Parei a pilula e a minha ginecologista por causa do meu historial de períodos irregulares, mandou-me fazer as seguintes analises, no 21º dia do ciclo :Prolactina (resultado dentro dos parâmetros), TSH (resultado dentro dos parâmetros), FT4 (resultado dentro dos parâmetros) Estradiol (deu valores dentro dos parâmetros da fase folicular, e não da fase luteinica), FSH (deu valores dentro dos parâmetros da fase folicular, e não da fase luteinica), progesterona (deu valores dentro dos parâmetros da fase folicular, e não da fase luteinica) e da LH (o resultado da LH está a deixar-me ansiosa e com medo de ter algum problema grave de saúde, visto que o meu valor deu 1,02 e os valores da fase folicular situam-se entre 2,12-10,89 e os da fase luteinica situam-se entre 1,20-12-86, ou seja o meu não se enquadra dentro de nenhum destes intervalos e até está a metade do fazer mínimo da fase folicular. Não pretendo engravidar, visto já ter um filho e ter precisado de tomar indutores de ovulação para engravidar, mas estou com medo de ter algo grave na Hipófise ou no Hipotálamo. Acha que devo alarmar-me mais, ainda falta tempo para ter a minha consulta de ginecologia, ou posso estar descansada?
    Desculpe o testamento e a ousadia, até pensei mandar-lhe um mail, mas seria ser inconveniente.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha motivos para ficar preocupada, mas deve falar com a sua médica, estas alterações podem são comuns nas mulheres irregulares... se precisar ando por aqui, após a consulta me dê seu retorno... :)

      Eliminar
  2. Obrigado por me responder tão prontamente.
    Estou com tanto medo, só me apetece chorar. Pesquiso na net e só vejo coisas que me assustam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, faço como lhe sugeri, não pesquise mais nada e fale com sua médica... calma.

      Eliminar
  3. ola, minha menstruaçao veio dia 16/10, quando foi dia 05/11 fiz exames prolactina que deu valor 52, tsh 4,23 LH 2,47 , tenho sentindo MUITA DOR NOS SEIOS e faço uso do coito interrompido e esse mes percebi o muco fertil logo depois da menstruaçao, ou seja mais cedo, o que vc acha que pode estar acontecendo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar com alterações hormonais, tomou alguma anticoncecional hormonal? Quer engravidar? Tem as menstruações regulares?

      Eliminar
  4. entao, eu nao faço uso de anticoncepcional, e minha menstruaçao é regular, o que pode ser entao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser dor causada por alterações hormonais... deve falar com seu médico... :)

      Eliminar
  5. entao, eu nao faço uso de nenhum anticoncepcional, ate fazia alguns anos atras,quando parei engravidei, tenho uma filha de 4 anos, mas o que mais me incomoda no momento é essa dor excessiva nos seios, nao é uma simples dor de tpm, é muito pior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser dor causada por alterações hormonais... deve falar com seu médico... :) Ando por aqui...

      Eliminar
  6. obrigada por responder :)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Pediu que lhe desse retorno depois da consulta, mas a consulta era para ser hoje e foi desmarcada.
    Agora tenho consulta dia 0/12.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi pena que tenha acontecido isso, mas aguarde e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    Venho dar retorno da consulta. O médico disse para eu não me preocupar, que não devo ter feito ovulação nesse mês.
    mandou-me lá ir daqui a um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda bem, continue tentando, mas se distraia... pois a ansiedade não ajuda... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  9. Oi, tenho síndrome dos ovários policísticos, somente o endovaginal é o bastante para tal diagnóstico, ou precisa de um de sangue para complementar? outra dúvida, é que vi que 80% das mulheres que possuem essa síndrome podem desenvolver intolerância a insulina, qual exame devo fazer para saber se tenho essa intolerância?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua médica para iniciar os estudos... e fazer tratamento... o tratamento é bem eficaz... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. bom dia, comecei o uso de do anticoncepcional pela primeira vez dia 30/08/2016, e fiz exame de LH no dia 09/09/2016, já estava usando pílulas á 09 dias, o resultado do meu LH deu 9,02mUI/ML. Em qual método de referência me encaixo? Na fase folicular? pois ai o resultado seria normal, ou no uso de contraceptivo? ai o resultado estaria altíssimo, já que o limite é de 5,60mUI/ml.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como usa a pílula não se pode dizer que esta na fase X ou Y, pois seu corpo está com ciclo artificial por causa do uso da pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.