sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Tomar a pilula hormonal continua

Tomar a pilula hormonal continua

A pilula hormonal é um anticoncecional com hormonas que previne a gravidez, através do impedimento da descida do óvulo, nidação do ovo no endométrio e espessamento do muco cervical evitando a progressão dos espermatozoides.

Os tipos de pilula

Existem dois tipos de pilula, as pilulas combinadas que têm na sua composição estrogénios e as pilulas sem estrogénios, somente com progesterona, pilulas progestagénicas. Em relação à toma as pilulas podem ser de toma continua ou obrigar a fazer pausas entre as cartelas ou carteiras. O facto de não serem feitas pausas, entre as cartelas ou carteiras, ajuda a mulher a não se esquecer de tomar.

Pilulas com pausa (contraceção com pausas) 

A grande maioria das pilulas com estrogénios obriga a mulher a fazer uma pausa entre as cartelas ou carteiras, esta pausa pode ser de 4, 5, 6 ou 7 dias. Durante esta pausa a menstruação surge garantindo que não está grávida. 

Pilulas sem pausa (contraceção continua) 

Algumas pilulas combinadas são de toma continua, assim que se termina uma caixa inicia-se a outra, apesar de serem pilulas com estrogénios não se faz pausa, pois durante o período de pausa a mulher toma pilulas placebo (sem hormonas). 

Com as pilulas placebo a mulher faz a pausa, sem que hajam esquecimentos ou erros na contagem dos dias. 

As pilulas sem estrogénios, são de toma continua, a mulher não faz pausa entre as carteiras ou cartelas. Os exemplos de pilulas sem pausa são as pilulas da amamentação. 

Adiar a menstruação com a pilula continua 

Um das estratégias mais usadas para adiar a menstruação, com as pilulas combinadas, é tomar a pilula continua, nesta situação a mulher não faz a pausa e inicia outra cartela ou carteira. O facto de tomar a pilula com estrogénios seguida aumenta o risco de surgirem perdas ou sangramentos fora da menstruação devido ao facto de ter um aumento da dosagem hormonal no corpo. 

A toma continua da pilula com estrogenios deve ser usada esporadicamente pois aumenta o risco de surgirem os efeitos secundários da pilula e as suas complicações. Ao tomar a pilula continua está protegida de uma gravidez indesejada.
Partilhe

682 comentários:

  1. Tomo a pílula e não tenho menstruação faz mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não faz mal, a mulher que toma a pílula e não tem menstruação não se deve preocupar, as pílulas tendem a dar menos menstruação e em menos quantidade, a mulher continua saudável.
      Ando por aqui...

      Eliminar
  2. Olá Carlos! Achei eu blog no Google, e adorei suas informações! Vamos ver se voce pode me ajudar: Tomei AC Cerazette por 8 meses sem pausa por recomendação médica para cessar a menstruação e os sintomas da TPM. No 6° mes de uso tive um corrimento borra de café que ficou 10 dias seguidos, minha médica diz ser normal, apenas um escape. No dia 04/01 tive relação desprotegida, porém, sem nenhuma falha do anticoncepcional. No dia 08/01, passei ansiedade e nervosismo, senti uma leve cólica e tive outro sangramento á noite e ficou só naquele dia. No dia 10 e 12/01 o sangramento se repetiu, mas só uma sujeirinha. Fiquei com medo pensando que fosse nidação.No dia 16, 22 e 24/01 fiz testes de farmácia e todos deram negativo. No dia 05/02 repeti o teste e continuou com o negativo. Dia 11/02 passei com minha médica e ela disse que esse sangramento foi outro escape. Pedi pra trocar meu AC e ela receitou Mesigyna injetável, porém, tem que ser tomada no 1° dia da menstruação, ela me deu 30 dias para vir a menstruação. Tomei minha última pílula dia 09/02 e não tive mais relação. Dia 19/02 fiz outro teste e negativo novamente! No dia 25/02 senti um muco elástico, tipo clara de ovo na calcinha, imaginei que fosse ovulação, e agora, estou com um corrimento branco, o problema é que meus seios estão doloridos, principalmente nos mamilos, e vi que esse é um dos primeiros sintomas da gravidez e estou com medo! Conversei com uma farmaceutica e ela disse sr normal tudo sso, mas acontece que eu ainda não menstruei! Já fazem 22 dias que parei com o Cerazette e ainda não menstruei! Será que estou grávida mesmo o teste dando negativo?? Lembrando que nunca falhei com o AC e o ultimo teste fiz com 42 dias da suposta nidação!! Desde já, agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olé,
      pelo que descreveu não me parece que esteja gravida, pois os testes deram sempre negativo e dando negativo a mulher não está grávida... pode ficar descansada.

      Em relação à cerazette é comum a mulher ter sangramentos e não aparecer a menstruação, pois é um anticoncecional hormonal sem estrogénios, não fique assustada.

      Em relação às suas menstruações que não aparecem também é comum a mulher depois de fazer um anticoncecional hormonal demorar a ter o ciclo hormonal e a ser reposto os níveis de hormonios e a menstruação... ainda por cima se antes de tomar a pilula era irregular deverá voltar a sê lo... deve aguardar com muita paciência, pois estou certo que deverá estar a surgir a menstruação... neste período use preservativo ou evite, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Carlos, gostaria de agradece-lo pela sua maravilhosa resposta!
    Ela me confortou bastante nesses últimos dias!
    Acredito que, pelo fato de eu estar tensa, minha menstruação estava demorando para vir, mas graças á Deus, ela veio hoje de manhã *-----*.
    Parabéns pelo seu Blog !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando por aqui... terei sempre um grande prazer em ajudar... boa sorte.

      Eliminar
  4. Pílula continua - devo optar por uma pílula continua ou uma que tenha pausa entre as carteiras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as duas opções são eficazes como método contraceptivo, nas pílulas combinadas de toma contínua a mulher também uma pausa, com comprimidos placebo, por isso acaba por ser a mesma coisa. As pílulas de toma contínua são mais práticas pois evitam os esquecimentos. Fale com o seu médico, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. Olá bom dia!
    Tenho 40 anos, diversos derrames, enxaquecas dortes, acne, pele oleosa....enfim! Já experimentei sob vigilância médica diversas pílulas. Neste momento estou a tomar a Qlaira, que para além de ser muito cara, aumentou excessivamente o acne e a pele oleosa, e as enxaquecas nem por isso melhoraram. dito isto à minha médica, ela falou-me da cerazette ( quando acabar a Qlaira, visto ainda ter outra caixa), numa tentativa de me retirar os estrogénios. Na sua opinião, a cerazette poderá ajudar nos problemas acima citados? Desde já agradeço a disponibilidade. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a cerazette é uma pilula sem estrogénos no me parece que ira melhorar a pele, pois são os estrogénios os responsáveis por esse beneficio da pilula, como a cerazette não os tem será mais complicado acontecer esta alteração... a razão pela qual a sua médica sugeriu a cerazette foi mesmo por não ter estrogénios, pois as pilulas sem estrogénios têm menos risco para a saúde da mulher... deve por isso, apesar do que lhe disse, seguir os conselhos da sua médica e optar por fazer o seguimento, com ela, desta mudança, pois nem todas as mulheres reagem da mesma forma... se quiser deixar o seu testemunho ou tiver alguma questão... ando por aqui.

      Eliminar
    2. Bom dia!
      Obrigado pela opinião. Vou esclarecer melhor com a médica todas as minhas questões e depois virei cá dar o meu testemunho, pois por vezes o testemunho de um serve para muitos outros.
      Obrigado pelo seu contributo.
      Leónida

      Eliminar
    3. Fantástico... eu é que agradeço...

      Eliminar
  6. Ola Boa tarde,
    Tomo a cerazette a quase um ano e desde Dezembro que não me estou a dar mt bem com ela: tenho hemorragias de 10 a 15 dias em grande quantidade, tensão mamaria, aumentei 6kg, dores de cabeça, mau estar e mudanças de humor repentinas, acne, dores etc...
    Eu não quero ter menstruação mensalmente, por vários motivos e a medica aconselhou-me esta por ser de toma continua, mas gostaria de saber a sua opinião em relação a outra marca que me possa indicar?
    Atentamente
    Diana Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      realmente esta pilula ajudou a até dezembro, mas como está com essas alterações todas é melhor voltar a falar com a sua médica e ponderar, iniciar uma pilula com dosagem fraca de estrogénios, embora tenha uma grande probabilidade de passar a menstruar... tenha calma e fale com ela... se precisar ando por aqui, boa sorte, dê noticias...

      Eliminar
  7. tomo cerazette a 1 semana e meu namorado gozou dentro de mim posso fica gravida pro causa disto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se toma o cerazette à 1 semana já está protegida... pode ficar descansada, desde que a tenha iniciado no primeiro dia da menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Bom dia.

    Parei com a toma da pilula Qlaira, durante 1 semana.
    Poderei ficar gravida se tiver relações sexuais sem preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode engravidar, pois não está protegida, deve usar preservativo para evitar a gravidez... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Essa semana que estive sem tomar a Qlaira a menstruação não veio, normalmente tinha pequenos corrimentos de sangue. A data de hoje, sinto me constantemente mal disposta e com um corrimento esbranquiçado e um pouco pegajoso. Estarei grávida?

      Eliminar
    3. Olá, não me parece, penso que está com uma candidiase, devido ao corrimento branco pegajoso... deve ter consulta com o seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  9. Tomo a diane 35 e ja ha 4 meses que nao faço paragem faz mal? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim faz porque aumenta muito a dosagem hormonal de estrogénios... deve fazer a pausa, é melhor para o seu corpo e corre menos risco de sofrer os efeitos secundários... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  10. Ola Carlos, tomo o Alysena 28 ha 3 meses (pilula do canada), tomava meu anticoncepcional normalmente, quando resolvi mudar o dia da menstruação. Entao emendei uma cartela em outra e tomei alguns comprimidos a mais, foram 10, e então dei a pausa normal de 7 dias e iniciei a próxima cartela. Corro algum risco de estar grávida? Tomei a cartela seguinte normalmente, que por sinal acabou hoje. De repente comecei a pensar nisso. Não sei se fiz corretamente a troca do dia da menstruacao. Eu deveria ter iniciado a proxima cartela apos a pausa de 7 dias (como fiz) ou deveria ter iniciado no primeiro dia da menstruacao?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      na troca de anticoncecional é comum aconselhar a toma do novo logo após terminar a antigo, sem fazer a pausa, ou pode fazer a pausa e iniciar o novo anticoncecional... já está novamente protegida apesar de ter mudado de pilula pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  11. Olá Dr. Carlos, estou precisando um de um conselho pois meu médico só me atenderá na próxima semana e estou bastante ansiosa, tomo Elani 28 a 6 meses, uso continuo, meu medico me indiciou pois eu sentia fortes cólicas, fiz exame transvaginal e deu normal, nesses 6 meses, estava tudo tranquilo, sem sintomas algum, porém tem aproximadamente 1 mês que comecei a ter cólicas e faz uns 10 dias que comecei a ter um corrimento tipo borra de café que dura até hoje, começou bem escura e depois começou a descer como menstruação normal, sangramento, ficou uns 5 dias assim e hoje já esta bem fraquinha e como borra de café novamente, mas estou assustada pois nem quando eu não tomava pílula minha menstruação durava tanto tempo, era no máximo 3, 4 dias e hoje já estou no 6° , o que pode estar acontecendo comigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu penso que estas alterações devem estar relacionadas com o fato de estar à 6 meses a tomar a pilula elani continua... deve aguardar pela sua consulta e falar com seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Em média quanto tempo a pílula do dia seguinte fica agindo no organismo feminino? Tomei a pílula à umas 4 semanas e minha mestruação desceu dois dias depois que tomei, desde então ela não desse mais.. estou sentindo muitas cólicas e todos os sintomas da mestruação, mas ela simplesmente não desse.. parece que tem algo impedindo.. poderia ser ainda o efeito da pílula? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o fato de tomar a pilula do dia seguinte pode alterar a menstruação, pois como é muito forte altera o ciclo menstrual e por conseguinte a menstruação... é normal... a pilula do dia seguinte não fica muito dias a atuar, mas pode levar a estas alterações... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. Olá, tomo Iumi há 2 anos, mas nunca me senti segura, então pedia ao meu namorado para que usasse preservativo. Sempre percebi, que em torno de 14 dias apos a menstruação, saia um muco cervical com a aparência de clara de ovo. Resolvi a pouco tempo a para o uso de preservativo, mas fico na duvida, esse muco é sinal de que o anticoncepcional não está fazendo efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se está fazendo a iumi certinha não tem periodo fertil, pois a iumi não deixa, pode ficar descansada pois não engravida, a presença do muco pode ser causada pelos hormonios... não não é o periodo fertil... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. Olá, estou tomando Gestinol 28 a três meses e por orientação fiz uma pausa de 7 dias para parar com os sangramentos de escape. Após esta pausa continuei tomando a pílula nos horários certos, normalmente. Minha dúvida é se essa pausa interfere na eficácia do medicamento contra a gravidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim interfere nessa pausa e nos primeiros 7 dias da cartela seguinte deveria usar preservativo para prevenir uma gravidez... a gestinol deve ser tomada sem pausas entre as cartelas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Olá,
      sim interfere, a eficácia de gestinol fica alterada se a mulher fizer pausa entre as cartelas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  15. Olá, tomo Tâmisa 30 há quase dois anos por ter cólicas fortissimas e muito fluxo quando eu menstruava, mas depois de alguns meses de uso, sempre ocorreu um sangramento por um pequeno periodo de dias. Mas agora já faz mais de um mês que venho tendo pequenos sangramentos, e não estou mais aguentando isso. Só vou conseguir ir em uma consulta médica no final do mês que vem, por isso gostaria de uma indicação, que pílula eu poderia começar a tomar no lugar do Tâmisa 30 que faria esse sangramento parar imediatamente? Agradeço muito se puder me dar esta indicação! Thais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nao lhe posso sugerir uma pilula sem ter consulta pois suas perdas têm que ser avaliadas, no entanto pode tomar a pilula sem fazer pausas entre as cartelas de tamisa 30, para aumentar a dosagem e assim parar o sangramento... sugiro ainda que aguarde a consulta... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  16. Bom dia. Devia ter iniciado a toma da pílula no dia 23 deste mês, depois da paragem habitual de 7 dias mas esqueci-me. Como se trata de 4 dias sem tomar não sei como devo proceder!
    Pode ajudar-me por favor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim posso, pode iniciar a pilula, mas tem que usar preservativo durante 15 dias para evitar risco de uma gravidez... depois mantém o esquema 21 dias de pilula + 7 dias de pausa... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  17. Boas. Gostaria de saber se eu tomar dez dias a mais a minha pilula, para mudar a data da menstruação, faz mal? e se há algum risco? Obrigado!! Aguardo a sua resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não faz mal, pois irá fazer isso só desta vez... poderia também diminuir o numero de dias de pausa entre as carteiras ou cartelas... pode ter alguns escapes, por tomar mais comprimidos da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. E 3 dias após de deixar de tomar, desce certo?
      Há que teu proteção? Ou é eficaz à mesma o uso da pílula? Obrigado e desculpe o incomodo

      Eliminar
    3. Olá,
      sim descerá no mesmo dia... após a pausa deve iniciar nova cartela, não precisa de usar proteção... se precisar ando por aqui... não é incomodo...

      Eliminar
    4. 3/4 dias após como costuma acontecer ou vem mesmo no dia que deixo de tomar ? Obrigado

      Eliminar
    5. Oi, 3 a 4 dias após como se fosse a paragem normal... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  18. Carlos, eu tomo Belara há 5 anos e esse ano estou tendo escape todos os meses, direto.. Daí eu faço a pausa que minha ginecologista costuma sugerir, e quando eu faço a pausa, o escape para, daí eu volto a tomar, e o escape volta também. Eu sempre tomei emendado, e gostaria de continuar tomando anticoncepcional emendado. Eu posso trocar por um anticoncepcional mais forte? Se sim, qual você sugere?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não sei se quando toma emendado o escape surge, mas me parece que não neste caso pode optar por outra pilula, mas o melhor seria falar com sua médica para ser acompanhada, pois seu corpo pode não se adaptar... antes de falar e mudar pode experimentar tomas duas ou três cartelas da pilula belara continua para ver se melhora... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. ola bom dia.. troquei de anticoncepcional e na primeira cartela do outro (yaz) com 4 dias tomando o remedio tive relaçao sem proteçao. sera que posso esta gravida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de ser aconselhado usar proteção nos primeiros 7 dias da nova pilula, a verdade é que como a relação ocorreu no 4° dia não há grandes hipóteses de ter engravidado... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  20. Bom dia Carlos. Tomo Qlaira durante 4 meses e domingo acabei tomando depois das 12h do horário normal mas na segunda tive relação sexual sem camisinha e com o coito interrompido. Tenho chances de engravidar? Devo tomar a pilula do dia seguinte e interromper a cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances, deve fazer a pilula do dia seguinte, continuar com qlaira (ou até iniciar nova cartela, depende do comprimido que atrasou) e usar preservativo nos próximos 9 dias... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  21. Olá, Carlos.
    Fiz uso de elani ciclo por 3 anos. agora troquei por mercilon conti. Fiz a troca assim que tomei o ultimo comp de elani ciclo, e no outro dia já tomei o mercilon conti, estou correndo risco de gravidez por ter trocado? e gostaria de saber mais sobre MG e MCG?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco pois iniciou a mercilon logo após a elani ciclo... as unidades de medida que refere têm esta equivalência mcg é uma unidade de medida, que resulta da variação de µg (micrograma) igual um milionésimo do grama, resumo 1.000.000 µg (mcg) = 1.000 mg = 1 g.
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  22. Dr, para tomar sem pausa e evitar sangramentos, posso pular os comprimidos brancos do Qlaira e ja emendar na outra cartela? sempre usei anticoncepcionais sem pausa e não menstruava, no entanto nessa 1ª cartela de Qlaira, logo nos comprimidos marrons escuros ja comecei a sangrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      para não menstruar com qlaira é melhor pular os últimos 4 comprimidos (2 marrons e 2 brancos)... desta forma não menstrua... não convém tomar a qlaira sempre desta forma, deve fazer a pausa, pois é melhor para seu organismo... se lembre que ao tomar qlaira seguida pode ter escapes... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. Dr,
    Eu comecei a tomar o yazmin e resolvi emendar a segunda cartela, mas esqueci o 3 comprimido da segunda cartela. Existe a necessidade de tomar a pilula do dia seguinte por uma relacao que tive sem protecao ontem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      mesmo colando as cartela de yasmin como teve esquecimento de 3 dias corre risco de engravidar, é melhor fazer a pilula do dia seguinte... manter a pilula e usar preservativo... só estará novamente protegida assim que fizer 7 dias de pilula.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  24. Olá,tomo a pílula continua mas no ultimo mês não a tomei,entretanto esperei pela menstruação que chegou antes de ontem e comecei a tomar a nova carteirinha já estou protegida da gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula hormonal deve ser feita com pausa entre as cartelas, se for essa a indicação da forma de tomar... não sei que pilula está tomando, mas em principio precisará de 7 dias de pilula para repor a eficácia da pilula até lá deve evitar as relações ou usar o preservativo... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  25. Ola.
    De momento estou a tomar a pílula miranova, e a interropcao e dia 6 de agosto. Mas como vou de ferias não queria ter nenhum desconforto por causa da menstruação. Faz mal fazer a toma continua da pílula durante mais uma semana? Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como é uma situação excepcional pode colar as duas carreiras de miranova... desta forma só irá menstruar na próxima pausa, mas pode ter alguns escapes... se precisar ando por aqui, boas férias...

      Eliminar
  26. Olá Carlos, eu tomo a zoely já quase um ano, e dou-me bem com ela, nunca tive problemas. Só que ultima vez que me veio a menstruação veio muito pouco, como se fosse restos. E desta vez, era suposto vir na segunda ou terça como o habitual e hoje já é sábado e ainda nada.Nunca tinha me acontecido não sei se será um atraso ou simplesmente não vem.E como não tenho relações sexuais não sei o porquê disto. Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer esta situação com zoely, muitas mulheres não menstruam, como zoely tem na sua composição um estrogénio muito semelhante ao natural pode causar esta ausência... no entanto deve manter a pilula, pois a sua eficácia não se altera... se precisar ando por aqui... fique tranquila.

      Eliminar
  27. Boa tarde, eu tomo pilula yasminelle há 9 anos e sinto-me muito bom com ela pois meus períodos são muito irregulares sem a pilula. Contudo, por vezes fico apreensiva se posso tomar muitos mais anos e sobre o risco de cancer de mama. Gostava de saber a sua opinião sobre esses estudos, tenho 32 anos será que devia mudar para uma pilula so de progesterona ou até que idade aconselha tomar a pilula? Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode manter a pilula durante mais anos, por vezes a mulher antes da menopausa deve manter a pilula para evitar uma gravidez tardia e os sintomas da menopausa... a relação entre a pilula e o cancer de mama existe, mas não é tão grande relação ao ponto de evitarmos a pilula, pois os anticoncecionais hormonais não foram proibidos... senão tem na família historia de cancer de mama mas difícil é ele surgir... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  28. Olá tomo nactali tem 3 semanas e tenho amamentação exclusiva meu namorado e eu começamos a ter uma relação mas paramos com medo de que eu pudesse engravidar de novo, mas li que é possível engravidar com a lubrificação do homem podendo conter espermatozoides que risco eu corro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é possível engravidar sem que ocorra a ejaculação, mas como toma a nactali à 3 semanas está protegida... pode confiar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  29. Boa tarde.
    Eu tomo a pílula, e em Junho passado fiz a habitual pausa de 7 dias e menstruei normalmente. No fim dos sete dias de pausa regressei à toma da pílula. Em Julho tive um acampamento em Sesimbra o que requeria ir à praia, mas o acampamento calhava nos dias 20's de Julho, que é nos dias em que menstruo, por isso decidi não fazer a habitual pausa, que em Julho começaria a 16, para não menstruar e poder ir à vontade para Sesimbra. Quando acabei os 21 dias de toma não fiz a pausa tal como programei e comecei a contar mais 21 dias a partir do dia 16 de Julho. Esses segundos 21 dias acabam daqui a três dias e já não me interessa continuar a toma continua mas não sei como fazer para voltar a regularizar a toma da pílula.
    Não sei se devo parar daqui a três dias quando acabar os segundos 21 dias e depois esperar para menstruar outra vez e no primeiro dia de menstruação voltar à toma regular, ou se deva continuar a toma até aos dias 20's e depois parar para menstruar.
    Agradecia a reposta mais esclarecedora possível.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por favor, necessito da resposta

      Eliminar
    2. Olá,
      deve acabar os 21 comprimidos, fazer a pausa de 7 dias e ao 8° dia reiniciar nova embalagem de pilula... na pausa vai menstruar como era hábito, podendo no entanto nesta pausa ter algumas alterações na menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. oLÁ !!!! eu uso a mais de 2 anos elani 28 e ando me sentindo mau e fui ao medico e ele pediu pra eu mudar para o cerazete. Ele falou pra eu parar o elani28 e ter uma pausa de 7 dias e começar a tomar o cerazete, mais tive relaçao 3 dias antes de terminar o elani28 (3 dias antes da pausa) queria saber se corro o risco de engravidar tendo a relaçao 3 dias antes da pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, mas deverá depois de parar usar preservativo até ao 7º comprimido de cerazette, se precisar ando por aqui... com cerazette poderá não menstruar é normal, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  31. é possível estar grávida tendo tomado a pílula durante dois meses seguidos? é que eu noto um leve inchaço na barriga.
    obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é praticamente impossível acontecer a não ser que tenha esquecido algum comprimido, tenha tido vómitos ou diarreia até 4 horas após a toma da pilula ou tenha feito algum medicamento que interfira... se tem duvidas ou há possibilidade de ter engravidado faça um teste de gravidez... para confirmar e ter certezas... se precisar ando por aqui... dê noticias...

      Eliminar
    2. não esqueci nenhum comprimido, não tive vómitos ou diarreias e não tomei nenhum comprimido para além da pilula.

      Eliminar
    3. qual é a sua opinião agora? eu já voltei à pausa habitual de 7 dias e estou de menstruar.

      Eliminar
    4. Olá,
      então estava fazer a pilula sem pausas entre as carteiras, provavelmente as alterações que sentia era causadas por isso, quando tomamos a pilula continua temos mais risco de sofrer os efeitos secundários, embora mantenha a eficácia... penso que não tem motivo para se preocupar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  32. Qto tempo tenho q esperar para a menstruação vir depois de tomar um ano e meio de cerazetti?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode demorar a surgir, depende de mulher para mulher... deve aguardar... à quanto tempo parou a cerazette? se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Tem 2 semanas...meu marido fez vasectomia ha exatos 3 mese, com 50 dias fez exame e deu 0% de espermatozóides. Acha q numa situação assim posso correr risco de engravidar?

      Eliminar
    3. Olá,
      me parece que não pois a vasectomia é um método bastante eficaz, como prova a contagem de espermatozoides... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. É possivel q volte a ter espermatozoides depois de zerado o exame?

      Eliminar
    5. É possivel q volte a tet espermatozoides depois fe zerado o exame? Lembrando q agora esta com 3 meses.

      Eliminar
    6. Olá, acho que não é possível, pois o zerado revela que não há saída... a vasectomia resultou... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  33. Boa Tarde! Sou regular a tomar a pílula Minigeste, e faço a pausa dos 7 dias como é normal. A questão que coloco: posso tomar 21 cumpridos e em vez de fazer a pausa, tomar mais 7 cumpridos, isto para atrasar a menstruação para uma semana mais tarde. Não traz problemas para a saúde?
    Desde já, muita obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode tomar dessa forma para adiar sua menstruação, mas quando tomamos mais de 21 comprimidos corremos o risco de aparecem alguns efeitos secundários, como os sangramentos (mais comuns)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  34. Boa tarde!!

    No mês passado tomei 2 caixas seguidas da minha pilula habitual (Belara). Fiz depois a paragem normal quando terminei a segunda caixa e quando me veio a menstruação, o aspecto e duração foi bastante diferente do habitual. A cor era praticamente castanha (costumo ter menstrução cor sangue vivo) e durou apenas 4 dias ou contrário dos habituais 5/6 dias. Terei prejudicado algo no meu organismo com esta situação ou é algo normal de acontecer quando se toma a pílula desta forma? Já o tinha feito anteriormente e nada aconteceu como agora.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as alterações que notou foram devido a ter tomado a pilula seguida, pode ficar tranquila, a eficácia da pilula não se alterou mesmo tendo essas alterações na menstruação... deve manter a pilula e na próxima pausa já deverá ter a menstruação normal, o seu corpo não se alterou... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  35. Olá, tenho 19 anos e tenciono iniciar a minha vida sexual
    Tomo a pilula estinette há quase 2 anos
    No último mês tomei mais uma pilula, ou seja tomei 22 em vez de 21, atrasando assim 1 dia a minha menstruação
    Gostaria de saber se continuo protegida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua protegida... pode confiar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Nesse mesmo mês, tomei antibiótico nos primeiro 7 dias do início da toma da pílula, isso interfere com este mês?
      Se usar preservativo e continuar com a toma da pílula, corro o risco de engravidar?
      Sou completamente neurótica em relação à gravidez, só não avancei ainda por este medo

      Eliminar
    3. Olá, neste mês já não corre risco de perder a eficácia devido ao antibiótico, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui... desde que tome a pilula sem falhas está protegida...

      Eliminar
  36. Pilula e preservativo evita gravidez?
    Sou completamente neurótica em relação a isso.. Devido a este medo ainda n consegui avançar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim completamente pode confiar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  37. Tomei duas pílulas ontem pq fiz fezes mais ou menos sólidas.. Mas mesmo assim quiz prevenir e tomei outra pílula da caixa de reserva
    Gostaria de saber o que fazer para q este episódio não interfira no dia normal da menstruação

    Por ter tomado duas pílulas corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco de engravidar... pode é realmente ter pequenos sangramentos ou mesmo alterações na menstruação... deve manter a pilula e aguardar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Então o melhor a fazer, para q a minha menstruação venha no mesmo dia, devo tomar a caixa até ao fim
      Mesmo q isso implique a toma de 22 comprimidos?

      Eliminar
    3. Olá, sim é melhor para não perder a eficácia e continuar a ter a menstruação e a iniciar a pilula nos mesmos dias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  38. caso se tome a pilula de forma continua significa que nesse mes não haverá menstruação, certo? tomo a diane35 e este mes tomei continuamente devo esperar a menstruação só para o mes que vem quando fizer uma pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é isso, ao tomar as embalagens seguidas não deverá menstruar, embora possa ter alguns sangramentos (efeito secundário da diane 35)... continua protegida, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  39. A pilula perde a eficácia qd entra em contacto com o ar durante algumas horas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não perde, pode tomar o comprimido que não há risco de perder a eficácia... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  40. Boa noite, Carlos.
    Tomei durante meses o Iumi, mas quis parar de menstruar e o ginecologista me receitou o Elani 28 pois disse que o Iumi não pode ser tomado de forma contínua.
    Iniciei o Elani 28 no primeiro dia da menstruação tem mais de 10 dias, ainda estou menstruada e conversei com outro ginecologista que mandou eu tomar 2 comprimidos para repor a quantidade hormonal que eu mantinha antes e assim parar de menstruar, falou que assim que terminasse a cartela, era pra eu voltar a tomar o Iumi mas continuamente pois não havia problema nenhum.
    É certo tomar o Iumi de maneira contínua mesmo que o primeiro ginecologista tenha dito que não é bom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a iumi pode ser tomada continuamente, mas desta forma aumenta a dosagem hormonal, aumentando o risco de ter efeitos secundários (sangramentos e náuseas são os mais comuns) e complicações associadas ao uso de estrogénios... por isso é sempre aconselhado fazer a pausa entre as cartelas... é normal estar ainda menstruada, acabrá por parar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  41. Bom dia, Carlos

    Tomo a pilula cerazette a mais de um ano desde que toma esta pilula nunca mais apareceu a minha menstruação. No entanto esta segunda feira apareceu me um sangramento. Não sei se será a menstruação pois é um sangramento muito leve mas tenho dores como tinha quando estava menstruada. Isto é normal? Ou será melhor ir ao médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de padrão menstrual é normal, como a cerazette só tem desogestrel na sua composição (não tem estrogénios) pode causar ausência da menstruação ou sangramentos no meio do ciclo que duram alguns dias... no entanto a eficácia de cerazette não se altera... se precisar ando por aqui... pode ficar descansada...

      Eliminar
  42. Ola , tomo qlaira e no ultimo mes pulei os branquinhos e nesse mes tbm queria pular sendoo que nen mestruo usando esse medicamento, faz mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o ideal é tomar corretamente (tomar os brancos), para cumprir o esquema definido para qlaira, ao rejeitar os brancos corre mais risco de ter efeitos secundários (sangramentos e náuseas) e as complicações associadas ao uso da pilula.. deve por isso passar a tomar os brancos... o fato de não menstruar não é grave... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  43. Bom dia,

    Tenho 50 anos, estou em fase pré menopausa, períodos irregulares e normalmente abundantes. Tenho tendência a quistos mamários (ocos, possivelmente de origem hormonal), sem historico de cancro na família. Pretendendo viajar sábado e dado os períodos serem abundantes, pensei em tomar a pílula só com progesterona ou a combinada, para evitar que o período apareça durante as viagens ou mesmo durante o tempo que estarei fora. Já não tomo contraceptivos há mais de 2 décadas. Contudo, e devido á tendencia de quistos mamários fiquei bastante insegura ao ler a bula de ambas as opções. Gostaria assim de lhe perguntar a sua opinião. Saliento que não irei fazer disso pratica corrente e sim uma excepção que me permita viajar de forma mais segura e confortável

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode tomar o anticoncecional progestagénico, embora não lhe consiga garantir que não irá menstruar, pois nesta fase inicial do anticoncecional pode manter a menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigada Carlos. Mesmo com a tendencia para quistos mamários? Outra pergunta, não sei mesmo quando o período aparecerá, posso começar a tomar já hoje? E a dose é 3 comp por dia? E caso menstruar, o fluxo será na mesma abundante ou tem tendencia a ser menor?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim pode mesmo tendo... até porque vai tomar durante um curto espaço de tempo... pode iniciar hoje mesmo... deve tomar um comprimido por dia... o fluxo deve ser menor, mas como não tem estrogénios pode dar até um sangramento, tipo corrimento, durante alguns dias ou mesmo semanas (acontece nalgumas mulheres)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  44. Olá fui indicada a tomar mercilon conti, que te 28 comprimidos e estou na duvida se quando do término do ultimo ja devo iniciar outra cartela ou tem alguma pausa que deva ser feita? Att

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim quando terminar o ultimo comprimido deve iniciar a outra cartela, a pausa se faz com comprimidos placebo, sem hormonios... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  45. Boa noite. Tomo a pílula estilete a cerca de três anos e tenho relações sexuais com o meu parceiro frequentes sem uso de preservativo e nunca tivemos problemas. Este mês, por esquecimento recomecei uma cartela não 7 mas 9 dias de intervalo. Tivemos relações desprotegidas no primeiro dia da menstruação.. Existe alguma possibilidade de estar grávida? Sinto os peitos inchados e doridos :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em principio não corre risco, os seios devem estar assim pelo atraso menstrual... pode no entanto fazer um teste de gravidez para ter a certeza, mantenha a pilula e use preservativo nos primeiros 7 dias da cartela.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  46. Olá, boa tarde! Tomo a pílula ''Etinilestradiol'', sou virgem. Tenho o período em poucos dias, mas no segundo dia é quando vem exageradamente, é a mais indicada para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim me parece que seja, é normal ter alterações na menstruação causadas pelo uso da pilula... a menstruação normalmente diminui, vem menos dias, menos sangramento e mais escura, marrom mesmo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  47. Olá eu queria fazer uma perguntinha eu iniciei a toma da pilula já há algum tempo mas deixri de tomar durante um ano e agora voltei a tomar e estou na primeira carteira e como é verão estava a pensar tomar outra carteira seguida para não aparecer o periodo corro risco de engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, ao tomar a pilula continua não se perde a eficácia, a pilula continua nos protegendo... core é maior risco de ter efeitos colaterais da pilula, como náuseas, tensão mamaria ou sangramentos (são os mais comuns)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  48. Boa Dia, tomei a pilula durante mais de um ano (minesse) e parei recentemente, a minha menstruação está atrasada duas semanas já, é normal assim demorar tanto para o corpo se acostumar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal pode demorar a reposição e o reaparecimento da menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  49. Ola, tomo selene e distraía em uma sexta feira tomei o comprimido de quinta feira, e para não interromper o ciclo, no sábado, tomei o comprimido da sexta e domingo o de sábado, isso pode prejudicar o efeito do remédio ou os comprimidos são todos iguais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      são todos iguais pode trocar ordem que não altera a eficácia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  50. olá tomo o AC Nactali a 07 meses , não estou menstruando em Março deste ano usava 36 agora estou usando 40/42 pedi a minha médica que voltasse a tomar a mesygina pois tomei durante 07 anos e não tinha este problemas menstruava toda mês agora com Nactali não menstruo faço uso continuo. devido uma insuficiência na veia magna da safena. posso voltar a usar a mesygina
    aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há necessidade de deixar a nactali, pois é melhor para a sua insuficiência, o fato de não menstruar é normal devido à ausencia de estrogénios (melhor para a sua saúde não tomar), continua saudável apesar de não menstruar... pode ficar descansada, fale com o seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  51. Boa tarde.

    Tomo a mercilon há 2/3 anos, neste mês de julho para agosto não fiz pausa da pilula para poder escapar à mestruação enquanto estaria de férias.
    De facto, não tive mestruação na semana de 15 a 22 como seria esperado, mas sim uma semana mais tarde, por volta do dia 30/31 de Agosto (pois não fiz o intervalo de pausa da pílula).
    Ora, correndo tudo bem a menstruação teria de vir nesse dia e veio, só que muito pouquinho e com aparência de borra de café.
    Tendo em conta que tive relações a 20/21 de Agosto sem uso de preservativo, a aparência da minha menstruação pode estar relacionada com gravidez?
    Atualmente sinto-me mais inchada e é isso que me preocupa, de resto tive fortes dores de cabeça semana passada, mas em relação a outros sintomas nada mais para já.

    Se puder esclarecer,
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula seguida não me parece que tenha razoes para pensar numa gravidez, pois não alterou a eficácia da pilula, continuou protegida, mas por outra lado pode notar estas alterações (efeitos secundários da pilula), por ter tomado a pilula sem continua... deve aguardar e manter a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Olá,
      muito obrigada pela resposta, queria apenas fazer um reparo.

      Verifiquei que afinal que, depois de ter continuado a pilula, parei a segunda carteira dia 2 de Setembro e a menstruação veio a 5 de setembro ( e não dia 15 de agosto, porque avancei essa menstruação).
      Tendo em conta que tive relações dia 20 de agosto queria fazer novas questões:

      1. Poderá considerar-se menstruação aquilo que tive no dia 5 de setembro e seguintes? (um aspeto de borra de café e pouco, muito pouco fluxo).

      2. Poderá esse "sangramento" confundir-se com alguma hemorragia ligada a gravidez? já que li que após fecundação, 6-12 dias pode haver algum sangramento.

      3. ou, o facto de ter tido relações a 20 de agosto mas depois ter vindo essa "menstruação" dia 5 de setembro (dia em que estava correto vir) posso estar descansada?

      Muito Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá, em principio foi uma perda devido ao uso da pilula não foi menstruação... não me parece que seja alguma hemorragia relacionada com a gravidez... sim penso que pode pois a pilula não perdeu a eficácia... os sintomas que refere são comuns em quem toma a pilula seguida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  52. Boa noite,

    A minha namorada tomou todos os comprimidos do mês e ontem tomou o seu último,depois de o ter tomado foi fazer as suas necessidades e achou que tinha diarreia (não tendo a certeza),e hoje fizemos sem preservativo com coito corrompido,hoje iniciou o seu ciclo mentrual,tem alguma possibilidade de engravidar?
    Pílula é mercilon

    Aguardo Resposta,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha risco, quando falamos em diarreia falamos em fezes liquidas... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  53. mesmo quemesmo que tenha diarreia existe algum risco de estar grávida?

    Aguardo Resposta,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve diarreia há possibilidade de engravidar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  54. Mesmo que esteja a entrar no periodo da menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim mesmo, pois ao ter a diarreia a pilula perde a eficácia... mas se lembre que falamos em fezes liquidas e muitas vezes a ir ao wc... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  55. boa noite. a anastecia do dentista corta a eficazia da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  56. Boa tarde Sr. Enfermeiro,

    Tenho 22 anos, sou saudável, tomo a pilula há quatro anos sem nunca ter tido quaisquer problemas ligados à toma da mesma. Não tenho problemas de tensão arterial (tenho tensões baixas a maior parte do tempo), o meu IMC é de 19, e nunca fui submetida a cirurgias.

    A situação é a seguinte: na sexta-feira termina a minha actual cartela de pílulas (Minulet), mas este mês estou a ponderar tomar duas cartelas seguidas. No entanto, em outubro irei ser submetida a uma cirurgia pouco extensa da qual terei alta no dia seguinte mas, ainda assim, com anestesia geral (ou em alternativa, anestesia raquidiana).

    No dia da cirurgia, se eu realmente tomar as duas cartelas seguidas, estarei já no último comprido dessa cartela de pílulas.

    A minha questão é: poderei correr um muito maior risco de trombose venosa profunda ou outras complicações devido a tomar duas cartelas seguidas e ser submetida a uma cirurgia?

    Grata pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao tomar as duas cartelas seguidas aumenta o risco de ter efeitos secundários e claro de complicações ligadas ao uso da pilula... como é uma pequena cirurgia não me parece que o risco seja muito superior... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  57. Boa tarde ..

    parei a pílula no mes de julho tive relações mas ele não gozou dentro, mas a mestruação não me aparece desde o mês de Agosto pois já deveria ter vindo mesmo assim fiz um teste da farmácia deu negativo falei com uma amiga que me aconselho fazer outro teste e assim o fiz deu negativo também. há alguma hipótese de estar gravida ou será mesmo atraso se for atraso o que devo fazer. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como fez os testes e deram negativo não tem hipótese de estar grávida... o atraso pode ser causado pela paragem da pilula, acontece muitas vezes... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  58. Boa tarde, nunca fiz sexo, tomo a pilula minigeste,mas nao tomei corretamente,masturbei-me,minha menstruacao nao desceu sera por me masturbar ou é possivel que ao nao tomar corretamente a pilula, a menstruacao nao desça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula pode causar diminuição ou mesmo atraso na menstruação, a masturbação não interfere com a menstruação... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  59. Olá a Mercilon é uma pilula fraca? Pode correr o risco de gravidez por ser fraca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre pois apesar de ter baixa dosagem de estrogénios desde que a tome sem falhas está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  60. Olá! Tomo a pílula yasmin e estes últimos 2 meses tomei seguida. Este mês quando veio o período veio mesmo pouquinho e só durante 2 dias.. Não costuma ser assim, costuma durar mais tempo. Será que foi de ter tomado seguido ou estarei gravida? :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as alterações que notou foram devido à toma da pilula continua... é normal acontecer, na próxima pausa já deve ter a menstruação normalmente... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  61. Olá, tomo a pílula Elani 28, de forma contínua, mas esta semana tive um sangramento, fraco porém constante. Como preciso viajar por 3 dias na sexta-feira, preciso interromper este sangramento. Posso tomar 2 comprimidos diários por 3 dias para interrompê-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu acho que deve aguardar, pois o sangramento tende a passar, tenho receio que se duplicar a dose aumente os sangramentos (ao duplicar a dosagem temos mais risco de ter efeitos secundários - sangramentos), se precisar ando por aqui... boa viagem.

      Eliminar
  62. Olá!
    Por recomendação médica iniciei o uso de Diane 35. Tenho intolerância a lactose. Após três de uso, estou com sintomas que geralmente apresento após ingestão da lactose, e o Diane 35 tem lactose na sua composição. É possível que a concentração de lactose do Diane 35 esteja me causando mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a quantidade de lactose na pilula diane 35 é muito baixa, mas não lhe posso garantir que não seja a causa dessas alterações... praticamente todas as pilulas tem lactose... o melhor é falar com o seu médico para avaliar esta situação... se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte...

      Eliminar
  63. Olá!
    Eu tomei a pilula com pausa durante 4 meses, mas resolvi mudar para a contínua esse mês. A pausa já ocorreu e a menstruação veio normalmente.
    Eu posso começar a tomar a pilula contínua agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula deve ser tomada fazendo as pausas, é melhor, pois ao tomar a pilula continua corre maiores riscos de ter efeitos secundários ou até aumenta o risco de ter complicações... deve mesmo fazer a pausa é melhor para si... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  64. Olá, tomo o anticoncepcional selene, às vezes emendo duas cartelas, porém terminei a cartela no domingo e teria que ter iniciado a nova na segunda sem a pausa, só que esqueci de tomar a pílula na segunda e na terça, fui tomar apenas na quarta.
    Na quarta tive relação desprotegida, como emendei duas cartelas mesmo com o esquecimento de 2 comprimidos corro o risco de engravidar?
    Estou com muita dúvida!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, pois fez 2 dias de pausa entre as cartelas... continua protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  65. Boa Tarde,

    Estou com uma dúvida, eu tomo o anti Selene já fazem 3 anos, sendo que às vezes emendo as cartelas para atrasar a menstruação. No caso se eu fizer a pausa de 7 dias normal e voltar a tomar o anti no 8º dia normalmente, se eu esquecer de tomar 1 ou 2 compridos da cartela eu corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil ou isso é impossível? Qual seria meu dia fértil? Quando a mulher toma o mesmo anti por mt tempo ela pode ficar grávida, mas por quais motivos? O selene por ser um anti de alta dosagem não há possibilidade de engravidar ou sim?
    Por gentileza se puder me ajudar lhe agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode engravidar ao atrasar a toma, mesmo tomando as anteriores cartelas seguidas... nestes dias poderia ovular, não se sei dizer quando seria seu dia fertil, pois a toma da pilula não me permite calcular... pode ficar grávida por esquecimentos, atrasos maiores que 12 horas, diarreia ou vomitos nas 4 horas seguintes à toma e toma de medicamentos que interferem com a pilula... se tomar a pilula, selene ou outra, corretamente está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. No caso então não é pq tomo o selene que não posso engravidar? Pois o selene tem uma dosagem muito alta. Tomei duas cartelas seguidas e agora estou na pausa dos 7 dias, terei que voltar a tomar segunda-feira, caso eu esqueça de iniciar a cartela, esquece dois comprimidos eu corro o risco de engravidar mesmo tomando o selene já à 3 anos?

      Eliminar
    3. Olá, sim corre risco, pois mesmo tomando a pilula seguida ao esquecer iniciar a pilula na segunda pode engravidar... há risco... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    4. Tenho a intenção de engravidar daqui dois anos, tenho medo de continuar tomando o selene e depois não conseguir engravidar isso é possível, pois o uso dele seria apenas de 6 meses não mais do que isso ele pode me prejudicar ou mesmo se hoje eu esquecesse de toma-lo mesmo fazendo 2 anos eu teria chances de engravidar?

      Eliminar
    5. Olá,
      assim que deixar a pilula pode logo engravidar, a selene não interfere com a fertilidade... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  66. Boa noite. Estive a tomar a minha pílula (mercilon) desde agosto. Devia ter feito uma pausa mas não fiz. Entretanto já voltei a tomar do modo normal. A minha dúvida é se neste momento me encontro protegida de uma gravidez indesejável!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se está a fazer a mercilon ao mais de uma semana já está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Olá outra vez.
      Comecei a tomar a pílula faz hoje (dia 27) uma semana. Comecei a toma-la depois de a menstruação terminar (fiz a pausa normal).
      A partir de agora estou protegida ?

      Eliminar
    3. Olá, sim já está protegida... se precisar ando por aqui... boa sorte... :)

      Eliminar
  67. Olá, tomo o anticoncepcional selene, há quase dois anos, às vezes emendo duas ou três cartelas.
    Tomei uma cartela que terminou no domingo (tive relação sem camisinha), eu esqueci de iniciar nova cartela na segunda, fui tomar apenas na quarta (tive relação sem camisinha), então tomei dois juntos e na quinta tomei dois juntos também e continuei a cartela normalmente. Essa se findou no domingo passado, fiz a pausa dos 7 dias porém tive relação desprotegida nesses dias, inclusive ontem à noite ainda estava no último dia de pausa. Iniciei hoje a nova cartela, tomei às 07:00h, só que as 08:20 tive dois vômitos, porém só líquido.
    Corro o risco de engravidar? Aguardo pois estou muito preocupada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      na cartela anterior não fez a pausa de 7 dias, apenas pausa de 2 dias... a eficácia da pilula não se alterou... não me parece que tenha risco de engravidar... a não ser que tenha relações nos próximos 7 dias sem se proteger, pois os vómitos que teve podem diminuir a eficácia da selene... é melhor usar preservativo ou evitar nos próximos 7 dias... mantenha a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Carlos, mesmo sendo apenas líquido que vomitei e ainda estando menstruada corro o risco de engravidar caso não use preservativo? Obrigada!!!

      Eliminar
    3. Olá, sim corre, pois teve vomito após a toma... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  68. Olá carlos, Bem tomei a pilula diane 35 os 21 dias, mas eu costumo tomar a pilula as 7h.. e nesse dia tomei por volta das 19 e qualquer coisa.. o resto tomei certinho, e não esqueci nenhuma, hoje é o primeiro dia de pausa e nao veio, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve esperar, pois a menstruação nem sempre vem no primeiro dia da pausa, normalmente vem no 3° a 4° dia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  69. Olá Carlos eu tomo a pilula diane 35( este e o primeiro mês) costumo tomar as 7h mas houve um dia que tomei as 19, o resto tomei certinho, hoje seria o primeiro dia da primeira pausa mas nao veio, corro risco de gravides?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve esperar, pois a menstruação nem sempre vem no primeiro dia da pausa, normalmente vem no 3° a 4° dia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  70. Boa noite, Carlos. Tomo o Gestinol 28 a anos, pois antes era para regular minha menstruação que descia várias vezes no mês, hoje além de utilizar para o mesmo, utilizo como um contraceptivo. No início não tinha o costume de tomar o medicamento no mesmo horário, de um ano ou mais venho tomando todos os dias o remédio no mesmo horário. Não tenho o hábito de emendar uma cartela na outra, fazendo o intervalo de uma para outra. Nos últimos meses emendei três cartelas e ainda estou usando a 3ª cartela. No sábado dia 20/09 tive relação sem camisinha, não tomei a pílula do dia seguinte. Durante a semana comecei a sentir cólicas e no domingo 28/09 verifiquei que desceu uma borra marrom, sendo que ainda esta na metade da 3ª cartela. Soube que isso pode ser sinal de gravidez que é quando o óvulo fertilizado tenta penetrar na camada uterina e que pode durar até 3 dias. Estou caminhando para o 3º dia. Corro o risco de estar grávida? O que eu posso fazer para ter certeza se é ou não gravidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao tomar as cartelas seguidas, não corre risco de engravidar, está protegida.... o corrimento pode surgir pela toma da pilula, sangramentos que podem demorar mais a descer... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obgd Carlos.
      Mas estou desesperada! Hj estou sagrando e a cartela ainda não acabou, acaba só no outro domingo. O que pode ser? O que esta acontecendo?

      Eliminar
    3. Olá, é um efeito secundário da pilula (spotting) deve manter a pilula e aguardar... ando por aqui...

      Eliminar
  71. Olá Carlos,
    Fiz a pausa de 7 dias mas tive relação desprotegida nesses dias, domingo foi o último dia de pausa e tive tbm relação desprotegida, na segunda iniciei uma nova cartela, porém ontem e hoje tive vômitos duas horas depois de tomar os comprimidos, vomitei apenas líquido. Corro o risco de engravidar mesmo vindo ainda um pouco de menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      estava protegida na pausa, ao iniciar a nova carteira e ao vomitar após a toma dos comprimidos deixou de estar protegida... corre risco de engravidar nesses dias e nos próximos 7 dias da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Carlos,

      Corro o risco mesmo a minha menstruação ainda ter vindo segunda e terça?
      Sendo que o v}omito foi apenas líquido?

      Eliminar
    3. Olá, como o vomito ocorreu nos primeiros comprimidos perde a eficácia no inicio da cartela... ando por aqui...

      Eliminar
  72. Boa noite
    Tomo a pílula mercilon à quase 1 ano
    Para evitar a vinda do período no mês de agosto acabei por tomar 3 cartelas sem interrupções. No início de setembro, quando me acabou a terceira cartela, fiz a pausa dos 7 dias (e veio a menstruação normalmente). Comecei a tomar a pílula da forma regular e pelas minhas contas a menstruação deve descer dia 14 deste mês. Porém, estou com receio de uma possível gravidez, pois tive relações desprotegidas nas duas semanas posteriores ao início da toma da pílula. Existe possibilidade de estar grávida ? Se sim, o q posso fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula sem falhas ou esquecimentos... não corre risco, mesmo tomando as cartelas sem interromper... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  73. Olá Carlos!
    Desde já aproveito para felicitá-lo pelo seu trabalho e pelo precioso tempo que dispensa aqui no blog.
    Acredito já tenha respondido a várias questões do género, no entanto gostaria de ouvir a sua opinião sobre o meu caso em específico.

    Tenhi 25 anos e tomo a pílula desde os 17, primeiro yasmin, depois diane 35 e neste momento aranka. A passada semana a menstruação deveria ter descido, no entanto manipulei e após ter terminado com uma embalagem comecei logo outra para que pudesse estar a vontade durante o fim-de-semana.

    Acabei no sabado dia 27 de setembro e prossegui sem pausa no domingo (28). Ontem (sábado) tomei o 7º comprimido da cartela pouco antes do jantar (9h00)... e depois de uma noite de excessos acabei por vomitar tudo o que comi. Não faço ideia de que horas seriam, mas os meus amigos confirmaram que estaria entre as 1 e as 2 da manhã.

    Existe o risco de gravidez indesejada?

    Cidália

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como vomitou após as 4 horas não corre risco.. deve manter a pilula... para a próxima pode tomar outro comprimido de uma cartela suplente até às 9 horas da manha (12 horas depois da hora habitual)... se precisar ando por aqui..; boa sorte... :)

      Eliminar
  74. Estou na pilula amarela(inativa) do adoless...se haver ejaculação posso engravidar? Ou as amarelas também protegem como as ativas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ficar descansada, que está protegida durante a toma dos comprimidos amarelos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  75. Posso ter relação tomando as pílulas amarelas do adoless ? Elas realmente protegem caso haja ejaculação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ficar descansada, que está protegida durante a toma dos comprimidos amarelos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  76. Boa tarde.. tou na pausa da pilula e começo amanha outra carteira e e o período ainda não veio? e já fiz um teste de gravidez e deu negativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a pilula após a pausa, pode acontecer não menstruar, por causa da pilula... se tomou as cartelas seguidas é ainda mais comum... não fique preocupada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  77. Boa tarde,

    Gostaria de uma ajuda sua. Há nove anos que tomo a pilula marvelon, visto ser muito irregular nos períodos, chego a estar 2/3 meses sem ter o período. O meu marido foi para o estrangeiro uns meses e eu decidi parar a toma da pilula... acabei a carteira, o período apareceu no tempo correto e eu não voltei a tomar a pilula no dia que devia tomar (dia 4/10), hoje, dia 09/09 ao ir à casa de banho, quando me limpei , estava sangue vermelho vivo, no papel higiénico. é normal ou será uma reação à paragem da pilula? fuia ao GO, ontem mostrar exames (Citologia, ecografias) e estava tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim foi reação ao anticoncecional, como era irregular é provável que se mantenha com as menstruações irregulares... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. A medica mandou-me fazer analises hormonais e à prolactina, visto ser irregular e ter os ovários mirrados, falou que podia ser um problema na hipófise. estou cheia de medo. vou fazer as analises no 20º/21º/22º dia do ciclo (calha dia 20/21 ou 22 de outubro), e só tenho consulta dia 19/11. Tenho medo de ter algo grave. Ando a ser tratada para uma depressão.
      Desculpe o desabafo.

      Eliminar
    3. Oi, não tem mal em desabafar.... tenha calma e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  78. Omeprazol Alter 20 mg
    Domperidona generis 10 mg
    Sucralfato Mylan 1000 mg
    Tira efeito da pílula valette ????
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem pode ficar descansada... e precisar ando por aqui...

      Eliminar
  79. Olá, preciso da sua ajuda ,no mês de agosto não fiz paragem da pílula( mercilon)o período a seguir veio bem ,no mês a seguir veio muito abundante mesmo muito até com coágulos,estou preocupada,comecei a no dia 1 e ainda tenho restos (mesmo sangue) mas eu fiz toma de pilulula reforçada da outra carteira,ou seja na segunda depois do período tomei 2 uma de cada carteira ,uma vez ginecologista disse para eu fazer assim ,só tomei4 segunda a quinta depois parei,o priodo diminuiu muito,mas ainda há restos hoje (domingo) o que será estou preocupada ,continuo a tomar a pílula só uma claro.qual a sua opinião. Aguardo pela sua resposta.obrigada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao não fazer a pausa entre as cartelas temos risco de não menstruar ou por outro lado também ter sangramento, deve manter a pilula e fazer as pausas normalmente... se precisar ando por aqui.

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.