sábado, abril 26, 2014

Atrasar a menstruação com a pilula hormonal combinada

Atrasar a menstruação com a pilula hormonal combinada


A menstruação e a pilula hormonal combinada

A mulher que usa a pilula hormonal combinada como anticoncecional para prevenir a gravidez sofre alterações na menstruação. A menstruação passa a surgir na pausa entre as cartelas ou blisters ou durante a toma dos comprimidos placebo. Todas as mulheres, mesmo as irregulares, passam a ter menstruação, no entanto as pilulas mais modernas podem dar ausência de menstruação (amenorreia), pois têm hormonas estrogénicas diferentes, com menor dosagem e fazem menos dias de descanso entre as cartelas ou blisters. 

  • Menstruações regulares
  • Menor fluxo
  • Menstruação mais escura
  • Menos dias de menstruação
  • Ausência de menstruação


A mulher pode adiar a sua menstruação por motivos pessoais ou médicos, devendo para isso iniciar imediatamente nova cartela ou blister após terminar, nesta situação não faz a pausa de descanso (semana de descanso) ou rejeita os comprimidos placebo. A menstruação só surgirá na próxima pausa.


Ao efectuar este procedimento, que ao é recomendado, deve ser usado esporadicamente ou por indicação médica, a mulher corre o risco de ter alguns efeito adversos como as náuseas, vomitos ou hemorragias fora da menstruação. NÃO É RECOMENDADO.


A mulher pode atrasar ou mudar o dia da menstruação para isso basta diminuir o numero de dia da semana de descanso ou tomar menos comprimidos placebo. Por exemplo: se a sua menstruação surge sempre numa sexta-feira e quer mudar para terça, basta começar a cartela 3 dias mais cedo. Esta estratégia pode levar a alterações na menstruação e ao surgimento de hemorragias fora da menstruação. NUNCA AUMENTO O NUMERO DE DIAS DA PAUSA ENTRE AS CARTELAS OU BLISTERS.

Principais efeitos secundários ou adversos da pilula hormonal combinada
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Dores de barriga
  • Alterações do peso
  • Retenção de liquidos
  • Dores de cabeça
  • Enxaquecas
  • Alterações na libido
  • Alterações menstruais
  • Dores nas mamas
  • Aumento do volume das mamas
  • Alterações do humor
  • Corrimento vaginal
  • Candidiase
Pilulas hormonais combinadas
Pilulas hormonais combinadas
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

571 comentários:

  1. Devido a ter bebido demasiado álcool numa festa, vomitei. Tomei a pilula às 22h, de manha quando acordei, as 7h mal desposta vomitei.tive relações sexuais dois dias antes.o comprimido é da 3ª semana. Há possibilidade de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não porque o vomitou ocorreu 9 horas após a toma da pilula, os vomitos podem interferir com a eficácia da pilula desde que ocorram até 4 horas após a toma da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Fiz uma ivg, entretanto estou já a utilizar a pilula à 10 dias conforme me foi "mandado" na consulta após o procedimento. Disseram-me que só estaria protegida aos 15 dias de pilula e hoje tive relações desprotegidas, devo tomar a pilula do dia seguinte? ou não há risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como já está a tomar a pilula à 10 dias pode ficar descansada que está protegida... o conselho é para se precaver e ter mais cuidados para não voltar a ter uma gravidez indesejada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Eu tomo a pilula à uma semana e queria saber se a pilula faz efeito a partir do primeiro dia que tomamos e qual é a relação que existe entre a pilula os vómitos e a diarreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      normalmente é sempre sugerido um período de 7 a 15 dias que a mulher deve usar um método barreira para diminuir ao mínimo o risco de uma gravidez... os vomitos e as diarreias se ocorrem até 4 horas após a toma da pilula cortam a sua eficácia... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  4. Tomei a pilula durante 12 anos. Deixei de tomar e estive três meses sem menstruação. Quando veio o fluxo foi muito maior. O que me preocupa é que o primeiro ciclo, após ter vindo, depois dos três meses sem aparecer, foi de 34 dias e este segundo ciclo foi de 20 dias. Sera normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal voltar a ter uma menstruação cm mais dias e maior fluxo e nos primeiros meses ter essas alterações no tempo de duração do ciclo... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Boa tarde! Eu tenho uma duvida. Eu estava a tomar a pilula de amamentação cezaretti. Nunca estive gravida mas, como sofria de enxaquecas constantes na pausa da pilula, razão essa pela qual a minha médica a receitou. Entretanto parei a Pilula no dia 16 de Abril e até agora, não fiquei menstruada, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal as mulheres de param uma pilula somente com desogestrel 75 não ter menstruação logo após paragem.. pode conferir nos artigos de cerazette ou nactali, são os mais visitados do blog... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Olá, boa tarde. Eu vou ir de férias no próximo fim de semana e por coincidência a minha mestruacao vai mesmo chegar nesse fim de semana. eu tomo a minesse, mas estou um pouco confusa em como atrasar a mestruaao devido aos comprimidos placebos, pois eu não tenho aquela pausa entre cada blister, pode ajudar-me em relação ao que fazer? obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim ajudo nesta situação pode tomar menos comprimidos placebo ou mesmo rejeitá los a todos e iniciar logo outro blister de minesse, desta forma não terá menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  7. basta não tomar os comprimidos placebo e depois quando acabar os comprimidos placebo inicio um novo blister e a metruacao vem logo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim não toma os placebos, inicia novo blister e nos próximos placebos terá a menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  8. Ola. Eu quis antecipar a menstruacao, então 4 dias antes de acabar o blister parei de tomar a pilula. Fiz o intervalo de 7 dias onde me veio o periodo e ao 8 dia voltei a tomar a pilula. 2 dias depois tive relações, estava protegida nessa altura? Tenho receio de poder engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      quando paramos a pilula antes do final do blister a pilula não nos protege pois a toma não foi concluída, o ideal para mudar a data da menstruação é diminuir o numero de dias da pausa... corre risco, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. Olá,
    Queria atrasar a minha menstruação apenas dois dias então tomei mais dois dias a pílula (ou seja comecei a pausa dois dias mais tarde).
    Ha riscos para a minha saude ou deixo de estar protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há risco, após a pausa deve retomar nova embalagem, desta forma adia tudo (menstruação, inicio e fim da embalagem) 2 dias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. Ola, gostaria que a menstruação viesse uma semana mais tarde para nao coincidir com as ferias, se comprar uma caixa tomar essa semana e só entao fizer a pausa estou protegida?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim fica protegida, pode adiar dessa formam, ao tomar mais pilulas corremos o risco de surgirem alguns efeitos secundários, como os sangramentos ou spottings... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  11. Olá,
    Precisei de atrasar a menstruação três dias, então não fiz a toma dos comprimidos placebo e tomei mais 3 dias a pílula, durante esses dias tive relações desprotegidas, devo continuar a tomar a carteira de pílulas que iniciei até ao fim ou posso tomar os placebos sem problemas? Caso tome os comprimidos placebo, de seguida devo iniciar um novo blister completo (28 dias) ou posso tomar apenas os que sobraram da vez anterior (25) sem correr riscos? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao tomar mais 3 dias de pilula não perdeu a eficácia... deve deve continuar a tomar uma cartela completa após os placebo.... faz os placebo e de seguida os 28 comprimidos.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Ola. tomei a pilula Daylette durante 2 anos e durante esse tempo não menstruei nunca, terá sido normal? deixei de tomar há 3 semanas e ainda não menstruei. pode-me esclarecer? obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer as duas situações, não menstruar devido à pilula e após parar demorar a surgir, pois o nosso corpo tem que repor os valores hormonais e isso pode demorar... sugiro que aguarde, esta situação é mais comum se a mulher tinha menstruações irregulares antes de fazer a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. Tomo a pílula minigeste. No entanto, este mês precisei de atrasar a menstruação 1 dia. Tomei 1 comprimido a mais depois de ter concluído a carteira. Entretanto comecei os 7 dias de descanso. Tive relações sexuais neste período. Corro risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre está protegida... fez muito bem o adiamento... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. Tomo a pílula minigeste terminei uma carteira domingo. Quero atrasar a menstruação 3 dias, posso iniciar uma nova carteira hoje, quarta-feira?
    E depois posso fazer pausa no sábado para ter a semana de pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode fazer isso... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  15. ESTOU NO SÉTIMO DIA DE CICLO E NÃO QUERO MENSTRUAR MÊS QUE VEM. SE EU COMEÇAR A TOMAR GESTINOL AMANHÃ OBTEREI SUCESSO? OBRIGADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim terá adiamento da menstruação... para iniciar agora tem que ter a certeza que não está grávida e terá que se proteger nos primeiros 7 dia da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. Bom dia, tomo a pílula Belara desde julho, sempre à mesma hora e sem esquecimento, acabo a embalagem à quinta e a menstruação aparece sempre ao domingo. Apesar de ainda só ter passado um dia fiquei preocupada porque me aparece sempre no mesmo dia e desta vez não aconteceu. Tenho uma vida sexual ativa, há possibilidade de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou a belara sem falhas ou esquecimentos não tem chances de estar grávida... pode ficar descansada, aguarde pela menstruação e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  17. Ola eu tomo a pilula já alguns meses pois tanho tiroide e o medico recomendou eu a tomar a pilula cada mes veio pouco mestruacao e neste mes estou no 7 dias sem tomar a pilula onde devia estar com a mestruacao mas esta atrasada 4 dias quinta volto a tomar a pilula mas nao veio ainda a menstruacao o que é que aconteceu ? Posso estar gravida?? Eu nao tive nenhuma relaçao este més
    Estou muito preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ter ausencia da menstruação devido à pilula ou aos seus tratamentos, como não teve relações não tem chance, deve manter a pilula e não se preocupar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  18. Bom dia, preciso da sua ajuda. Não tomo pilula, contudo vou de ferias no próximo fim de semana, e estou com receio que a minha menstruação apareça mesmo nessa data. Estive a pesquisar e encontro um medicamento Norethisterone 5 mg, que será o indicado. Haverá mais alguma forma de fazer atrasar a menstruação, uma vez que acho este medicamento carissimo? Se eu tomar a pilula, por exemplo hoje ( a menstruação ainda não apareceu, e tal como referi acima, não tomo), sera que atrasa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não aconselho que tome esse medicamento para evitar e sem falar com sua médica.. pode iniciar uma pilula mas deve ser após consulta médica.. me desculpe, mas é melhor ser acompanhada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. Olá. Eu tomo a pílula minigeste. Como queria atrasar a menstruação, não fiz pausa entre os 2 blisters. No 4º dia de toma do 2º blister, tive relação desprotegida. Tomando o 2º blister sempre certo, não há perigo de gravidez, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há continua protegida... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
    2. Peço desculpa, mas não percebi a sua resposta. Quando falei em "desprotegida", referi-me ao não usar preservativo. Há possibilidade de engravidar nestas condições, sendo que não fiz pausa entre os 2 blisters?

      Eliminar
    3. Ola, não há possibilidade, não precisa de usar preservativo... :) ando por aqui.

      Eliminar
  20. Boa tarde, eu tomei a pílula minigeste durante dois messes depois deixei de tomar. Comecei a tomar de novo só que o fiz no meu segundo dia da menstruação e queria saber se tem algum problema. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tem ao parar e retomar teve risco... devia se proteger... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  21. Boa tard gostaria de adiar minha menstruação por 5 dias nunca usei pílula e k vou sair de férias tou com sinais de ela vir hj um faço pra adiar por favor me ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim posso... quando acabar a cartela tome mais 5 comprimidos de outra cartela, desta forma faz 26 comprimidos... e depois faz a pausa... se precisar ando por aqui, continua protegida... :)

      Eliminar
  22. Boa tarde. Primeiramente, desejo-lhe um ótimo 2015! Faço a toma do contraceptivo Arankelle. No próximo mês (Fevereiro) irei de férias à Bélgica e deverei ficar menstruada nesses dias. Estou a continuar a toma do contraceptivo por mais uma semana do que o suposto. Tinha ideia de parar passado essa semana uma vez que não queria tomar 2 embalagens seguidas, uma vez que isso me causa mal-estar. Continuarei protegida? Obrigada, resto de bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim estará, deve manter a pilula mais uma semana e depois faz a pausa, continua protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. Boa noite. Estou com uma dúvida enorme.Tomo minigeste ha quase um ano, sem falhas e praticamente sempre no mesmo horário. Durante a toma da ultima cartela tive relações sem preservativo, mas com coito interrompido. Num dia tomei a pilula por volta das 23h30/23h45 e tive dirreia, não grave, por volta das 3h15/3h20. A menstruação chegou hoje de manhã, quando deveria ter chegado ontem, com pouco fluxo. Posso estar grávida? De referir que adiantei este ultimo ciclo, a ultima cartela que fiz, dois dias. Terá isso influenciado? Ou sera que estou gravida? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tem poucas chances de estar, teve relações após a diarreia? A diarreia foi fezes liquidas e muitas dejecções? Ando por aqui...

      Eliminar
    2. A diarreia foi so uma vez, fezes moles. Foi apenas um episodio de diarreia.Tive uma relação no dia seguinte, mas apenas com um pouco de penetração, pouquissimo tempo.Nao houve ejaculação. Tenho muito pouco fluxo mentrual, começou ontem e hoje parece que já está a acabar. É normal? O facto de ter alterado o dia em que começa a menstruação pode ter influenciado?

      Eliminar
    3. Olá,
      não me parece que fosse mesmo diarreia, por isso não corre riscos.. pode ficar descansada... a diminuição na menstruação pode ter varias causas como o stresse, ansiedade... pois mesmo o atraso na toma da pilula... mantenha a pilula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Ola..
    Estou a tomar a minigest, depois da pausa deveria ter começado a tomar 5a feira mas so tomei 6a e tive relaçoes domingo. Ha possibilidade de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há, pois deveria se proteger nos primeiros 7 dias da cartela, como não o fez tem chances, ainda pode fazer a pilula do dia seguinte, deve manter a pilula e usar preservativo até ao 7° comprimido da cartela... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  25. olá! tomo a daylette há 2 anos e, nesta última cartela, tive relações desprotegidas no 1o placebo, ontem tomei o 4o placebo e a menstruação ainda não desceu. corro algum risco? hoje deveria começar uma nova cartela mas é melhor aguardar, certo? obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou a pilula corretamente não tem riscos ou chances de engravidar... deve iniciar nova cartela, esta ausencia pode acontecer devido à pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. olá novamente, hoje tive aquela moideira normal antes da menstruação e desceu um corrimento meio borra de café (a minha menstruação normalmente é assim escura e tenho pouca), não devo preocupar-me certo? obrigada e desculpe chatear!

      Eliminar
    3. Olá, sim é normal devido ao anticoncepcional, deve manter o anticoncepcional e não se preocupar, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  26. Ola!
    Tomo a pilula minigeste. Posso ter relaçoes sem protecçao a partir do setimo dia de toma?obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, já está protegida após esse comprimido, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  27. Olá!
    Tomo o anticoncepcional Mercilon Conti e esse mês tenho uma viagem e queria atrasar minha menstruação, vou emendar uma cartela na outra, eu descarto os comprimidos verdes e amarelos, ou posso tomá-los no dia que eu quiser que venha a minha menstruação? Posso aproveitar os comprimidos verdes e amarelos da cartela antiga, ou jogo fora e dou seguimento na cartela atual? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o melhor é dar seguimento à cartela e rejeitar os comprimidos amarelos ou verdes (pode guardá los caso tenha um esquecimento no futuro - tenha atenção às datas de validade)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  28. Olá tomo a injeção perlutan e vou tomá-la no dia 01/02/2015 e gotaria de atrasar a menstruação como faço, tomo a injeção depois ou tomo a injeção e alguma pílula pouco antes da menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar a injecção antes dessa forma adia sua menstruação... é isso que pretende? Ando por aqui...

      Eliminar
  29. Olá, tenho 19 anos e quero adiar minha menstruação, pois estou em período de ferias e vou viajar, e não quero menstruar, o que devo fazer e qual medicamento tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, não està a usar nenhum anticoncecional? Ando por aqui..

      Eliminar
  30. Olá. Estou tomando anticoncepcional pela primeira vez (Belara), mas desde que iniciei a cartela tenho tido sangramento de escape diário e contínuo, o que causa muito incômodo. Faltam 06 pílulas para acabar a cartela, mas gostaria de saber se posso parar de toma-las para adiantar a menstruação, uma vez que no carnaval vou viajar para uma praia e não gostaria da inconveniência de sangramento por escape ou menstrual normal.Não pretendo usar mais esse método contraceptivo depois, por isso não gostaria de emendar uma nova cartela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao parar jà a cartela deixa de estar protegida... é provável que ao parar ou fazendo a pausa apre o sangramento... se precisar ando por aqui... se divirta. :)

      Eliminar
  31. Como faço para acabar minha mestruacao começou agr e preciso viajar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciar nova cartela pode interromper a menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  32. Como faço para acabar minha mestruacao começou agr e preciso viajar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciar nova cartela pode interromper a menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. Boa tarde! :)
    Estou a tomar a pílula Yasmin, tendo acabado ontem, terça-feira, o blister. A menstruação costuma aparecer no sábado. Qual a maneira mais segura para que ela surja só segunda-feira? Posso tomar hoje é amanhã uma pílula e fazer só aí a paragem de sete dias?
    Muito agradecida, MJoao :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nesta situação deveria tomar mais dois comprimidos, para adiar a menstruação dois dias... se tomar hoje e amanha pode não interromper ou adiar sua menstruação, pois esteve um dia sem tomar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Tomando hoje, quarta-feira, e amanhã, quinta-feira, não fico nenhum dia sem tomar. Tomei ontem. Posso tomar então hoje e amanhã e começar novo blister na próxima sexta?
      Desde já obrigada pela sua resposta :)

      Eliminar
    3. Ok, então pode tomar, pensei que tivesse acabado um dia antes... :)

      Eliminar
    4. O próximo blister começo a tomar sexta-feira, certo? Preciso de usar algum outro método contraceptivo ou estou protegida?
      Muito muito muito obrigada! :))

      Eliminar
    5. Oi, sim pode iniciar que está protegida... não se preocupe... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  34. O próximo blogger começo a tomar sexta-feira, certo? Preciso de usar algum outro método contraceptivo ou estou protegida?
    Muito muito muito obrigada! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ficar descansada, basta iniciar na sexta... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  35. Nunca tomei anticoncepcional! Porém,eu quero adiar minha menstruação,até porque Praia não combina em estar no vermelho ;) Quero que me indique qual anticoncepcional devo tomar,para que ela pare,tenho apenas 7 dias restante .. Aguardo respostas. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao inicial um anticoncecional pode realmente adiar sua menstruação, qualquer um deles, mas deve falar com seu médico, não sugiro que inicie assim um somente para adiar a menstruação uns dias, até porque corre risco de ter sangramento devido à adaptação de seu corpo ao anticoncecional... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  36. oii adiei minha mestruaçao por 2 dias tomando duas pirulas a mais,fiz o intervalo d 7 dias to no sexto dia e nada d descer..tive uma vez relaçao sexual a tres semana atras fiz o teste d farmacia e deu negativo..posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, pois não tomou a pilula corretamente, este tipo de atraso pode acontecer quando tomamos as cartelas seguidas ou mais de 21 comprimidos seguidos... mantenha a pilula e não se preocupe... pode notar algum sangramento no meio da cartela, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Olá! Vou me casar e não quero ficar menstruada no dia da noite de núpcias.
    Como eu adianto ou atraso ??? (Já tomo pílula de 21 dias com pausa de 7 dias)
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve adiantar, pode tomar mais uma semana de pilula... se precisar ando por aqui... boa sorte... :)

      Eliminar
  38. Olá. Fiz uma ivg nos inícios de Dezembro de 2014. Depois disso a médica receitou-me a pílula e desde aí tenho-a tomado sempre de forma correcta e sem esquecimentos. Tenho mantido relações com o meu parceiro sem perservativo mas sempre com o coito interrempido. Acontece que estou na semana da "pausa" e a menstruação ainda não apareceu, apenas um corrimento beige/castanho. Isto é normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, devido à pilula a menstruação pode surgir dessa forma... deve mantê-la e desde que a tome corretamente está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  39. Bom dia, ao começar pela primeira vez a pílula a minha questão é a seguinte. Se para o mês que vêem quiser atrasar a menstruação o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode tomar mais uns dias de pilula ou fazer menos dias de pausa, não deve tomar menos dias, pois corre risco de engravidar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. olá
    Comecei este mês a tomar a pilula pela primeira vez ( deniile ) so que 25 de março vou de viagem eu acabo a carteira dia 22 gostaria de saber como fazer para que ela não me aparece-se na viagem
    obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode tomar mais dois ou três comprimidos de outra cartela e depois fazer a pausa ou tomar duas cartelas seguidas... se precisar ando por aqui... boa viagem.. :)

      Eliminar
    2. obrigado :)
      já agora e normal quasar uma especie de dificuldade ao respirar semelhante a ataques de nervos e acelaramento do coração ?

      Eliminar
    3. Olá,
      não é comum, deve ter outras causas, não é? Se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. talvez, a minha mãe diz que pode ser psicologico visto que eu li os efeitos secundarios todos e sou meia paronoica

      Eliminar
    5. Ok, tente se abstrair... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Boa tarde. Tenho uma duvida e gostaria que ma pudesse esclarecer. Eu tomava a genérico da Diane 35. Dia 10 de Fevereiro comecei a tomar a Diane 35 sem ser genérico, e não usei nenhum outro método de proteção durante o mês. Tomei sempre direitinho sem esquecer nenhum comprimido. A minha duvida é: a menstruação deveria ter vindo ontem a noite ou hoje de manha, e até agora nada, há algum risco de ser uma gravidez ou é normal a menstruação atrasar ou até mesmo não vir por ter mudado a pílula?
    Aguardo resposta, por favor.
    Desde já, obrigada. 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não vir devido à pilula, desde que tome corretamente não tem riscos... se precisar ando por aqui... aguarde... :)

      Eliminar
    2. É normal não vir, mesmo que seja a mesma pílula mas sem ser genérico?
      E os meus seios ganharam volume também, pouquinho, mas ganharam, tem também a ver com a mudança?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode acontecer, por vezes ao mudar para genérico a mulher nota alguns efeitos adversos... mantenha e se precisar :)

      Eliminar
    4. Mas no meu caso, eu mudei do genérico para a "normal", e não para a genérico. Acontece o mesmo neste caso?
      Outra coisa, como referi em cima, comecei a tomar dia 10 de Fevereiro, e no dia 19 de manha saiu um pouco de sangue, pouco mesmo, é também um sintoma da mudança da pílula?

      Eliminar
    5. Olá, sim pode acontecer, é mesmo um sinal da mudança.. mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    6. Mais uma coisa. Na semana passada tomei um brufen, uma pastilha apenas, e tenho tomado pneumorel xarope, e ontem comecei a tomar mucosolvan. Algum destes medicamentos interfere com a eficácia da pílula?

      Eliminar
    7. Olá,
      não interferem, pode ficar descansada, espero que já esteja melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
    8. Olá, sim, estou melhor, ela acabou por vir durante a noite (:
      Muito obrigada por toda a ajuda (:

      Eliminar
  42. Muito obrigada, ajudou-me imenso, continue com a iniciativa :D

    ResponderEliminar
  43. Boa Tarde Dr, gostaria de uma orientação, tenho escapes diários a quase um ano tipo borra de café, tenho endometriose, faço uso do medicamento Evra a 9 meses e tenho um implante de testosterona, fiz vários exames de sangue recentemente e ressonância pélvica, nos exames de sangue normal e na ressonância consta a endometriose, estou apavorada, tira o meu sono, será que esses escapes sâo devido a endometriose, grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim devem ser... deve falar com seu médico e manter a vigilância, com o tempo de tratamento deve notar menos escapes... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Boa tarde.
    Eu tomo pílula Diane 35 a menos de um ano e este mês esquecime de tomar 2 dias e a menstruação adiantou 3 dias antes de acabar a toma dos comprimidos e antes de iniciar a pausa. Continuo a tomar esses três comprimidos que me faltam tomar e depois faço a pausa ou faço já a pausa e só já começo a tomar nova caixa depois da pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá,
      como o esquecimento foi na ultima semana da cartela deve fazer já a pausa e iniciar nova cartela no primeiro dia da menstruação, tem que se proteger ou evitar até ao 7º comprimido da cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    3. Mas a pausa assim não dura os 7 dias e sim menos. Não tem problema em não fazer os 7 dias completos da pausa?

      Eliminar
    4. Olá, não tem problema, desta forma recupera a protecção da pilula mais rápido... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Boa tarde, ando a tomar a Diane 35, e acho que vou necessitar de tomar antibióticos uma vez que ando com imensa tosse e a minha mãe diz que pode ser uma inflamação nos pulmões, ou uma coisa assim, não sei bem. A minha duvida é: o antibiótico corta o efeito da Diane 35?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode cortar, depende do tipo de antibiótico, deve então procurar ajuda médica para avaliar essa alteração e depois ver se deve se proteger durante e nos dias seguintes a ter terminado o tratamento, beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas assim a pausa não e os 7 dias mas sim menos não tem problema nisso?

      Eliminar
    3. Olá, não tem problema, desta forma recupera a protecção da pilula mais rápido... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. olá! tomo anticoncepcional há muito tempo. dia 12 de janeiro tive relacoes sem preservativo. já tive a suposta menstruacao (borra de café durante 3 dias) 2 vezes, a primeira dia 15 de janeiro e a segunda dia 11 de fevereiro e entretanto parei a pílula mas até agora não voltei a menstruar. é normal? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer não menstruar logo após parar a pilula, desde que não tenha tido relações após parar a pilula não corre risco, pois durante a sua toma estava protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. tomo a pílula há muitos anos e não tenciono engravidar, mas tive relações sem preservativo no dia 11 de janeiro (na altura estava no fim da dayllete, nos comprimidos vazios. o período apareceu no dia previsto e no mês seguinte, a 11/2 também. no entanto resolvi parar a pílula para descansar e tive alguns sintomas, principalmente dores nos seios. dia 25/2 fiz betahcg que deu negativo... no entanto o período ainda não apareceu. posso estar perante um caso de falso negativo? desculpem se aqui não é o sítio certo, mas ando com isto na cabeça desde janeiro, não sei porquê.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que esteja grávida, pois quando teve relações ainda estava protegida, o teste deu negativo e pode não menstruar logo após parar a pilula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Tomo a Diane 35 há mais ou menos 2 anos, e tenho andado com tosse há cerca de uma semana, ou mais, onde na terça feira dia 10 de Março, de manha, assoei sangue. A minha mãe diz que é devido a toma da pilula, e associou esta tosse há embolia pulmonar. Poderá ser mesmo esse o motivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que esteja relacionado, ao tossir durante muito dias podemos notar sangue na expectoração... é comum, beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Olá, tomo a Diane 35 há algum tempo já. Este mês comecei a tomar na passada terça-feira dia 10, e ontem, dia 13, tomei a hora do costume, mas uma hora depois tive diarreia, e tomei uma pastilha do genérico da Diane 35 que tinha em casa. Passado mais uma hora, voltei a ter diarreia, mas só tomei outra pastilha passadas 6 horas e meia da hora da toma da primeira pastilha, tomando da cartela deste mesmo mês, mas de outro dia. A minha questão é, se eu tomar menos um dia este mês, e para o próximo começar a tomar um dia mais cedo, continuo protegida como se este incidente não tivesse ocorrido? E sendo que apenas passou 6 horas e meia da hora normal da toma da pílula, continuo protegida nestes próximos dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em relação à diarreia agiu muitíssimo bem, continua protegida, mas no final da cartela tem que tomar outro comprimido de outra cartela para manter a proteção, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas se no fim da cartela tomar um genérico, sem ser mesmo Diane 35, continuo protegida ou tem mesmo de ser Diane 35, sem ser genérico?

      Eliminar
    3. Olá, sim continua mesmo sendo um genérico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Bom dia! Iniciei a pílula minigeste no inicio do mês passado, fiz a pausa e tive a menstruação. Nos primeiros dois dias veio certo tenho parado no segundo dia à noite mas no terceiro dia junto à tarde veio sangue mas não era constante poderá isso ser considerado spotting?? é que desde essa altura que não tive mais hemorragias e já iniciei a segunda cartela da pílula, gostaria de saber se é normal não ocorrer spotting com apenas este tempo de utilização da pílula... Outra questão é ainda se neste momento estou protegida de uma gravidez sem a necessidade de utilização de um método contracetivo adicional?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode considerar... deve manter a pilula e não se preocupar pois já está protegida.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. O tratamento da imunoterapia afeta o efeito da pílula? Este tratamento consiste na toma de uma vacina sub-lingual todos os dias à mesma hora durante uns meses devido às alergias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mas para confirmar só mesmo sabendo o nome dos medicamentos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Obrigada! A vacina é desenvolvida em laboratório para cada caso não tendo um nome específico diz apenas que é usada no tratamento das gramíneas selvagens.

    ResponderEliminar
  53. Olá, tomo a pílula miranova e fiz dois meses seguidos. Agora estou na pausa onde deveria ter havido sangramento. É normal estar atrasado já ha 3 dias?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, após tomar seguido não menstruar na pausa, deve manter a pilula, desde que não tenha falhado nenhum comprimido está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  54. Boa noite,
    Tomo a pilula Denille a 1 mês so que sinto as pernas cansadas e com pele seca isso e normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tinha a pele seca antes? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. eu fico com a pele seca com a chegada da primavera tanto que as vezes parece que pica um bocado por isso já tinha tid antes ^^

      Eliminar
    3. Olá, se é somente coma chagada da primavera as causas podem ser outras... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. boa tarde
    tou a tomar a pílula pela primeiravez e ja tomo a 1 mes mas em brve vou viajar , não tem problema tomar duas caixas seguidar ? tambem não tenho vida sexualmente ativa
    . tomo a pilula denille

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode tomar excepcionalmente duas caixas seguidas... não convém tomar sempre assim para não maior risco de sentir efeitos adversos... se precisar ando por aqui, boa viagem... :)

      Eliminar
  56. Boa tarde, as vitaminas Viterra interferem com a pilula minigeste ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Boa Noite.. vou viajar no dia 18/04 e queria atrasar minha menstruação por pelo menos dois dias. NÃO faço uso de anticoncepcionais há mais de 2 anos. Antes tomava Adoless. Convém eu começar a tomar ou pode ser que ele adiante minha menstruação? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      para menstruar dois dias mais cedo basta fazer menos dias de pausa, se quer adiar dois dias pode tomar no final da cartela mais dois comprimidos de outra cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Boa noite, tomei a pílula minigeste uma semana a mais porque fui de férias. Mas agora que fiz a pausa a minha menstruação de cor castanha... É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer essas alterações, são causadas pela pilula, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Boa Tarde..
    Tomo Selene e estou emendando a cartela tem uns 8 meses.. mas quero deixar descer a menstruação esse mês. Meu ultimo comprimido é dia 19/04 (domingo) .. consequentemente minha menstruação ira descer dia 23/04 (quinta) , mas tenho um compromisso nesse dia e fds.. se eu nao parar no ultimo comprimido e tomar mais uma semana e aí sim fazer a pausa dos sete dias, o efeito da pilula diminui, corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar mais uma semana, que continua protegida, ao tomarmos as cartelas seguidas pode depois não menstruar logo na primeira pausa... sugiro sempre que faça a pausa, especialmente com pilula com grande dosagem como a selene... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Se eu nao parar no ultimo comprimido e tomar mais 2 ou 3 dias, e dpois fazer a pausa.. tambem continuo protegida?
    Tomo Selene e estou emendando a cartela tem uns 8 meses.. mas quero deixar descer a menstruação esse mês. Meu ultimo comprimido é dia 19/04 (domingo) .. consequentemente minha menstruação ira descer dia 23/04 (quinta) , mas tenho um compromisso nesse dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim continua... pode tomar mais uma semana, que continua protegida, ao tomarmos as cartelas seguidas pode depois não menstruar logo na primeira pausa... sugiro sempre que faça a pausa, especialmente com pilula com grande dosagem como a selene... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Boa noite,

    Tomo a pílula arankelle, 21 comprimidos. No mês passado, por engano, tomei uma semana a mais (fiz 28 comprimidos) do que era suposto, tendo feito a pausa dos 7 dias uma semana depois. Este mês tomei apenas os 21 comprimidos e estou a fazer a pausa de 7 dias. Contudo agora mentruo uma semana depois do que era esperado devido a ter tomado uma semana a mais de pílula por engano. Há algum problema?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não é normal após tomar dessa forma, mais dias, notarmos alterações menstruais, deve manter que nos próximos ciclos vai regularizar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Boa noite se eu tomar yasmim cartela seguida vou conseguir atrasa la ate o terminio da 2 cartela? e se desce tem algo para cortar na hora pois esta previsto p vim no 2 dia de mha lua d mel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim consegue... não aconselho a tomar nada... boa sorte... :)

      Eliminar
  63. Boa noite...no ciclo passado tomei duas pilulas no mesmo dia...dei a pausa porem ao invés de iniciar no 8º dia, iniciei no 9º....para completar, esqueci a pilula numero 6....no desespero, tomei a pilula do dia seguinte. Corro riscos de gravidez?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relações após esse esquecimento e no inicio da cartela tem risco... se tomou a pilula do dia seguinte após a relação pode ficar descansada... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Quando vc diz inicio da cartela poderíamos considerar até 4 dias depois?!Digo isto pois deveria ter iniciado a nova cartela na segunda mas iniciei na terça...e tive relações na sexta feira...

      Eliminar
    3. Olá, sim até ao 7° dia corre risco... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Olá. Eu tomo anticoncepcional iinjetavel porém nesse mês tomei no primeiro dia da menstruação e depois de 4 dias tomei o comprimido para a menstruação parar, ela parou, continuei tomando por 3 dias, passou uma semana e ela voltou a descer. Quando a menstruação termina corro risco de engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre risco, desde que faça o injectavel todos os meses está protegida... mesmo menstruando... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. tenho 45 anos e vou tomar a pílula para atrasar o periodo. Só kero tomar durante um mês. Posso ter problemas com a menstruação depois?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter alterações menstruais depois.... mas acaba por regularizar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. olá bom dia,eu tomo injetável perlutan há 3 anos,ela desce todo mês certinho,mas preciso que seja adiada pois vou ter medico marcado,o que faço pra ela ñ descer??? e depois pra que desça?? corro o risco de engravidar ??/ ass: jai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode atrasar a toma do injetável, imagine no mês anterior faz uma semana antes, desta forma irá menstruar uma semana antes... não perde a protecção... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  67. Olá, eu tomo a pilula e no mes passado a menstruação nao veio, fiz um teste e deu negativo. Esperei, e este mês ele já apareceu, mas já tenho á quase uma semana e só customo ter 3 dias. Vem muito escuro e em muita quantidade, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer devido à pilula deve manter a pilula, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Ola.
    Eu nunca tomei pílula mas eu vou sair durante três dias e queria adiar o meu período. E é daqui a duas semanas que eu vou e que o meu período provavelmente vem, o que faço? Pode ter efeitos secundários ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode tomar mais uns comprimidos após terminar a cartela, pode tomar 24 ou 25 comprimidos e depois faz a pausa... ao tomar dessa forma pode ter mais risco de notar efeitos colaterais, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. se tomar 2 cartelas seguidas sem pausa corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre continua protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, vou viajar e queria que minha menstruação viesse antes, corro risco de engravidar, se eu parar a pílula uma semana antes de terminar os 21 dias para menstruação vir antes, e na semana seguinte voltar a tomar e ter relações sem proteção? Onrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre risco, o ideal ser colar duas cartelas ou tomar mais uma semana de pilula após terminar os 21 comprimidos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, Vou viajar e quero adiar minha menstruação uma semana antes dos 21 dias sem emendar outra cartela, e na próxima semana voltar a tomar normal uma nova cartela e ter relaçoes sem proteção, corro riscos? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre risco, o ideal ser colar duas cartelas ou tomar mais uma semana de pilula após terminar os 21 comprimidos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. Ola. Eu tomo primeira 30. Mês retrasado precisei antecipar a menstruação. Não tomei 8 comprimidos que faltavam. A mens. Desceu certinha 4 dias depois e permaneceu por 4..bem como é normalmente. Ocorre que tive relação sem camisinha durante os dias de menstruação.. Gostaria de saber se há algum risco? Pois desceu pouquíssimo sangue este mês. Pouco volume e fluxo curtinhos. Jamais visto.alem de um corrimento rosa claro que nunca tive. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corre risco... ao tomar menos comprimidos deixou de estar protegida... deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Boa tarde,
    Eu queria atrasar a menstruação para o mês que vem, e neste momento já estou no 3 dia de pausa. Como faço?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode fazer menos dias de pausa, inicia a próxima cartela mais cedo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Boa noite, eu vou de ferias para a semana que vem e os 7 dias de pausa relativamente à pilula ocupam todo esse periodo de férias. Se eu quiser adiar a menstruação apenas uma semana como devo proceder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode tomar mais uma semana de pílula de outra cartela e depois fazer a pausa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. E isso não pode causar graves danos? É só uma semana, mas tenho um pouco de medo... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem grandes riscos, apenas tem mais risco de notar alguns efeitos adversos como sangramentos, tensão mamária ou inchaço em sua barriga, como é só uma semana não tem, outros riscos... ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
  76. E isso não pode causar graves danos? É só uma semana, mas tenho um pouco de medo... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem grandes riscos, apenas tem mais risco de notar alguns efeitos adversos como sangramentos, tensão mamária ou inchaço em sua barriga, como é só uma semana não tem, outros riscos... ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
  77. Tive relações no dia 3 deste mês. Devia acabar de tomar a pílula no dia 17, mas queria parar no dia 13, posso engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se parar dia 13 não irá engravidar por causa da relação no dia 3, mas deixa de estar protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. se eu parar de tomar a pílula mais cedo este mês, faço a pausa de 7 dias e inicio uma nova cartela, neste novo mês estou protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se para antes ou mais cedo deixa de estar protegida, só recupera a protecção após a 7ª pílula da próxima cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Posso reduzir o tempo de pausa? depois a protecção é na mesma após a 7ª Pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode que mantém a protecção... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  80. Se em vez de deixar de tomar hoje, tomar mais uma semana do que era previsto, faço a pausa, depois inicio uma nova cartela de 21 comprimidos, fico sempre protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim se tomar mais numa semana mantém a protecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. Começo a tomar a pílula, no 7º dia estou protegida? ou só no 8º?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao fazer a pausa de 7 dias e ao retomar a pílula continua protegida logo no primeiro dia da pílula, pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Olá, tomo a pílula minigeste. Esqueci um comprimido na primeira semana e entretanto disseram para não tomar visto que já tinha passado mais de 24h. Para além disso tomei um a mais no final da pílula. Era para terminar quarta e tomei na quinta por descuido. O período esta atrasado. Existe alguma possibilidade de ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim existe se teve relações nos 7 dias seguintes ao esquecimento pode ter engravidado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Tive relações no dia antes e no dia do esquecimento a noite. Ou sexta sábado e domingo. A de sábado tomei certa a de domingo não tomei pois só me lembrei segunda a meia noite. Mesmo assim corro risco? E que o periodo esta atrasado. Não poderá ser por ter tomado uma a mais no fI'm?

      Eliminar
    3. Olá,
      o atraso pode ser pelas duas situações, por ter tomado a mais ou por estar grávida, deve manter sua pílula e fazer teste de gravidez para conferir... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Iniciei a Gynera no dia 2/6 desde então tenho sentido dores abdominais, diarreias e por vezes corrimento escuro. Serão sintomas da pilula uma vez que já não tomava há muito tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem ser deve procurar seu médico para avaliar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Fiz uma pausa apenas de 4 dias, em vez de 7. No quarto dia veio me o período. No quinto já comecei a tomar a pílula. Já a estou a tomar á 10 dias, mas ainda perco sangue de vez em quando, e tenho uma corrimento escuro..é normal? Foi de não te tido os dias normais do período?

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.