Depressão

A depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza prolongada, choro fácil, desespero, pessimismo, perda de interesse ou prazer nas actividades diárias, sentimentos de culpa, desamparo, dificuldade na concentração, diminuição do interesse sexual, alterações de peso, apetite, agitação, irritabilidade, pensamentos de morte ou suicídio, perturbações de sono, dores de cabeça frequentes, perturbações digestivas ou dores de costas.

As causas de depressão variam de pessoa para pessoa, embora haja certos acontecimentos que levam a um estado depressivo, como um divórcio, um falecimento, o desemprego, entre outros. A depressão pode ainda ser causada por algumas doenças como tumores, doença de Parkinson, desequilíbrios hormonais e dependência de drogas.

A depressão deve ser tratada com auxílio do seu médico recorrendo aos anti-depressivos ou à psicoterapia. O tratamento é muito prolongado.

A depressão pode afectar pessoas de todas as idades e se não for tratada pode levar ao suicídio.

Tentativa suicídio

A maioria das pessoas que tentam o suicídio está deprimida. Quando tentam o suicídio devem ser encaminhadas para um psiquiatra, normalmente a pessoa que tenta o suicídio não deseja acabar com a vida. A tentativa é uma forma dramática de comunicar com os outros. Nos hospitais nem sempre temos acesso a um psiquiatra, por isso é importante manter a pessoa sob vigilância. Se houver risco de nova tentativa, devemos garantir que o tratamento prescrito é seguido e as causas são alteradas ou anuladas.

Fontes bibliográficas