terça-feira, maio 06, 2014

Hemorroidas e fissuras

Hemorroidas e fissuras

O que são hemorroidas? E fissuras anais?

As hemorroidas são veias distendidas e dilatadas em redor do ânus (hemorroidas externas) e dentro do ânus (hemorroidas internas). As fissuras anais são lacerações ou rasgos nos tecidos que revestem internamente o bordo do ânus. Estas duas alterações são comuns em pessoas que sofrem de prisão de ventre ou obstipação, na gravidez, parto, com varizes, obesidade e alterações venosas.

Quais são os sintomas das hemorroidas?

Os sinais e sintomas das hemorroidas são a hemorragia (sangue vivo nas fezes), dor, comichão, ardor após defecar e inchaço.

O que pode causar as hemorroidas?

As causas das hemorroidas são a obstipação ou prisão de ventre, diarreia intensa, problemas venosos, obesidade, fatores genéticos, gravidez, parto, alimentação rica em especiarias, entre outras.

Como alívio uma crise de hemorroidas?

Para aliviar uma crise de hemorroidas deve aplicar um saco de gelo envolto num pano, fazer um banho de assento 3 a 4 vezes por dia ou sempre que for ao wc, limpar-se com toalhetes ou papel humedecido, aplicar pomada hemorroidal, evitar refeições e alimentos condimentados, beber mais água, evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína, evitar pegar em pesos (+ de 20 kg) e aumentar a ingestão de fruta e legumes (fibras).

Se tiver hemorroidas devo fazer a higiene com água quente ou água fria?

Pode fazer a higiene e banhos de assento com água fria no caso de serem hemorroidas ou com água quente se forem fissuras anais. Banho de assento: Um banho de assento deve ser efetuado numa bacia grande e durar 3 a 10 minutos, plantas com benefícios nas crises de hemorroidas (aveleira, carvalho (fissuras), castanheiro-da-índia, silva e videira vermelha).

Que dieta devo fazer se tiver com uma crise de hemorroidas?

A pessoa com hemorroidas deve evitar os condimentos, a cafeína e as bebidas alcoólicas, deve enriquecer a alimentação com fruta e legumes e 2 litros de água para as fezes não ficarem tão duras.

Defequei e notei que as minhas fezes tinham sangue vivo, é grave?

A presença de sangue vivo nas fezes ou no papel higiénico revelam uma hemorragia digestiva baixa, normalmente relacionado com hemorroidas e fissuras anais, deve consultar o seu médico.

Como devo aplicar a pomada hemorroidal?

Os cremes existente no mercado para as hemorroidas ou fissuras anais têm, norma geral, na sua composição um derivado anestésico, um hemostático e outro derivado da glicerina. O objetivo é anestesiar, parar o sangue e lubrificar para facilitar a introdução do creme ou pomada. Algumas pomadas no mercado têm um adaptador para facilitar a introdução da pomada, se por acaso não tiverem pode usar uma dedeira ou luva de látex. Como aplicar: Coloque o unguento na ponta do dedo, cerca de 2,5 cm de pomada, em posição deitado com as pernas levantadas, introduza lenta e descontraidamente o dedo no ânus (cerca de 1 cm) fazendo movimentos circulares. Retire a dedeira e lave-a com água e sabão.

Ultimamente tenho tido muito ardor e comichão no ânus, o que está a causar esta alteração?

A comichão à volta do ânus é comum e está ligada a diversos problemas de saúde como: fissuras, hemorroidas, eczemas, infeções na pele, irritações (comida condimentada), fístulas ou vermes (oxíuros). Sugiro que recorra ao seu médico para ser avaliado.

Posso tratar as hemorroidas?

Sim pode, existem alguns tratamentos direcionados para este tipo de alteração. Alguns tratamentos: laqueação elástica, a esclerose, coagulação por laser, crioterapia e cirurgia (hemorroidectomia). O tratamento cirúrgico é o mais eficaz. Fale com o seu médico.

Fontes bibliográficas
Partilhe

21 comentários:

  1. Oi, estou com uma crise hemorroidal, deve lavar com água quente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      no caso das hemorroidas é mais indicado a água fria... se precisar ando por aqui... as melhoras.

      Eliminar
  2. O meu bébé de 16 meses encontra-se com obstipação e devida á dificuldade em fazer as suas necessidades ele ganhou uma fissura. Já foi medicado com laevolac, uma pomada e bebegel, mas continua com dores, como devo tratar a fissura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      siga as indicações do médico e dê paracetamol para evitar as dores e tome algumas medidas para aliviar a defecação, tais como: aplicar um saco de gelo envolto numa toalha, fazer um banho de assento 3 a 4 vezes por dia ou sempre que for ao wc com água água quente (fissuras) e limpar a região anal com toalhetes ou papel humedecido (macio)... as melhoras, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. As hemorróidas extras pode arder ter dor.só ver sangue claro em pouca quantidade no papel hegienico .que foi a médica diz para fazer banhos de assento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer isso... pode aplicar pomada para facilitar e não ter dor quando evacuar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ela também me passou uma pomada para chegar quando tiver dor fucicort .mas as vezes passo halibut .passa algum tempo.

      Eliminar
    3. Ela passo uma pomada para chegar quando arde e DOI e pomada fucicort. E passa por algum tempo. As vezes ate DOI me ao toque quando a pele esta enchada

      Eliminar
    4. Ok eu percebo... deve então seguir as suas indicações... que vai aliviar... tenho cuidados com a sua dieta... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, para fissuras deve usar água quente, sinto alívio com água fria, isso me prejudica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, experimente alternar, água fria e água quente, para favorecer a cicatrização da fissura... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. ola Dr.estou com crise de hemorroides penso que provocada pela medicação que tomo que me fez prisão e eu tomo probiotico ha muito tempo.
    Qual a melhor pomada para dôr e cicatrização?
    o trombocid e usado em fissuras quando arde muito?
    Queria ivtar tomar medicção porque ando a fazer tratamento com para miomas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,a a pomada indicada deve ter um pouco de anestésico, pode encontrar no blog mais posts ou recorrer à farmácia para comprar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde DR.
    Eu estou com prissão de ventre e com hemorroides e fissura anal.
    passaram laveolac para tomar ao deitar, mas como tomo medicação para dormir tomei pela manhã hoje e nada ainda muita força, ja fui 2 vezes com vontade e so saiu um pouco de sangue do esforço.
    deverei tomar á noite a colher do xarope como me disseram ou repito pela manhã?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deveria repetir, pode fazer à noite e de manhã para amolecer, beba um copo de água morna a acompanhar... o importante é amolecer as fezes para não doer... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Oi, tenho hemorróida faz um tempo já, e comecei a usar a pomada faz quase um mês já e nada de melhorar, parei de tomar leite pq, sempre que tomo vou ao banheiro umas três vezes e tomo soró caseiro, ontem comi chocolate e pastel, hj pela manhã foi sacrifício pra evacuar. Como fazer as hemorróidas sair? Não aguento mais, tenho 16 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para as hemorroidas saírem só mesmo com cirurgia, pode é seguir os conselhos do post para melhorar e e diminuir as crises... :) ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde Dr.
    Preciso de uma opinião sua.
    Eu tomo medicaçao antidepressica pela manha e de noite e ando a tomar um medicamento para miomas.
    o que acontece e que fiquei co prisao de ventre e hemoroides ja e segunda vez que estava na manutenção do daflon e estou outra vez com dose de emergencia.
    O problema e que estou com o movicol em jejum 1 saqueta apenas, mas começei a notar muita secura na boca de noite mais e muit fraqueza no corpo, mesmo quando vou csada de banhoso consigo estar deitada como sensação de ressaca de medicaçao não sei. so hoje acossiei porque entes disto eu nao passava dia assim. o meu anus queima e doi muito e desta vez começei cm algum sangramento. Medica mandou eu aumentar, mas estou com receio. Será que pode ser disto a interferencia com alguma coisa que eu tome?'
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal se sentir assim com o tempo me parece que pode ir deixando o movicol, mas perante esse estado de fraqueza é melhor continuar falando com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, meu filho já faz um tempo que ta com sangramento qdo faz cocô, e faz uns 30 dias que vem passando pomada e não ta mehorando não, agora venho colocando compressa de agua fria e parece que deu uma pequena melhorada. To muito preocupada a médica disse que se não melhorar prazo de 20 dias terá que fazer colonoscopia. Ele vem tomando laxante , faz cocô umas três vezes ao dia, só que mesmo fazendo mole ele faz um pouco de força para fazer cocô . Não sei que fazer, ele não reclama de dor, só qdo vou passar a pomada e venho passando internamente com o aplicador e ele continua brincando normalmente. Ele tem 3 aninhos !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter esse cuidados, que vai acabar por melhorar, é importante que faça coco para as fezes não endurecerem... lhe dê muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.