quarta-feira, maio 28, 2014

Unhas encravadas e com micoses

Unhas encravadas e com micoses

Como devo cortar as unhas?

As unhas das mãos devem ser cortadas de forma arredondada. As unhas dos pés devem ser cortadas de forma reta, os cantos não devem ser cortados.

Quanto cresce uma unha?

A unha cresce cerca de 2 a 3 milímetros por mês a partir da lua branca que está na base da unha. As unhas são constituídas por células epiteliais endurecidas, constítuidas por queratina, uma proteína.

As minhas unhas têm pequenas manchas brancas, por que será que apareceram?

As manchas brancas nas unhas podem ser causadas por micoses, traumatismos, intoxicações por metais pesados e carência de alguns nutrientes. A causa mais comum é a carência de vitaminas e minerais como o ferro, o zinco e o selénio. Alimentos ricos em selénio (oleaginosas, nozes, avelãs, castanhas e alguns suplementos) e ricos em zinco (carne, peixe, laticínios, ostras, mariscos, nozes, avelãs e feijão).

Porque é que as unhas encravam?

As unhas do pé encravam quando uma ponta da unha, normalmente as guias laterais, se enterram na pele dando origem a um processo inflamatório com dor, rubor, inchaço e até pus. A unha encravada pode ser causada pelo corte dos cantos das unhas (causa principal), pelo calçado, pela morfologia do pé ou unha, pelo excesso de humidade, por micoses ou por fatores genéticos.

Como posso evitar que as unhas encravem?

Para prevenir que as unhas encravem deve secar o espaço entre os dedos após o banho, usar meias de algodão, não partilhar calçado ou corta-unhas, evitar andar descalço em locais públicos, evitar calçado sintético, cortar as unhas de forma reta e não deixar que os cantos se enterrem na carne.

Como devo tratar uma unha encravada?

O tratamento consiste em facilitar a passagem da guia lateral para fora da pele. A remoção da unha e o corte dos cantos não resolvem o problema, apenas o adiam. As unhas do pé devem ser cortadas a direito, as guias laterais devem ser mantidas fora da pele, as cutículas não devem ser retiradas e as unhas devem ser mantidas secas.

As minhas unhas estão muito grossas e farinhentas, o que estará a causar isto?

Estes sinais demonstram que a unha está com uma micose, deve falar com o seu médico para fazer tratamento.

Quais são os sintomas de uma unha com micose?

Os sintomas de micose nas unhas são: unha amarela, castanha, ligeiramente levantada, farinhenta, muito espessa, com manchas e quebradiça.

Como devo tratar uma unha com micose?

Deve recorrer ao seu médico para ser medicada, normalmente o tratamento consiste na aplicação de um verniz localmente e a toma de comprimidos. A aplicação de vinagre de cidra pode melhorar este problema.

O pé-de-atleta está relacionado com as micoses das unhas?

Sim pode estar, a presença de uma infeção fúngica entre os dedos (pé-de-atleta) pode levar a contaminação das unhas e criar uma micose.

Porque surge o pé-de-atleta? Como posso prevenir?

O pé-de-atleta é uma infeção causada por fungos. Os fungos precisam de ambientes húmidos e quentes para se desenvolver. Para evitar a propagação dos fungos devemos manter a pele seca e limpa, usar toalhas, calçado e meias individuais, usar meias de algodão, não andar descalço, não se sentar nú nos bancos dos balneários, usar calçado largo e confortável (de preferência de pele), não partilhar o corta-unhas e caso apareça uma micose falar com o médico e adotar medidas para prevenir o contágio em casa (utilizar chinelos no duche).

Como posso tratar o pé-de-atleta?

O pé-de-atleta deve ser tratado com antimicótico, que pode ser solicitado na farmácia ou ao seu médico. Em micoses mais prolongadas ou que abranjam maior área da pele deve recorrer a um tratamento mais prolongado (fale com o seu médico).

Fontes bibliográficas
Partilhe

10 comentários:

  1. O meu filho tem sempre as unhas sujas, o que posso fazer para as limpar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve reforçar a higiene das mãos com lavagens frequentes, mergulhe as unhas em água morna e com escova macia escove ou mergulhe as unhas em tigela com água morna com lixívia ou sumo de limão. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Porque se encravam as unhas dos pés?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as causas mais comuns são o corte dos cantos das unhas (causa principal), calçado apertado, forma do pé ou da unha, excesso de humidade, por micoses e por factores genéticos. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. O meu pai é um grande fumador, tem as unhas amarelas, será do tabaco ou vai acabar por ficar assim com as unhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os fumadores normalmente ficam com as unhas amarelas devido ao fumo do tabaco, não há relação entre as unhas amarelas do fumador e as micoses. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Ola estou com micose na virilha eu estou com a unha grande e cossei a viriçha com a unha o virus morre se ficar na unha ou pode transmitir depois de lavar a mao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se houver higiene não tem perigos, devem procurar ajuda médica para tratar a micose... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Se eu estiver com micose na vagina qual sao os sintomas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, infecção por fungos (é diferente da micose que fala na pele) pode dar coceira, corrimento, mau odor, dor nas relações... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.