Unhas encravadas e com micoses


Como devo cortar as unhas?

As unhas das mãos devem ser cortadas de forma arredondada. As unhas dos pés devem ser cortadas de forma reta, os cantos não devem ser cortados.

Quanto cresce uma unha?

A unha cresce cerca de 2 a 3 milímetros por mês a partir da lua branca que está na base da unha. As unhas são constituídas por células epiteliais endurecidas, constítuidas por queratina, uma proteína.

As minhas unhas têm pequenas manchas brancas, por que será que apareceram?

As manchas brancas nas unhas podem ser causadas por micoses, traumatismos, intoxicações por metais pesados e carência de alguns nutrientes. A causa mais comum é a carência de vitaminas e minerais como o ferro, o zinco e o selénio. Alimentos ricos em selénio (oleaginosas, nozes, avelãs, castanhas e alguns suplementos) e ricos em zinco (carne, peixe, laticínios, ostras, mariscos, nozes, avelãs e feijão).
Unhas encravadas e com micoses

Porque é que as unhas encravam?

As unhas do pé encravam quando uma ponta da unha, normalmente as guias laterais, se enterram na pele dando origem a um processo inflamatório com dor, rubor, inchaço e até pus. A unha encravada pode ser causada pelo corte dos cantos das unhas (causa principal), pelo calçado, pela morfologia do pé ou unha, pelo excesso de humidade, por micoses ou por fatores genéticos.

Como posso evitar que as unhas encravem?

Para prevenir que as unhas encravem deve secar o espaço entre os dedos após o banho, usar meias de algodão, não partilhar calçado ou corta-unhas, evitar andar descalço em locais públicos, evitar calçado sintético, cortar as unhas de forma reta e não deixar que os cantos se enterrem na carne.

Como devo tratar uma unha encravada?

O tratamento consiste em facilitar a passagem da guia lateral para fora da pele. A remoção da unha e o corte dos cantos não resolvem o problema, apenas o adiam. As unhas do pé devem ser cortadas a direito, as guias laterais devem ser mantidas fora da pele, as cutículas não devem ser retiradas e as unhas devem ser mantidas secas.

As minhas unhas estão muito grossas e farinhentas, o que estará a causar isto?

Estes sinais demonstram que a unha está com uma micose, deve falar com o seu médico para fazer tratamento.

Quais são os sintomas de uma unha com micose?

Os sintomas de micose nas unhas são: unha amarela, castanha, ligeiramente levantada, farinhenta, muito espessa, com manchas e quebradiça.

Como devo tratar uma unha com micose?

Deve recorrer ao seu médico para ser medicada, normalmente o tratamento consiste na aplicação de um verniz localmente e a toma de comprimidos. A aplicação de vinagre de cidra pode melhorar este problema.

O pé-de-atleta está relacionado com as micoses das unhas?

Sim pode estar, a presença de uma infeção fúngica entre os dedos (pé-de-atleta) pode levar a contaminação das unhas e criar uma micose.

Porque surge o pé-de-atleta? Como posso prevenir?

O pé-de-atleta é uma infeção causada por fungos. Os fungos precisam de ambientes húmidos e quentes para se desenvolver. Para evitar a propagação dos fungos devemos manter a pele seca e limpa, usar toalhas, calçado e meias individuais, usar meias de algodão, não andar descalço, não se sentar nú nos bancos dos balneários, usar calçado largo e confortável (de preferência de pele), não partilhar o corta-unhas e caso apareça uma micose falar com o médico e adotar medidas para prevenir o contágio em casa (utilizar chinelos no duche).

Como posso tratar o pé-de-atleta?

O pé-de-atleta deve ser tratado com antimicótico, que pode ser solicitado na farmácia ou ao seu médico. Em micoses mais prolongadas ou que abranjam maior área da pele deve recorrer a um tratamento mais prolongado (fale com o seu médico).

Fontes bibliográficas