terça-feira, agosto 26, 2014

Effilevo® (etinilestradiol 0,02 mg + levonorgestrel 0,10mg)

Effilevo® (etinilestradiol 0,02 mg + levonorgestrel 0,10mg)

O anticoncecional effilevo® é uma pilula hormonal combinada indicada na prevenção da gravidez que é composta pelas hormonas etinilestradiol e levonorgestrel. Dosagem hormonal da pilula effilevo®: etinilestradiol 0,02 mg + levonorgestrel 0,10mg

Outros composto dos comprimidos da pilula effilevo®: lactose anidra, povidona K-30 (E1201), estearato de magnésio (E572) e Opadry II rosa (álcool polivinílico, talco (E553b), dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, laca de alumíno vermelha (E129), lecitina (E322), óxido de ferro vermelho (E172), laca de alumínio azul (E132). 

Como iniciar a pilula effilevo®

As mulheres que não fazem nenhum método contracetivo hormonal devem iniciar a pilula effilevo® no primeiro dia da menstruação.

Como tomar a pilula effilevo®

A pilula effilevo® deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos), após os quais deverá ser feita uma pausa de 7 dias. Durante esta pausa a menstruação deverá surgir.

Efeitos secundários mais comuns da pilula effilevo®
  • alterações de humor
  • dores de cabeça
  • náuseas
  • tensão mamária
  • alterações no peso
  • vómitos
  • diarreia
  • comichão ou coceira
  • retenção de líquidos

Medicamentos que interagem da pilula effilevo®
  • primidona
  • fenitoína
  • barbitúricos
  • carbamazepina
  • oxcarbazepina
  • rifampicina
  • ritonavir
  • nelfinavir
  • griseofulvina
  • penicilina
  • tetraciclina
  • bosentano
  • hipericão

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

34 comentários:

  1. Boa noite venho atraves deste meio colocar lhe uma questao k me esta a tirar o sono.num momento mais intimo com o meu namorado ele colocou um pouco do seu penis na minha vagina foi pouco tempo pois com as dores teve k retirar.estou apavorada com a hipotese de poder ficar gravida pois n sei se o seu semen foi para dentro de mim.tomo diane 35 a 5 anos as vezes n tomo a hora certa mas nunca ultrapassa mais k uma hora..pode m esclarecer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se está a tomar a diane 35, e a tomou sem falhas, não corre risco... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Se tomar brufen na semana da pausa (6f), iniciar a toma da nova carteira no domingo e ter relações sem protecção na 2f corro riscos de,engravidar?

      Eliminar
    3. Olá, não corre riscos, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. ola tenho uma questão para por...tomo a pilula effilevo desde setembro e tenho relações com o meu namorado sem preservativo. Em dezembro tivemos uma relação em que eu andava com dores de garganta e tomei mebocaina e brufen so mesmo depois a noite depois de ter tido a relação. A menstruação devia ter vindo 2ªf e não veio ate hoje e tomei a pilula certa sem falhas...posso estar gravida? Já me aconteceu com a pilula denielle não vir a menstruação( Neste momento ando em exames, no entando não sinto muito stress)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece pois tomou a pilula corretamente e os medicamentos que tomou não interferem com a eficácia da pilula... deve manter a pilula, às vezes por causa destes quadros de doença podemos ter alterações hormonais e não menstruar... o stresse pode atrasar mais ainda... as suas melhoras, mantenha a pilula e se precisar ano por aqui.

      Eliminar
  3. Tomo Effilevo há 11 dias, comecei a tomar no 1º dia de menstruação (dura normalmente 4 dias) e até hoje estou com um corrimento muito escuro e irregular. é um efeito secundário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ser.. se nota odor pode ser uma infecção vaginal... deve manter a pilula e aguardar... :)

      Eliminar
  4. Olá Dr. Carlos,
    tomo a yasmin há cerca de 7 anos e fiz vários trombos pequenso ao nível do intestino. Com as notícias tornadas públicas de que a yasmin pode ter estado na origem de várias mortes no Canadá e uma em Portugal aconselhei-me com o meu obstetra e ele sugeriu-me a pilula Effilevo. Tendo tendência para a formação de trombos pedia-lhe a sua opinião sobre esta pilula que nunca tomei e se é considerada uma pilula com baixa dosagem de estrogénio, pois procuro algo seguro e com o mínimo de efeitos secundários para o meu organismo.
    Grata pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de ter estrogénios, tem realmente menor dosagem e menos risco... deve seguir a indicações de seu médico.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, eu tomava a pílula miranova á uns meses já, mas por engano a minha mãe comprou a effilevo, posso começar agora com essa? vi que a dosagem é a mesma e a aparência dos comprimidos também, mas tenho medo... quais as diferenças entre elas. obrigada (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, pois são pilulas equivalentes.... não se preocupe... são iguais... :)

      Eliminar
  6. Ola! Tive relações sexuais sem protecção na semana da pausa (sab e domingo). No domingo iniciei a pilula a hora normal como era suposto(de manha). Na 4f esqueci-me completamente do comprimido, mas na 5f logo de manha lembrei-me e tomei os 2 comprimidos (4f e 5f). Poderei estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem risco, mas se deve proteger nos próximos 7 dias com preservativo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde. Não tenho a certeza se cheguei a enviar o comentário ou se houve algum erro.... Estou mesmo muito aflita! Na semana da pausa (sab e domingo) tive relações sexuais com o meu namorado sem protecção, embora ele não ejaculou dentro de mim. Comecei a tomar a pilula no mesmo domingo a hora habitual (de manha).... tudo estava certo até precisamente 4ªf pois como fui fazer analises esqueci-me de tomar a pilula de manha e so me lembrei hoje (5f) de manha e tomei os 2 comprimidos juntos. Poderei estar gravida? A bula diz que se tive relações na semana anterior e esqueci-me de tomar 1 comprimido na 1ª semana corro o risco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem risco, mas se deve proteger nos próximos 7 dias com preservativo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Aguardo resposta.obrigado

    ResponderEliminar
  9. Boa noite! Tomo a pilula effilevo ha um ano ou mais e este mês tomei tudo certinho. Estou na última semana da carteira da pilula (ultimo comprimido no sabado) e ontem e hoje(5f) tive pequenas perdas de sangue, sendo que as de hoje foi maior ( o penso diário e suficiente). Nao tive relações sexuais, nao sofri traumatismos nem fiz nenhuns exames. As alterações que noto e que tenho dormido mal e hoje tive ligeiras dores de cabeça e apareceram 2 borbulhas, sintomas que costumo ter na semana da pausa. Acha que pode ser cansaço ou sistema nervoso? Devo ficar preocupada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que possa ser provocado pelo cansaço e sistema nervoso, é comum notar algumas alterações quando passamos por esses períodos.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Bom dia,
    Tomo aranka cerca de 3 meses, mas recentemente ouvi dizer que é uma pilula que possui um risco aumentado para trombos. Disseram que as pilulas com levenostrel são melhores e falaram-me na effilevo...até à data tenho estado bem com a aranka, mas se puder precaver-me em relação a trombos preferia mudar para esta pilula(supostamente mais fraca). Aconselha-me a mudar? Se sim como devo de proceder? Irei ter efeitos colaterais com a mudança?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode mudar, mas deve ser seu médico a avaliar pois cada mulher é difere,te e pode beneficiar mais se mantiver, pois ao mudar tem sempre chances de não se adaptar... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
    2. Obrigada por responder.
      Eu apenas estou receosa porque ouvi relatos não muito positivos sobre aranka (visto ser genérico da yasmin que por sua vez já esteve em polémica devido a mortes).
      Nunca tinha tomado pilula. A médica não me fez uma avaliação e pouco falou comigo sobre o assunto, comentei com ela que gostaria de iniciar a toma de um anticoncepcional e ela indicou-me aranka...neste momento ando com medo que algo me possa acontecer, pois andei a ler artigos que dizem que esta pílula é uma das mais fortes .... e se calhar para quem está a iniciar a toma pela primeira vez não deveria de ser a mais indicada (penso eu, mas sou leiga no assunto), no entanto deve de ser melhor manter por agora...
      Mais uma vez obrigada

      Eliminar
    3. Olá, ok, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa tarde, gostava de saber se o Unidrox interfere com a Gynera. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... ando por aqui, mantenha a pílula e beba muita água... :)

      Eliminar
  12. Olá, boa noite, comecei a tomar a pílula effilevo dia 18 deste mês e tenho tomado diariamente à mesma hora mas enganei-me na toma e em vez de seguir as setas tomei a pílula do dia 14 em vez da do dia 8, acho que não deve ter mal porque penso que têm todas a mesma dosagem, de qualquer forma poderia esclarecer-me ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ficar tranquila que têm todos a mesma dosagem, ao trocar continua protegida... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa tarde, tomo a pílula effilevo à uns 6 meses e no 3/4 mês comecei a perder sangue nos dias da toma da pílula, tomo sempre certa e nunca falho, já estou no 6o mês e continuo a perder sangue nos dias da toma do comprimido, e tem vindo a ter uma cor muito viva. Nos dias de pausa vem muito pouco e com uma cor escura,e entretanto reparei que tenho um liquido que sai da mama,é uma quantia muito mas mesmo muito pequena, mais pequena que uma gota de água, é esbranquiçado e se apertar o seio sai de novo mas apenas umas duas vezes depois ele deixa de sair, será um efeito secundário?? E a perda de sangue nos dias da toma da pílula é normal durar até agora??
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parecem ser efeitos adversos do anticoncepcional comuns enquanto nosso corpo se adapta, deve manter e aguardar, se continuar tendo sangramento ou aumentar a quantidade deve falar com sua médica... não deve espremer os mamilos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá eu tomo o minesse a mais de 4 meses sem interromper e fiquei menstruada a 3 semanas atrás e no fim de semana passado comecei a tomar amoxilina no domingo e continue tomando Q pílula normalmente é tive relação sem preservativo na segunda feira posso correr o risco de estar grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos... deveria se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá tô muito preocupada eu comecei a tomar amoxicilina no sábado quando foi domingo tive relação e ele ejaculou dentro de mim,estava tomando anticoncepcional e tomei a pílula do dia seguinte,porém continuei com a amoxicilina,na segunda eu parei com o antibiótico e tomei outra pílula do dia seguinte,corro grandes riscos d engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula do dia seguinte tem poucos riscos, se protegeu, deve se proteger até fazer 7 dias seguidos de anticoncepcional para repor a eficácia... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.