segunda-feira, novembro 04, 2013

Vómitos

Vómitos

Como surge um vómito? O que pode causar os vómitos?
O vómito surge como resposta do organismo para se livrar de alguma substância irritante, alimentos em mau estado ou somente após a sua ingestão. As causas dos vómitos podem ser: gravidez, alguns medicamentos, enfarte do miocárdio, vertigens, alterações no equilíbrio, viagens, doença do ouvido, enxaquecas, indigestão, gastroenterite, alergia aos alimentos, alergia à lactose ou ao leite de vaca, consumo de bebidas alcoólicas, outras drogas, ansiedade, stresse, entre outras.

Como posso prevenir os vómitos?
Para prevenir que os vómitos ocorram devemos manter os alimentos em boas condições de conservação, cozinhá-los bem, usar facas diferentes na confeção dos alimentos crus e cozinhados, lavar a louça e a banca da cozinha, não permitir a entrada de animais na cozinha, colocar o esfregão da lavar a loiça uma vez por semana envolto num guardanapo húmido dentro do micro-ondas durante 3 a 4 minutos e fazer medicação antes das viagens (antieméticos).

Como devo tratar um vómito?
A primeira atitude após um vómito é fazer uma pausa alimentar. Depois de uma pausa alimentar de 40 minutos deve dar água gelada com açúcar à colher. Depois da água deve fazer nova pausa alimentar e, se não vomitar, introduzir a alimentação de forma progressiva evitando os laticínios e as gorduras.

O meu filho está com vómitos, tenho que ir ao hospital?
Deve levar o seu filho ao hospital se tiver febre (+38,5ºC), diarreia, sinais de desidratação (olhos encovados ou fundos, pele seca, boca seca e nas crianças - fralda seca por mais de três horas, seis horas sem urinar, fraqueza, choro fraco, temperatura superior a 38ºC, sonolência, irritabilidade e indisposição para brincar) ou vómitos à mais de dois dias. Estas indicações são válidas para as grávidas, diabéticos e idosos.

É normal os bebés vomitarem?
Não, a maioria dos bebés deita leite fora após as mamadas ou sempre que mudam de posição, bolçam. O vómito no bebé é a saída de conteúdo em jato (projetado).
A regurgitação ou bolçar é a subida do conteúdo do estômago para o esófago e para a boca, devido ao mau funcionamento da válvula entre estômago e o esófago. Se o bebé aumentar de peso não há motivos para preocupação.

Quando uma criança tem vómitos constantes, o que devemos fazer?
Após tentar tratar os vómitos (pergunta “Como devo tratar um vómito?”), se a criança continuar com vómitos, deve fazer uma pausa alimentar 1 hora, e depois deve dar com uma colher ou palhinha uma água isotónica (água para desportistas) rica em potássio. Depois da água deve fazer nova pausa alimentar e introduzir a alimentação de forma progressiva evitando os laticínios e as gorduras.

Vomitei um conteúdo esverdeado, devo ir ao hospital?
Um vómito esverdeado ou amarelado deve-se à presença de bílis, descarga da vesícula, deve falar com o seu médico.

É grave vomitar sangue?
Sim, os vómitos com sangue ou acastanhados podem surgir devido às varizes no esófago, gastrite, tumores, hemorragia nasal, ferida na boca e ulceras. Deve recorrer aos serviços de saúde.

Estou indisposta, como posso provocar um vómito? Como faço?
Não, os vómitos não devem ser provocados. Deve recorrer aos serviços de saúde. Nalgumas situações pode-se provocar o vómito para tratar uma intoxicação, mas sempre com vigilância médica. O produto utilizado é o xarope de ipeca.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Partilhe

14 comentários:

  1. Os vómitos podem ser tratados com chás?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim podem, quando vomitamos devemos fazer uma pausa alimentar de 1 hora e iniciar a introdução dos alimentos com água gelada ou chá frio com açúcar, à colher, após nova pausa alimentar, deverá ser reintroduzida a alimentação de forma gradual. Evitando sempre as gorduras e lacticínios... se precisar disponha ando por aqui...

      Eliminar
  2. Olá Carlos eu estou na minha primeira caixa no dia da pausa eu não retirei o adesivo estou no quarto adesivo, fiz isso pra adiar minha menstruação só q antes da pausa estava tendo escape e agora esse escape aumentou e eu ainda não fiz a pousa e acho q não é mais escape agora é menstruação mesmo... minha duvida é se eu tirar vou continuar menstruando por q ja faz uma semana q estou tendo esse escape e se eu tirar vai aumentar o fluxo ? Aí ja vai ser duas semanas de perda de sangue! O q eu faço, visto q antes da pausa ja estava sansangrando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer a pausa após o quarto adesivo para menstruar, esse escape é um efeito adverso do adesivo que é comum quando usamos o adesivo seguido... se precisar ando por aqui... após a pausa deve parar o escape... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá sera que me ajudar estou desesperada. .. eu estava a uzar o evra a 3 meses,mas no 3 mês eu deixei na segunda semana (porque me doia muito o peito) ai me desceu a menstruação... duas semanas depois tive relações sexuais sem proteção. .. era suposto ja der me descido este mês... sera que estou gravida ou é so efeitos de ter deixado o evra derrepente? Agradeço desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não usava protecção quando teve relação pode ter engravidado, embora também seja comum após parar o adesivo não menstruar logo, por isso sugiro que faça um teste e se proteja... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigado. Eu penso que logo logo me desce a menstruação porque me doi o peito e estou com ligeiros sangramentos... sempre tive estes sintomas antes de descer a menstruação. .. :) muito obrigado

      Eliminar
    3. Ok, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Olá,fiz uma pausa do adesivo evras e tomei anticoncepcional por um mês, voltei usar evras mais depois de 8 dias ficou vindo tipo borra sem parar horas aparece sangue,tirei o último adesivo e no mesmo dia veio menstruação, fiz o teste de farmácia deu negativo,o pode ser?posso usar adesivo na coxa?

      Eliminar
    5. Olá, me parece efeito da troca do anticoncepcional... deve manter o uso para se proteger da gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola o meu segundo adesivo do evra descolou e nao ficava totalmente colado sobre a pele na hora do banho ele sempre caia meso assim fiquei com ele ate a troc do terceiro adesivo
    Mais dai eu tive relaçoessem me prevenir logo depois da aplicaçao do terceiro adesivo
    Eu tenho risco de ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos... se ele descolou precisava de usar um novo adesivo coladinho durante 7 dias para recuperar a protecção, como teve logo relação tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. olá , estou na segunda cartela do tamisa 30 , porem , venho sentindo muito desconforto na regiao do estomago , tipo uma azia , que começaram apos a pílula , pode ser reação da pílula ? antes tomara o neovlar , o Tamisa comparado a ele é muito forte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar relacionado deve manter a tamisa e aguardar que seu corpo se adapte, tome o comprimido logo após o jantar... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.