11 de setembro de 2014

Tomar pílula a mais

A pilula hormonal é eficaz se a mulher mantiver a toma dos comprimidos seguindo os esquemas recomendados, normalmente as pilulas com 21 ou 24 comprimidos protegem de uma gravidez indesejada se a mulher mantiver a toma de um comprimido todos os dias seguindo se a respectiva pausa entre as carteiras ou cartelas, 7 ou 4 dias.

Durante a pausa deverá surgir a menstruação. As pilulas com comprimidos de diferentes cores ou dosagens, para a mulher estar protegida, deve ser respeitada a ordem inscrita nas carteiras ou cartelas.

Tomar pilula a mais por engano (tomar dois comprimido no mesmo dia)

Ao tomar mais de um comprimido no mesmo dia a mulher não altera a eficácia da pilula continua protegida, no entanto este aumento da dosagem hormonal pode causar alguns sintomas ou sinais sendo comum a mulher ter náuseas, tensão mamaria ou ligeiros sangramentos.

Para continuar protegida basta manter a pilula como se nada tivesse acontecido. Para estar protegida a mulher deve tomar um comprimido semelhante de uma carteira ou cartela suplente. Exemplo:
  • Se a mulher toma uma pilula de 21 ou 24 comprimidos com a mesma dosagem hormonal deve no final da carteira ou cartela tomar um comprimido de outra cartela (21° ou 24° comprimido).
  • Se mulher toma uma pilula com comprimidos de diferentes cores (diferentes dosagens) a mulher deve no dia seguinte continuar a tomar o comprimido de cor semelhante de outra carteira ou cartela suplente.
Pilulas hormonais combinadas

Fontes bibliográficas

233 comentários:

  1. Boa noite,
    tomei dois comprimidos da pílula no mesmo dia e pelo que percebi pelo o que aqui está escrito devemos continuar a toma normalmente, no entanto, não tenho comigo uma nova carteira para tomar a que corresponde a hoje. Haverá algum problema ou se poderei ficar desprotegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se fizer menos um dia de pilula pode correr riscos... o melhor mesmo era tomar outro de outra cartela... senão o fizer só recupera a protecção após 7 dias de pilula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Bom dia eu tomei pílula a mais este mês pois tinha me esquecido de tomar um ou dois dias no entanto quando chegou ao último dia eu não me lembrei que os dois comprimidos que ainda estavam na carteira tinham sido esquecimento meu, e tomei haverá algum problema?

      Eliminar
    3. Olá assim é difícil lhe dizer quando teve riscos, pois ao esquecer tem chances de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. não ficou nenhum dia em atraso, sem tomar. por exemplo, no sábado tomei duas vezes a pílula, ou seja, o comprimido de sábado e o que correspondia a domingo. No entanto, no domingo tomei na mesma mas um comprimido da mesma carteira. Posso estar desprotegida na mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim está, mas no final da cartela tem que tomar mais um comprimido de uma cartela suplente para continuar protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. não ficou nenhum dia em atraso, sem tomar. por exemplo, no sábado tomei duas vezes a pílula, ou seja, o comprimido de sábado e o que correspondia a domingo. No entanto, no domingo tomei na mesma mas um comprimido da mesma carteira. Posso estar desprotegida na mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim está, mas no final da cartela tem que tomar mais um comprimido de uma cartela suplente para continuar protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, minha bb tem 4 meses e comecei a usar o nactali, só qu no 18° dia veio a menstruação, já fazem 6 dias e ela não para.
    É normal? O que faço? Continuo tomando o nactali normalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter sua pílula pode acontecer isso, devido à composição hormonal de nactali... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá doutor tomo a Novynette nunca antes tinha tomado pílulas antes fiz os 21 dias e parei desde então estou no 5 dia à espera e o meu período ainda não veio ..
    Estou com problemas ou será que é normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, como tomou a pílula sem falhas deve manter... inicia nova cartela no 8° dia, após a pausa de 7 dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá,tudo bem? Parei de amamentar há 3 meses, hoje fui a ginecologista fazer a troca do anticoncepcional, ela me deu duas opções: parar de tomar o cerazette de amamentação e esperar até que a menstruação desça para que eu possa tomar no primeiro dia da menstruação o Elane ciclo, (mas isso pode demorar meses), ou então eu emendar o Elane ciclo no diane e dar a pausa de 7 dias. O que eu esqueci de perguntar é e seu eu escolher a segunda opção e der a pausa de 7 dias e ela não descer o que devo fazer? Iniciar a nova cartela no 8 dia e dar dar outra pausa e assim por diante? Ou eu não início a nova cartela e espero até ela descer pra iniciar outra cartela? Desde já obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se optar por dar a pausa deve iniciar a cartela mesmo que não menstrue... pode ter alterações menstruais nesta mudança.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá,
    Tomei a pilula de quinta mas a quinta da semana seguinte, ou seja, por exemplo acabo de tomar a pilula numa quinta mas ainda tinha 8 dias para tomar. Tinha que tomar numa quinta mas tomei a que era para tomar na ultima quinta. Troquei, então na sexta tomei a que troquei. Então no sabado tomei a de sexta, no domingo tomei a de sabado ate chegar a quinta que tomei a de quarta. Tomei ate ao fim e acabei por parar na mesma no dia certo. Tem problema em trocar os dias? A eficacia mantem-se? (Tomei todos os dias à hora certa, so troquei aquela quint. Logo, dai em diante tomei sempre do dia anterior)
    Não sei se percebeu, até eu fico confusa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se os comprimidos têm todos a mesma cor - mesma dosagem hormonal não tem perigo por ter trocado... deve manter e aguardar.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá, se trocar, como têm a mesma dosagem hormonal não tem riscos.. ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
    3. oi comecei a tomar selene hj (no terceiro dia da menstruação ) tem algum problema ? e queria saber se ele reduz pelos ?

      Eliminar
    4. Olá, sim reduz, não deveria começar sem indicação médica... deve se proteger até ao 7° dia de selene... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. ola tudo bem? tomo a pilula minigeste, hoje logo a seguir a tomar a pilula arrotei e vomitei agua, tomei outra pilula entao. estou na ultima semana, corro risco de ter engravidado por ter tomado duas pilulas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, continua protegida, mas agora deve tomar uma pílula de outra cartela para repor a que tomou a mais para manter a proteção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde,

    Estou com um problema: Quarta-feira seria o último dia de toma da pilula, seguido da pausa de uma semana. No entanto, quinta-feira (com a distração e o stress do trabalho) tomei a pilula (sendo que nesse dia não deveria tomar, sendo o primeiro dia da semana da pausa). O meu período normalmente vem sábado, é possível que atrase? Depois volto a tomar a pilula no dia normal (seria quinta-feira da semana que vem) ou um dia a seguir ao costume? Espero que tenha compreendido! Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLà, sim pode atrasar, pode fazer a pausa de 7 dias e retomar, mas deve tomar uma cartela completa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Boa noite.. Pensei que tinha esqecido e tomei 2 pilulas no mesmo dia, depois reparei que nao me tinha esquecido e que tinha tomado uma a mais.. O que faço? Tem risco se tiver relaçoes sem camisinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e no final da cartela repor o comprimido que vai ficar em falta... continua protegida... :) ando por aqui.

      Eliminar
    2. Quando eu tomar uma da cartela suplente a suplente também vai faltar uma pílula, dai devo tomar uma da seguinte sempre agora?

      Eliminar
    3. Olá, sim deve repor o que ficou a faltar para fazer os dias de pílula indicados... senao tomar para acertar as cartelas vai ter que se proteger na pausa e até ao 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Bom dia!
    Ora, hoje tomei a pílula como de costume e só mais tarde é que me apercebi que hoje já não era suposto tomar pois é o primeiro dia de pausa da pílula... Corro algum risco? Como devo proceder?
    Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula que tomou foi da cartela, foi esquecida? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. É da cartela, mas hoje já não devia ter tomado :(

      Eliminar
    3. Ok, deve ter atrasado ou esquecido um dia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Tomo anticoncepcional a 2 meses meu namorado ejaculou dentro, veio a menstruação, parei de tomar o remédio, posso engravidar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se interrompeu deixou de estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa noite doutor.
    Sem dar conta devo ter tomado um comprimido da pílula a mais sendo que agora reparei que não tinha o comprimido relativo ao dia de hoje. Agora que penso existe a possibilidade de ter tomado por duas vezes no sábado, mas ainda assim não posso afirmar. Agora não sei que hei-de fazer. Tomo hoje a de terça e continuo tomando sempre a próxima até acabar? Ou hoje não tomo e amanhã tomo então a de terça feira para que inicie a pausa no dia que é suposto?
    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá sim toma hoje e continua tomando, deve repor o comprimido em falta usando outro de outra cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ok doutor. Muito obrigado!!! A pílula que eu tomo é minigest. Devo então comprar outra embalagem e tomar um comprimido dessa outra embalagem correto?
      Outra questão... Faz alguma diferença tomar por exemplo os comprimidos sem ser na ordem da carteira?
      Por exemplo começo na quarta a tomar só que em vez de tomar o comprimido que se encontra no lugar de quarta tomar por exemplo de domingo outro o de outro dia qualquer? A ordem tem que ser obrigatoriamente seguida?
      Ou tem todos o mesmo revestimento?
      Obrigado

      Eliminar
    3. Olá, sim deve comprar outra... pode trocar a ordem, pois têm todos a mesma dosagem hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa noite doutor.
    Enganei-me nos últimos dois dias e tomei a pílula mas tirei as pílulas de outros dias da semana que não os corretos. Hoje quando conferi faltavam tomar as pilulas dos dias "terça e quarta" e então tomei as 3. Depois reparei que afinal tinha tomado as outras bem...
    Vão me faltar 2 pílulas no fim da cartela... O que faço? Posso tomar a cartela seguinte seguida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode colar as cartelas ou tomar dois comprimidos de uma outra cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Ola?
    Eu tomo injeção todo mes mas esse mês eu nao tomei esqueci mas mesmo assim no máximo 15 dias do mesmo mês a mestruaçao vem de novo, mas no meu caso a minha não veio eu tive relação e fiquei com medo ai tomei um remédio pra minha mestruaçao descer ela veio mas sendo Preto eu passo 4 dias mestruada e dessa vez so.passei 2 dias estou muito preocupada oque sera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao atrasar podemos ter atraso e alterações na nossa menstruação, se teve relação tem chances de gravidez, deve se proteger e fazer teste... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, tomo Gynera há 8 anos (21 comprimimidos).
    A cartela sempre acaba num domingo, inicio a pausa segunda e volto a tomar após 7 dias, na próxima segunda-feira.
    No último ciclo, esqueci de iniciar a pausa (tomei um comprimido a mais, na segunda-feira), iniciei a pausa na terça, desceu normalmente, após 3 dias de pausa, o que faço agora?
    Inicio nova cartela normalmente na segunda-feira (fazendo uma pausa de 6 dias) ou faço os 7 dias de pausa e inicio a próxima cartela na terça?
    Estou desprotegida?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode iniciar nas segunda para manter os dias habituais de inicio e fim... ao fazer menos dias de pausa continuamos protegidos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Ola,fui mae à 4 meses e comecei a tomar pilula 20 dias apos o parto mas so fiz a pausa na segunda carteira depois disso fiz as pausas normais de 7 dias e nao menstruei agora estou a meio da quarta carteira e a menstruaçao desceu,sempre me foi desaconselhado o uso da pilula por causa das hormonas e normalmente uso DIU em cobre nao percebo esta mestruaçao no meio da pilula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que pílula está a usar? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Estou a tomar optimizette Gé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, esta pílula pode causar escapes e sangramento a meio da cartela e ausência da menstruação, é efeito da sua composição hormonal... deve manter e não se preocupar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá…dias 23/05 tive relação desprotegida,tomei diad um comp.no mesmo dia e outro no dia seguinte…passado duas semanas ou seja dia 06/06 começou a sair algumas gotas de sangue um pouco na calcinha e o restante só dava pra notar no papel higiênico quando ia me secar ai no outro dia na terça 07/06 desceu mais tava Preta bem escura e quando ia urinar descia umas babas mais foi uma quantidade significativa e mais ou menos do dia 09/06 pro dia 10/06 parou do nada e o sangue não clareou e minha menstruação dura 5 dias o que pode ser?posso estar grávida mesmo assim?e agora sai um corrimento meio branco...too muito assustada me responde aii

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula diad evitou grandes riscos, deve se proteger e se mantiver esse corrimento branco, tipo iogurte, deve falar com seu médico, pois pode ser uma infecção genital... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá Doutor, creio eu que tomei dois comprimidos no mesmo dia. Pois era pra minha cartela acabar no sábado e vai acabar na sexta. O que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e repor o comprimido em falta de outra cartela suplente, no final desta cartela... para manter a protecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Boa noite , eu viajei e esqueci-me de levar a minha cartela da pílula pelo que comprei outra e acabei fazendo mal as contas e tomei uma semana a mais ... que faço ? continuo até ao fim ou interrompo agora ?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer a pausa de 7 dias e retomar nova cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Ah queria saber se o remédio para emagrecer Orlistate , pode parar o efeito do meu anticoncepcional iumi ? Ou posso tomar os dois tranquilamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mas pode ter riscos se tiver diarreia ou vômitos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá , terminei de tomar minha primeira cartela de iumi , e na pausa minha menstruação desceu bem pouco e marrom e parou ... Posso estar grávida ...? Não esquecei nem um só dia , tomei Corretamente a Cartela toda .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não esqueceu, não tem riscos... mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Ola, tomei uma pilula a mais do que era suposto. Todos os comprimido tem aa mesma dosagem. Énormal haver atraso? De quantos dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode atrasar, depende e varia não consigo prever quanto tempo vai atrasar... deve retomar após a pausa... para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Boa noite.
    Gostaria de saber se há algum problema se tomar a pílula 3 dias a mais que o habitual? Há algum risco?
    E manter relações na semana de pausa, corro riscos?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, adia sua menstruação 3 dias e continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Ola doutor! no começo da 2 cartela de stezza tomei 2 comprimidos em um só dia, mais continuei normal os demais dias. tive apenas uma relaçao desprotegida no começo da cartela; no resto do mes usei preservativo. no final da cartela nao tomei outro comprimido, ja estou no 3 comprimido amarelo e nada da menstruaçao...corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem alguns riscos, deve se proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte... se teve relação faça um teste antes de iniciar nova cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. doutor, tomei a segunda cartela de anti certinho todos os dias sem esquecimentos. Apenas no começo desta cartela tive relaçao desprotegida e tomei um comprimido a mais, que seria do proximo dia...a cartela terminou um dia antes, dei a pausa de 4 dias minha menstruação veio e voltei a tomar no quinto dia, estou no 6 comprimido da 3 cartela, ja estou protegida, ou tenho que esperar mais dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou menos um dia na cartela anterior, deve se proteger ou evitar até ao 7° comprimido desta cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Boa noite! Hoje quando ia tomar a pílula, ela caiu duas vezes, há qualquer tipo de problema em ter tomado esta mesma pílula? Vai ter exatamente a mesma eficácia? Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim vai, não alterou sua eficácia... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  29. Sempre tenho uma cartela de anticoncepcional reserva para o caso de esquecer de comprar a nova ou carrego na bolsa para o caso de não estar em casa no horário da tomada dos comprimidos. Tomo Gynera, com 21 comprimidos. Acontece que no último mês esqueci de comprar a nova cartela e tomei 1 comprimido da cartela reserva para não perder o dia certo após a pausa de 7 dias. Comprei a nova cartela e tomei os 21 comprimidos contidos nela, esquecendo-me que deveria deixar de tomar 1 por conta daquele primeiro que tomei da cartela reserva. Ou seja, no final das contas, tomei os 21 comprimidos da nova cartela + 1 comprimido da cartela reserva, totalizando 22 comprimidos consumidos no mês. Como funcionará a pausa após esses 22 comprimidos? Espero 7 dias e começo a nova cartela normalmente? E a menstruação virá como o habitual, entre 2 e 4 dias após o último comprimido ingerido?



    Sempre termino a cartela aos domingos e começo a tomar a nova cartela às segundas-feiras. Por conta desse erro, nesse mês terminei a cartela numa segunda-feira (dia 28/11) e devo iniciar a nova na próxima terça-feira (dia 6/12)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode notar alterações em sua menstruação, pode também fazer somente 6 dias de pausa para manter os dias de inicio e fim da cartela, se fizer 7 dias de pausa vai adiantar um dia... não tem riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Boa noite.
    Tenho uma dúvida, iniciei uma nova embalagem de pílula, após a pausa dos 7 dias, na terça-feir, na quarta-feira tomei a pílula normalmenté, mas passadas 3h já não me lembrava se tinha tomado ou não, então tomei outro comprimido de uma embalagem suplente para garantir. Realmente depois vi que já tinha tomado a pílula antes de sair de casa. Continuei a tomar os restantes comprimidos sempre à hora habitual e só um por dia. A minha dúvida é se estou protegida na mesma, ou se tomar dois comprimidos reduz o efeito contraceptivo?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está protegida, não tem riscos... mesmo tomando outro, mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Boa tarde
    Iniciei uma nova embalagem de minigeste na sexta-feira à hora normal, no sábado tomei o comprimido também normalmente, depois saí de casa e tomei outro de uma embalagem de reserva pk não me lembrava se tinha tomado antes de sair de casa. No domingo quando cheguei vi que tinha tomado a pílula de sábado antes de sair de casa.. Faz mal tomar dois comprimidos num só dia? Reduz a eficácia? E foi logo no início da embalagem, tenho de usar preservativo? estou um pouco ansiosa por tudo isto. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não faz mal, continua protegida... pode é ter mais riscos de notar alguns efeitos adversos como os escapes por exemplo... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Comecei a tomar a minigeste , nunca tinha tomado nenhuma pílula antes , estou portanto na primeira embalagem e o meu período nunca mais desaparece , já estou com ele á cerca de 10 dias. O que se pode passar? É normal? Devo avisar a medica já de modo a que me aconselhe uma nova pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esses efeitos podem acontecer, nesta fase de adaptação, não nota diminuição do fluxo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Boa noite.
    Gostaria de saber se a pílula minigeste é realmente eficaz para prevenir a gravidez? Porque sempre ouço dizer que é uma pílula de baixa dosagem. E fico na dúvida.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é eficaz, desde que a use como é indicado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Oi, eu tomo microdiol, eu começo a cartela no sábado, mas por engano tomei a de sexta-feira, ai eu fui tomando e num dia eu pensei q tinha esquecido de tomar, mas na vdd tinha adiantado o dia, ai eu acabo a cartela na quinta-feira( se não terminava na sexta),eu começo a tomar ele no sábado normal como sempre ou começo a tomar um dia antes na sexta-feira?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve começar um dia antes, faz o mesmo numero de dias de pausa... para manter a proteção, ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Bom dia doutor
    Tenho uma dúvida
    Tomei antibiótico Rovamycine 500 apenas na pausa e depois de sete dias de pausa Iniciei uma nova embalagem no oitavo dia
    Só que nesse primeiro dia da nova embalagem tomei duas pílula ao mesmo tempo com mais ou menos 8hora de diferença ou seja tomei o primeiro as 22:20 e o segundo as 7:00 da manhã porque fiz diarreia pastosa não foi líquido e aí E continuei a tomar as 22:20 na hora habitual e coloquei um comprimido da caixa de reserva e fiz a pausa de 7 dias iniciei no 8 dia
    A minha pergunta é si já estou protegida nesse mês
    E si já posso ter relações sem usso do preservativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha chances, ao usar antibiótico na pausa entre as cartela não temos riscos... como repôs o comprimido após a provável diarreia evitou riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Olá , será que alguem me pode esclarecer ...
    Estava a meio do mês e esqueci de tomar a pilula durante 4 dias , no entanto assim que reparei que esqueci tentei marcar consulta e nao consegui, então o que fiz foi comecar uma nova saqueta no 5 dia mas a menstruaçao chegou quando eu ja tinha comecado a tomar a nova saqueta , portanto nao parei ... no entanto a menstruação não pára e ja passaram 7 dias depois que estou a tomar a pilula ... alem sabe o que devo fazer ?
    Obrigada :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a pílula, se proteger até ao 7° comprimido desta cartela e aguardar, não nota diminuição? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim esta a diminuir , mas estou com receio mais em termos de saude , nao ha problemas associados a esta "confusão hormonal" que acabei de fazer no meu corpo ?
      Obrigada desde já pela resposta :D

      Eliminar
    3. Olá, essas perdas são o resultado disso, deve manter que vai regular... ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. E nesse mês já posso ter relações desprotegida? E em relação a pausa fiz certa ?

    ResponderEliminar
  38. Boa noite doutor tomei antibiótico apenas dois dias durante segundo dia da pausa e aí fiz a pausa corretamente e depois comecei no 8° dia E nesse mesmo dia tomei duas pílulas pensando que não tinha tomado antes E a minha dúvida é que no mês seguinte já posso ter relações sem preservativo ? E não tem chances nenhum de engravidar ? Me responda por favor doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou somente na pausa não tem riscos... mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Boa noite dr.
    A minha pilula é a arankelle,começo sempre a toma a uma sexta feira,mas desta vez tomei o comprimido que diz quinta há algum problema?só reparei agora é já estou a duas semanas da toma.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema trocar os comprimidos, desde que tenham a mesma cor (mesma dosagem)... ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Boa noite
    Tenho sempre duas cartelas de iumi uma em casa e uma na minha mãe pra quando durmo lá a de casa tomo sempre certinho. Porém posei na minha mãe tomei a pílula que estava na casa dela e não descartei a de casa que sobrou então ao invés de tomar 24 comprimidos tomei 25 o que acontece??? Dei a pausa normal de 4 dias meu comprimido terminou segunda dei pausa (terça quarta quinta e sexta) retornei no sábado. Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, continua protegida mesmo usando mais um comprimido, mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Boa noite. É o seguinte, encontro-me na segunda semana da carteira da pílula minigeste e, sem querer, hoje (domingo) tomei a pílula deste dia e também do dia de amanhã (segunda). Devo continuar a tomar a pílula normalmente sem qualquer tipo de problema ou tenho alguma coisa a fazer ? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve continuar tomando normalmente, mas sua cartela vai ter falta de um comprimido, que deve repor, de outra cartela, para fazer 21 dias de minigeste, ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Boa noite. Tomo o minigeste ha 5 anos e este mes fiz mal as contas e fiz a pausa entre as carteiras só de 3 ou 4 dias. Faz mal? Devo continuar a carteira wue comecei por engano ou devo parar e fazer a pausa dos 7 dias??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a cartela, ao fazer menos dias de pausa não temos riscos de gravidez, mas pode notar alguns efeitos adversos como tensão mamária, inchaço na barriga ou mesmo escalpes, ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Boa tarde, deveria ter terminado de tomar a cartela da minigeste quinta feira (9 Fev). no entanto continuei a tomar (pois esta cartela tiha menos comprimidos devido a perda de outra). A mh questão é sendo que devia ter parado dia 9 e continuei a tomar até hoje dia 15, faço o resto da caixa ou paro? Provavelmente estarei ja com a menstruação desregulada... obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar a cartela completa e fazer a pausa, pode ter desregulado seu ciclo, mas vai acabar por regular, ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Nao tomei o último comprimido da minha cartela e depois tive relação, porém foi anal. Iniciei a pausa um dia antes e voltarei um dia antes. Corro algum risco mesmo que tenha feito apenas **** ****?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se foi só anal tem poucas chances, mas se deve proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Na bula do meu anticoncepcional diz que se esquecer uma pílula na terceira semana, posso fazer a pausa antes e voltar um dia antes e que nao tem necessidade de nenhum método contraceptivo. Devo seguir a bula? Só fiz o ***** ***** mesmo. E porque você disse que tem poucas chances? Posso engravidar fazendo sexo *****?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve seguir a bula... eu é que sou mais cuidadoso e sugiro sempre mais protecção, com anal não tem riscos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá,tomo a cartela de 21 dias e há alguns meses atrás eu perdi minha cartela durante a segunda semana e comprei outra! Comecei a outra no mesmo dia em que deveria tomar e após os 21 dias e depois da pausa, sempre começo com a a última semana dá cartela anterior que sobra os compridos. Só que dessa vez, como sempre sobra, acabei tomando mais que 21 dias, tomei dois compridos a mais durante dois dias seguidos. Gostaria de saber se devo contar os sete dias de pausa a partir desses dois dias a mais ou contar normalmente! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve contar a partir do dia que parou (depois dos dois dias que tomou), ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Boa noite,

    Estou com uma dúvida em relação a minha pílula.
    Normalmente eu tomo a Mercilon, porém esse mês comprei sem querer a Mercilon Conti. No entanto, um dia, na segunda semana, esqueci a cartela em casa e tomei 1 comprimido de uma outra cartela do Mercilon normal (tinha de reserva na casa do meu namorado). Domingo, 26/02, quando deveria começar o intervalo entre as pílulas, esqueci que ja tinha tomado 1 comprimido da outra cartela (do mercilon normal) e acabei tomando 1 comprimido a mais que deveria (o ultimo branco da cartela do mercilon conti).

    Queria saber se é normal eu estar atrasada (era para eu ficar menstruada hoje de manhã), dado que acabei tomando uma pilula a mais.

    Além disso, se for normal, quanto tempo de atraso devo esperar? Um dia também?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não falhou não tem riscos, ao tomar mais um continuou protegida, pode ter sido essa a causa do atraso, ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Tomo há alguns anos a pilula YAZ. Resolvi emendar a cartela, porém esqueci de iniciar no 1º dia da pausa.
    O primeiro dia da pausa era para iniciar na 4ª feira às 23h da noite..porém esqueci de tomar na 4ª e na 5ª feira a noite ...e tomei os dois comprimidos esquecidos às 7h da manhã de sexta-feira e tomei normal os comprimidos de 6ª feira a noite em diante. Corro algum risco? Ou posso considerar como se tivesse adiantado o período de pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre, deve se proteger até ao 7° comprimido da cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Oi, obrigada pela resposta! O 7o comprimido contando com os dois comprimidos que tomei juntos?
      Corro o risco mesmo tendo iniciado a nova cartela no período do intervalo?

      Eliminar
    3. Olá, corre riscos de atrasou o inicio da cartela, se iniciou depois do dia marcada (após a pausa), basta se proteger até ao 7° comprimido, contando com os que tomou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Olá eu tomei 5 dias a mais a pirula pois fui a praia é fiquei com medo de menstruação agora ja faz 11 dias e minha menstruação não vem e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, pode acontecer deveria manter após a pausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Oi tomei pílula a mais acho q por uns 4 dias, tipo tomei duas no dia. No mês passado só tive escape e por quase duas semana e dor na mama isso é normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, especialmente se tomar dois por dia, tem maiores chances de notar efeitos adversos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Olá! Tomo Diclin, mas não costumo ingerir as pílulas sempre no mesmo horário, a maioria das vezes atraso algumas horas. Além disso, na primeira semana da última cartela fiz o uso de antibiótico. Tive relações sem proteção nos últimos dias da menstruação ao final dessa cartela e gostaria de saber se existe alguma possibilidade de gravidez, levando em consideração esses fatores. Grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, atrasos até 12 horas não alteram a eficácia, o antibiótico podia ter tirado, mas com 7 dias seguidos de pílula, se antibiótico, voltou a estar protegida, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Tomo o comprimido Yaz, tomei duas pílula por engano num mesmo dia,e vai ficar faltado um dia para tomar tem algum problema ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve repor o comprimido em falta no final da cartela, é melhor para manter o ciclo certinho, mesmo numero de dias, ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. olá, tomei duas pilulas do cerazette no dia em horarios diferentes algumas vezes de um tempo pra cá, sem deixar de tomar um dia sequer, e me surpreendi ha dois dias com manchinhas marrons, ontem sem nada, e hoje veio um pouco de sangue mesmo. Isso tem a ver com a dosagem maior? estou com um pouco de tensão e medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter resultado da acção da pílula, que deve manter certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Olá. Faz 4 meses que tomo o Tâmisa 20. Esse mês deveria ter começado a nova cartela, depois da pausa, numa quinta-feira, mas esqueci, e na sexta-feira tbm nao tomei pq nao comprei. Enfim, vou começar no sábado. A dúvida é: devo tomar as 3 pilulas de uma vez??? E prosseguir com a cartela normalmente ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode prosseguir normalmente, mas se deve proteger até ao 7° comprimido desta cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Olá tenho Cistos nos dois ovários tô fazendo o tratamento com Selene já vai faze 2 anos e até agora não sumirão será que eles ainda vão sumirem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico, ele avaliou o tamanho, não houve diminuição? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Bom dia, Dr!
    Minha amiga está apavorada, ela tomou a cartela de Selene e terminou normalmente, deu o intervalo necessário para a menstruação descer após dois sem tomar (estava no intervalo) o celular alarmou e ela tomou dois comprimidos por engano (pensou que havia esquecido dois dias), pois se confundiu. Agora ela para de tomar a cartela que começou por engano e espera a menstruação descer e começa no dia que era previsto como se nada tivesse acontecido ou ela continua tomando ja que começou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ela pode continuar tomando ou iniciar nova cartela após a pausa, a cartela tem que ser completa... ao tomar por engano dessa forma pode desregular seu ciclo, continuando ou iniciando uma nova cartela após a pausa continua protegida... ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  57. oi.. eu não queria menstruar na data prevista, então tomei 23 comprimidos e parei, como logico minha menstruação desceu 4 dias após, como faço agora??? volto tomar os 19 compridos restantes??? e que dia começo?? no 7 dia após eu ter parado cartela antiga?? corro risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sua pílula é de quantos comprimidos por cartela? Faz quantos dias de pausa? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. minha cartela é de 21 comprimidos.. comprei mais 1 cartela, tomei 2 compridos dessa nova cartela.. me restaram 19.. eu posso dar esse intervalo de 7 dias e tomar os 19 restantes..ou começo nova cartela de 21?

      Eliminar
    3. Olá, se tomar somente 19, tem riscos de gravidez na pausa e até ao 7º comprimido da cartela seguinte, é sempre sugerido que se faça uma cartela completa, ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. ótimo, muito obrigada Carlos, farei isso então,darei o intervalo de 7 dias como de costume e tomarei nova cartela de 21 comprimidos corretos, obrigada..

      Eliminar
    5. Oi, ando por aqui, se precisar.. :)

      Eliminar
  58. Bom dia, minha cartela são de 21 comprimidos, viajei e esqueci de levar então comprei outra cartela e envez de parar nos 21 comprimidos não só fui parar nos 23 quando percebi que tinha errado, e já vai fazer 7 dias é minha menstruação não veio corro algum perigo de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou certinho não tem riscos, a menstruação pode atrasar por causa dos comprimidos que tomou a mais, deve iniciar uma nova cartela, completa, após a pausa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Boa tarde, fui viajar e estava na primeira semana da minha cartela e esqueci de tomar o terceiro comprimido, já tinha passado mais de 12h quando me lembrei e então tomei a pílula do dia anterior e a do dia atual.
    Agora passado 4 dias ao tomar o meu anticoncepcional eu pensei ter esquecido de tomar uma das pílulas, então tomei duas de uma só vez, e só depois percebi que não tinha esquecido, apenas tomado a de outro dia no caso o do último dia. Queria saber se corro algum risco de engravidar e se preciso recomeçar a cartela ou posso tomar essa, e começar a proxima normalmente? Resumindo tomei duas pílulas de uma vez e irá faltar a última. O que o senhor acha que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, mas deve repor os comprimidos em falta nesta cartela, pois ao tomar menos 1 ou 2 dias no final deixa e estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Boa tarde, tomei 3 comprimidos do meu anticoncepcional no mesmo dia por conta da correria do dia dia, achando que tinha esquecido, mas não esqueci nenhum dia, gostaria de saber se e esse aumento corta o efeito da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mas tem mais chances de notar efeitos adversos, deve repor esses dois comprimidos que tomou a mais, pois estão faltando na cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Tomar anticoncepcional com leite corta o efeito da pílula ou é mito? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é mito... não corta, ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Olá, tudo bem? Hoje quando fui tomar a pílula no horário de sempre, eu achei que havia esquecido de tomar a pílula de ontem (domingo), então tomei duas, porém, o que na verdade aconteceu é que estou na terceira semana da cartela e ela iria acabar no próximo domingo, ao invés de tomar na sequência a pílula eu tomei a do último dia. Resumindo, tomei uma a mais. Como devo proceder? Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve fazer sua pausa e retomar no dia habitual, ao tomar uma mais mantemos a protecção... não temos riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Olá, tomo Alestra 20, e por medo se tinha tomado ou não, eu tomei duas pílulas no mesmo dia, deveria terminar na terça a cartela e terminou na segunda, foi aí que eu vi que tomei uma a mais, devo tomar uma de outra cartela que vou começar para depois dar a pausa certo? essa nova cartela tbm ficará faltando uma, vou ter que tomar uma da próxima cartela sempre agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve repor o que ficou a faltar para fazer os dias de pílula indicados... senao tomar para acertar as cartelas vai ter que se proteger na pausa e até ao 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Boa noite.
    Tomo a pilula sibilla.
    Tive uma pequena diarreia passado 1h e pelo que sei corta o efeito. Tomei outra, fiz mal tomar? Altera alguma coisa a sua eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fez bem, para repor a protecção, há sempre riscos, se acontecer nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Neste caso a provalidade de atrasar? Ou alguma coisa do género?

      Eliminar
    3. Olá, ao tomar outro repôs a protecção, mantenha certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Olá, tomo o anticoncepcional level de 21 comprimidos e minha cartela terminaria no domingo sendo que viajaria na quarta e não queria menstruar durante a viagem, tomei alguns comprimidos a Mais, sendo 7 até no próximo domingo, ou seja tomei 28 comprimidos. Posso parar de tomar já ou devo continuar emendando as cartelas ? Tem algum problema parar por aqui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode parar fazer a pausa e retomar nova cartela (completa), ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Boa tarde. Esqueci me de tomar a uma pílula na segunda semana da cartela. No dia seguinte tomei a esquecida e a do respetivo dia. Na terceira semana esqueci me de tomar 2 pilulas seguidas (sexta e sabado) e no domingo tomei 3 comprimidos. O último dia da cartela é quarta. Tive r***** s**** durante sexta e sábado. Corro algum risco de engravidar? A menstruação vai atrasar ou adiantar? (Se não estiver gravida) Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, e pode realmente notar alterações menstruais, que variam de mulher para mulher... deve se proteger até ao 7º comprimido da cartela seguinte, é melhor fazer um teste antes de iniciar a nova cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Olá, eu tomei 21 remédios de Diane 35, e a mais 3 comprimidos pois a antiga estava incompleta e acabei me confundido, eu posso para essa nova cartela e dar a pausa de 7 dias? O que acontece se eu parar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomar 21 ou mais pode fazer pausa de 7 dias e ao 8° retomar uma nova, completa, que continua protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. olá, tomei dois comprimidos no mesmo dia pois achei que havia esquecido. Tomo o diclin (mesma dose hormonal), e pelo que eu li, devo continuar a tomar normalmente que estarei protegida durante o mês. Mas gostaria de saber se eu posso emendar com outra cartela assim que eu acabar com essa (faltam 14dias).

    E depois dessa próxima cartela eu posso fazer a pausa e começar uma nova cartela normalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas quer emendar por algum motivo em especial? Nesta cartela vai ficar faltando um comprimido, por isso deve repor, para fazer 21 dias de tratamento seguidos, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim, tenho um compromisso que se eu não emendar vou estar menstruada na data, e preferia nao estar. Emendando com a proxima cartrla eu teria mais de 21dias de tratamentos seguidos, então eu já estaria repondo, certo?

      Eliminar
    3. Olá, pode usar mais uma semana de anticoncepcional e depois fazer a pausa, depois da pausa deve iniciar uma cartela completa, ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Boa noite,tomo a pilula sibilla e gostaria de por uma dúvida. A minha carteira acaba numa sexta feira, eu no qinta a seguir vou de férias. Ate a quinta a seguir. Posso nesas duas semanas tomar 2 semanas de outra carteira e no fim fazer a pausa? Ou nao posso e tenho de fazer mesmo a pausa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode para adiar sua menstruação, ando por aqui... depois faz a pausa e retoma uma nova carteira completa, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. E estarei protegida nos dias da pausa e logo após a pausa também? Ou deverei esperar 7 dias

      Eliminar
  70. Boa noite. Na correria acabei esquecendo de tomar dois comprimidos da cartela, que pensava ter tomado... Algum problema em tomar os dois e mais o do dia? Ou devo pausar a cartela e retomar na próxima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em que semana da cartela está? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá! Estou na segunda semana. Cartela de 21.

      Eliminar
    3. Ok, tome os comprimidos, um por dia, se proteja nos próximos 7 dias e inicie nova cartela sem pausa, pois foram dois comprimidos e nao um só... ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Olá, estou tendo escape e tomo anticoncepcional continuo, se eu tomar duas pilulas no mesmo dia, irá cortar o escape?
    manter r***** s***** tendo escape, pode aumentar o sangramento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o facto de tomar seguido pode ser a causa do escape, se aumentar a dose pode aumentar as chances de ter escapes, tome como seu médico indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. Olá! Minha menstruação dura em média de 4 dias mais 2 dias de borra. Esse mes ela chegou na segunda e na sexta ja estava terminando,porém me atrapalhei com o anticoncepcional entre sexta e sábado,e acho que tomei 2 pílulas no sábado. Aí no sábado a mesntruacao parece que voltou,e hoje,segunda ainda continua com restos de menstruação. Sendo que ela normalmente no sábado nao tem mais nada.Estou preocupada,o que isso pode ser? PS: tomo anticoncepcional regularmente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou amais pode ter sido esse o motivo, deve manter certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Olá, estou acostumada a emendar minhas cartelas, hoje estou quase no final da terceira cartela (de 21cmp) emendada (tomo corretamente, porém nessa última eu tomei sem querer dois comprimidos no mesmo dia, mas continuei seguindo a cartela normalmente). Gostaria de saber se tem problema eu interromper agora o restante dessa cartela, fazer a pausa e começar uma nova daqui a 7 dias (ou, após a pausa, terminar a incompleta e emendar na seguinte)? O motivo é que eu não gostaria de estar menstruada no final do mês.. Não tenho certeza, mas acho que lembro da minha ginecologista falando que precisamos tomar pelo menos uma cartela completa (no meu caso, 21comprimidos), que a partir daí, se quiser pausar não seria prejudicial nem correria risco. Está certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as recomendações de sua médica... pode fazer a pausa agora, por estar a toar seguido à algum tempo e depois iniciar nova cartela, mas o ideal mesmo é seguir suas recomendações, o fato de usar 2 no mesmo dia não diminui a protecção de sua pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Boa noite, queria tirar uma duvida. Eu tomo a pilula novynette e sempre que estou a entrar na ultima semana de toma, começo a perder um pouquinho de sangue, mais grossinho. Primeiro começa por ser castanho escuro e depois acaba por aclarar. P meu médico diz que é por a pílula ser fraca, que o meu organismo começa logo a fazer está reação mas isto é bastante incômodo, é como se acabasse por ter 2 semanas de menstruação. O que devo fazer, algum conselho? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, me parece que com o tempo vai melhorar, siga tomando como seu médico indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Ola doutor . Eu tomei duas pilulas no mesmo dia achand que havia esqecido . Mais percebi que estava a faltar uma pilula . Eu comprei outra cartela e tomei o qe faltava . Acabei tomando 22 complimidos tomo o selene . Eu fiz certo ?? Estou protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, fez bem, pois tinha que tomar 21 dias seguidos, faça a pausa e retome como sua médica indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Canela em pó corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mantenha seu anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Olá eu tive relações quarta feira e a pílula acabou na quinta porque vou fazer a pausa para vir a menstruação estou desprotegida? Preciso de tomar mais alguma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, desde que tenha tomado a cartela certinha vai estar protegida no final da cartela e na pausa entre as cartelas, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Eu tive tomando antibiótico

      Eliminar
    3. Até quarta de manha tomei a pilula à noite será que cortou o efeito?

      Eliminar
    4. Olá, que antibiótico tomou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Tomei a pilula 8 horas apos o antibiótico e depois não tomei mais o antibiótico

    ResponderEliminar
  79. Tomei dois comprimidos no mesmo dia. Como devo proceder agora que a cartela tá no final?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar o comprimido em falta usando o de outra cartela suplente, ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Bom dia Doutor, é o seguinte eu andei a fazer um tratamento com fluconazol e dalicin V e tomei sempre a pílula certinha sem esquecer. Quando o tratamento acabou tive relações nos dias 21, 22 e 23. No dia 23 tomei a pílula no horário habitual só que pensei que como andava com fezes moles não tinha ocorrido efeito tomei outra, de uma cartela suplente, por precaução. E hoje dia 25 ocorreu-me um sangramento. O que poderá ser? Gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ter relação com o tratamento, como manteve a pílula certinha não tem riscos... continue tomando, ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. Olá Doutor! Eu sou adepta do anti concepcional Primera 20,e na segunda-feira eu iria começar a tomar após o intervalo de 7 dias, porém acabei esquecendo de comprar, e acabei tomando no dia seguinte junto com o que era referente a terça feira, porém hoje tive relações com meu namorado, e fizemos com proteção com camisinha, queria saber se corro algum risco? A cartela são todas com cores iguais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, pois ao atrasar um dia, só volta a estar protegida após o 7° comprimido da cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Olá,tomei dois comprimidos no mesmo dia por engano( o de sábado e o de domingo), então achei que como já tinha tomado o de domingo o certo era tomar só na segunda e no domingo não tomar, mas os outros comprimidos tenho tomado certinho, como sempre havia tomado, corro o risco da minha menstruação descer antes da cartela acabar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas não tomou no domingo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não, pois estava faltando, pq já havia tomado, ai tomei o de segunda em diante

      Eliminar
    3. Ok, nesse caso é como se tivesse esquecido, pois as duas do dia anterior não garantem protecção em dois dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Boa noite doutor,

    Troquei os dias da pílula e tinha de iniciar uma nova cartela no dia 28/07/2017 mas só hoje me lembrei e tomei os 4 comprimidos seguidos, corro algum risco?

    ResponderEliminar
  84. Olá, não deve fazer isso, são muitos, deve iniciar e se proteger até ao 7° comprimido desta cartela, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.