sexta-feira, janeiro 24, 2014

Eficácia da pílula

Eficácia da pílula

A eficácia da pílula
A pílula hormonal é um anticoncepcional com hormonas que garante uma protecção de 99% contra uma gravidez indesejada. Esta proteção obtêm-se através do índice de Pearl, um índice que nos revela o numero de casos de gravidez em mulheres férteis que fazem a pilula durante 1 ano. Índice de Pearl da pilula hormonal (0,1 é 1,0 gravidez por cada 100 mulheres).


A pílula hormonal, através da libertação de hormonas, impede a ovulação, evita que o útero tenha condições para acolher o ovo ou entrada dos espermatozoides e dificulta a progressão dos espermatozoides até ao óvulo.

Para ser eficaz a mulher terá que tomar a pílula todos os dias, sensivelmente à mesma hora, sem atrasos superiores a 12 horas, não ocorrem vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma e não tomar medicamentos que interfiram com a pílula.

Existem dois tipos de pílula, pílula de toma continua (deve-se tomar 1 comprimido por dia sensivelmente à mesma hora) e as pílulas com pausa entre as carteiras, cartelas ou blisters (a pausa pode ser de 2, 4, 5, 6 ou 7 dias - algumas pílulas usam comprimidos placebo, normalmente brancos feitos de amido).

Quando a pílula não é eficaz

A pílula deixa de ser eficaz quando a mulher tem atrasos ou esquecimentos de mais de 12 horas, tem diarreia ou vómitos 4 horas após a toma ou faz medicamentos que interferem com a pílula.

A eficácia da pílula com diarreia

Se a mulher tiver diarreia até 4 horas após a toma da pílula, esta perde eficácia.

A eficácia da pílula com vómitos 

Se a mulher tiver vómitos até 4 horas após a toma da pílula, esta perde eficácia.

A eficácia da pílula com antibióticos e outros medicamentos

A eficácia da pílula pode ficar comprometida se tomar alguns destes medicamentos: doxiciclina, cefodizima, cefuroxima (antibióticos), hipericão (antidepressivos), modafinil (sono), ciclosporina, fenobarbital, carbamazepina, fenitoína (antiepilépticos), griseofulvina, anastrozol (tumores), amoxicilina e ampicilina (penicilinas). Retirado de: Pílula contracetiva interações com outros medicamentos

A eficácia da pílula durante a pausa

Nas pílulas com pausas entre as cartelas ou carteiras a pílula continua ser eficaz desde que a mulher tenha tomado a pílula certinha, normalmente durante a pausa a mulher terá a menstruação.

A eficácia da pílula durante o período fértil

A mulher que toma a pílula não tem período fértil, pois não ocorre ovulação. A pílula não deixa que ocorra ovulação, por isso não há período fértil.
Calendário mensal da pílula
Calendário mensal da pílula
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

679 comentários:

  1. Boa noite. Gostaria que me desse uma explicação acerca de um assunto. Já li nalguns sites que diminuir a pausa da pílula (os 7 dias portanto) prejudica a sua eficácia. Mas já li também (aqui neste site diz isso) que fazendo isso a eficácia da pílula não é afectada. Porque dizem alguns que afecta e outros não? Haverá alguma explicação lógica para isso? Peço desculpa pela pergunta mas faz-me um pouco de confusão! Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a eficácia da pílula nesta situação não fica afectada, pelo contrario aumenta a concentração de hormonas no sangue e pode até ter mais efeitos secundários... pode ficar descansada, em relação aos outros sites, não tenho nada a dizer.... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Se beber cafe diariamente afecta a eficácia da pilula. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pílula desde que seja tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, respeitando as pausas é segura e evita uma gravidez indesejada. Pode ter relações sem preservativo e com ejaculação que não há perigo de engravidar. A pílula não protege das infecções sexualmente transmissíveis. O café não interfere com a eficácia da pílula.
      Se precisar disponha... ando por aqui.

      Eliminar
  3. ouvi dizer q a pilula do dia seguinte, tomada com regularidade, perde a eficacia. qual é essa regularidade? tomei uma ontem à noite, mas a anterior foi à 3 meses atras.

    fiqeui protegida a 100%?mesmo tomando logo nas primeiras 2h?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pílula do dia seguinte não perde eficácia, mas é um risco para a mulher estar constantemente a tomar, risco de surgimento de certos problemas resultantes dos contraceptivos hormonais, como a pílula tem uma elevada dosagem hormonal o risco é muito grande. A toma regular da pílula do dia seguinte não é benéfica para a mulher.

      Deve optar por iniciar uma pílula combinada e deixar de usar a pílula do dia seguinte com essa frequência.
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. A pílula perde eficácia com o ibuprofeno? E com o paracetamol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o paracetamol e o ibuprofeno não interferem com a eficácia da pílula hormonal. Pode ficar descansada, ando por aqui...

      Eliminar
  5. O dalacin interfere com a eficácia da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o tratamento com dalacin creme não interfere com a eficácia da pílula. Durante este tratamento o homem nos contactos sexuais deve usar preservativo.
      Ando por aqui...

      Eliminar
  6. eu nunca usei pilula mas kero usar só que tenho medo de engordar kando começar a tomar.

    Keria uma que nao faça engordar, que regule o periodo e ke diminua a acne.
    Qual acha mais indicada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      qualquer pílula irá trazer menstruações mais regulares e diminuição do acne. o aumento do peso é um efeito secundário da pílula, mas só por si, a pílula, não pode ser considerada responsável, pois o aumento pode surgir por outras causas.
      Fale com o seu médico, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. Se eu tomar as pílulas todos os dias, nos horários habituais (ou com 10 h depois) e tiver relação sexual sem preservativo corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre, excepto na primeira carteira, desde que tome todos os dias sensivelmente no mesmo horário, não tenha vómitos ou diarreia e não faça medicamentos que interfiram pode ficar descansada que não engravida. Ando por aqui...

      Eliminar
  8. Boa Noite,

    Tomo a pílula Diane 35, gostaria de saber se é uma pílula muito forte?

    Tomo a pílula para evitar a gravidez neste momento.

    Será que há pílulas mais fracas e que façam o mesmo efeito?

    Tenho má circulação e celulite, a toma da pílula pode piorar estas situações ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A pílula diane 35 tem uma quantidade hormonal elevada, havendo pílulas com menor quantidade (veja a quantidade no quadro).

      As pílulas de menor dosagem também protegem de uma gravidez, não tenha receio.

      Com má circulação deveria tomar uma pílula ou método contraceptivo com baixa dosagem de hormonas, para evitar que piore e surjam outros problemas como varizes e derrames (fale com seu médico). Ando por aqui...

      Eliminar
  9. Amoxicilina e o ácido clavulânico interferem com a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a antibiótico amoxicilina e o ácido clavulânico (augmentin, betamox, clavamox, forcid e penilan) interferem com o efeito da pílula. Nesta situação a mulher deve tomar protecção adicional, preservativo.

      Ando por aqui...

      Eliminar
  10. Boa noite, o meu medico tinha-me receitado a pilula Yasminelle porque a minha menstruação é irregular e tenho algumas dores mas nunca começei a tomar porque consigo controlar as dores mas tenho algum acne e estava a pensar em tomar a pilula porque dizem que ajuda. Mas vim pesquisar sobre isso e vi que um dos efeitos desta pilula é o acne. Acham que melhora ou piora?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Apesar de os dos efeitos secundários ser o acne regra geral a pílula melhora esta situação, por isso deve começar a tomar seguindo as indicações do seu médico, os restantes sintomas como as dores também deixarão de aparecer.

      Deve iniciar a pílula no primeiro dia da menstruação, tomar durante 21 dias e fazer 7 dias de pausa, nesta pausa surgirá a menstruação, ao 8º dia inicia nova caixa... prosseguindo sempre este esquema.
      Ando por aqui...

      Eliminar
  11. O que seria indicado pra mim,já q possuo má circulação sanguínea?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se possui ma circulação o mais indicado era fazer um anticoncecional não hormonal, como o DIU de cobre ou o preservativo... pois as hormonas do anticoncecional aumentam o risco de problemas tromboticos, como as varizes, enfartes... o melhor é falar com seu médico para ver qual o método mais indicado, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Ontem tive relações sexuais com o meu namorado, mas o preservativo rompeu e quando reparámos ele já tinha ejaculado dentro de mim. Tomo a pílula estinette, mas não costumo tomar num horário certo, normalmente tomo antes de me ir deitar entre as 22h e as 24h, mas no outro dia apenas tomei às 5h da manhã quando me lembrei. Queria saber se posso estar grávida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve não há risco mesmo tomando a estinette às 5 da manha, nesta situação tomou com um atraso de 7 horas (22h - 5h), somente um atraso + 12 horas de estinette corta o efeito da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  13. a eficacia da pilula interfere com betamox plus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      betamox plus interfere com a pilula, deve usar preservativo durante o tratamento e nos sete dias seguintes da toma dos comprimidos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. quinta feira terminei a toma do antibiotico betamox plus, bem como a pilula. domingo tive relaçoes sexuais (pausa anticoncecional). ontem veio-me o periodo e hoje tomei pilula do dia seguinte, acha que terei grande probabilidade de engravidar? estou muito preocupada, ajude-me por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      depois de parar o tratamento deveria usar preservativo durante 7 dias, como estava na terceira semana da pilula deveria colar as embalagens, não fazia pausa... como não o fez corria risco de engravidar, mas como tomou a pilula do dia seguinte pode ficar descansada, que evitou a gravidez...
      Para voltar a estar protegida deve usar preservativo até ao 8° comprimido da próxima carteira... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  15. na passada quinta feira terminei com a toma do antibiotico betamox plus assim como a ultima carteira de pilula. domingo tive relaçoes sexuais, ontem veio-me o periodo e hoje decidi tomar pilula de emergencia. acha que ainda vou a tempo de travar uma possivel gravidez. ajude por favor, estou muito preocupada :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tomando a pilula do dia seguinte evita uma possível gravidez... desculpe o atraso na resposta... boa sorte.

      Eliminar
  16. tive a relaçao no domingo à noite mas so tomei a pilula do dia seguinte na terça feira ao meio dia :/ ha risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula do dia seguinte antes das 72 horas, após o contacto sexual, pode ficar descansada que ficou protegida... quanto mais cedo a mulher tomar a pilula do dia seguinte maiores são as probabilidades de esta ter efeito... sugiro que inicie um método anticoncecional para não ser necessário tomar a pilula do dia seguinte... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  17. nao sei se expus bem a minha questao .. tive a relaçao sexual durante a pausa do anticoncecional(que foi no domingo). no dia seguinte(segunda. feira) veio-me a menstruaçao. proveniente da pausa, mas só na terça é que tomei a pilula do dia seguinte. a minha preocupaçao é a eficia da pilula por ter tomado o antibiotico. tenho medo que a pilula do dia seguinte nao evite a gravidez..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve fez efeito, tomou o antibiótico desde que dia? Foi só na pausa?

      Eliminar
  18. desde o dia nove de abril e terminei no dia 18 o ultimo comprimido, mas a pilula terminou no dia antes (quinta feira) e nesse fim de semana (domingo) tive a relaçao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      corre risco pois teve relações durante a pausa e não estava protegida... quando tomamos um antibiótico devemos usar preservativo durante o tratamento e nos 7 dias seguintes (nesses 7 dias devemos tomar a pilula, como o tratamento coincidia com a ultima semana deveria colar as cartelas), como não o fez estava desprotegida, mas como fez a pilula do dia seguinte está protegida... agora só voltará a estar protegida após 7 dias de pilula da nova cartela, até la deve usar preservativo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  19. mas mesmo tendo tomado a pilula corro o risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá não corre pois tomou a pilula do dia seguinte, pode ficar descansada... ando por aqui.

      Eliminar
  20. tomei a pilula do dia seguinte ma terça feira, ontem bebi um pouco de alcool, interfere?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as bebidas alcoólicas não interferem com a eficácia da pilula do dia seguinte pode ficar descansada... ando por aqui

      Eliminar
  21. mas tendo em conta que tomei o antibiótico e que esse interfere com a pilula, tenho medo que o facto de ter tomado a pilula do dia seguinte nao tenho sido eficaz. dizem que a percentagem de eficácia nao é tão elevada :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      mas quando tomou a pilula do dia seguinte ainda estava a fazer o antibiótico? Percebi que já não estava, desculpe se percebi mal...

      Eliminar
  22. não. eu terminei a toma do antibiótico na sexta feira passada, tive a relação durante a pausa (domingo) e na terça é que tomei a pilula do dia seguinte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, sim está protegida pois o antibiótico já não teve ação sobre a pilula do dia seguinte... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  23. eu estava a referir-me ao facto do antibiótico interferir com a pilula normal e mesmo tendo tomado a pilula do dia seguinte, ter medo que nao atue de forma correta ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ficar descansada... que a pilula do dia seguinte é eficaz, a sua eficácia aumenta quanto mais perto da relação for tomada... ando por aqui...

      Eliminar
  24. tomei a pilula do dia seguinte 35 horas depois da relação (na terça feira). estou com muito medo que nao tenha sido eficaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é eficaz, deve continuar com a pilula normalmente....

      Eliminar
  25. aconselha que faça um teste de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não precisa, mas para ficar mais calma pode fazer... tem é que esperar alguns dias (10 dias) para o teste dar o resultado, pois não o teste à urina não da logo o resultado...

      Eliminar
  26. tive a relaçao dia vinte, terei de fazer teste dia doze de maio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ou se preferir pode fazer o teste de sangue que da o resultado mais cedo...

      Eliminar
  27. mas a hipotese de gravidez é minima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, sim é mínima dado que fez a pílula do dia seguinte e a pilula mesmo 35 horas depois é eficaz, se precisar ando por aqui.... boa sorte.

      Eliminar
  28. ao fazer teste no dia 12 o resultado já é mesmo correto? não há hipótese de engano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode confiar que o resultado é correto... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. quanto tempo ê que demora a propagar-se uma gravidez?

      Eliminar
    3. Olá,
      o resultado pela urina pode obter após 7 dias, mas o melhor é esperar mais alguns dias para dar um resultado mais concreto... menos duvidoso... ando por aqui.

      Eliminar
  29. na terça tomei a pilula do dia seguinte e na quinta feira (enquanto ainda tinha a hemorragia do seu efeito) notei q as minha fezes nao eram tao normais, pareciam menos solidas que o habitual. o que significa? acha que perdeu o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser alterações normais até relacionadas com a alimentação, como não teve diarreia (fezes liquidas) a pilula do dia seguinte não perde a eficácia... pode fiar descansada... ando por aqui.

      Eliminar
  30. e a ovoluçao/fecundaçao, ocorre quanto tempo depois da relaçao ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      depende pode ocorrer pouco tempo depois, se o óvulo estiver fora dos ovários ou nas trompas... ando por aqui...

      Eliminar
  31. quem toma a pilula do dia seguinte nas 72h apos a relaçao esta mesmo livre de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está a pilula do dia seguinte é eficaz se a tomar até 72 horas após a relação desprotegida... ando por aqui.

      Eliminar
  32. quando é que a sua eficacia fica comprometida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a eficácia da pilula fica comprometida quando tem vomitos ou diarreia até 4 horas após a toma, tiver esquecimentos ou atrasos superiores a 12 horas ou faça algum medicamentos que interfira... pode conferir os artigos em cima, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. entao se o betamox com a pilula normal tambem interfere com esta pilula?

      Eliminar
    3. Olá, sim interfere... ando por aqui...

      Eliminar
    4. mas eu tomei antibiotico na sexta e a pilula de emergencia na terça da semana a seguir. interfere? (sou a mesma pessoa q tem estado por ca e lhe tem feito todas as perguntas).

      Eliminar
    5. Olá,
      desta forma não interfere pois na terça já não estava sob o efeito do antibiótico pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. a diarreia é um efeito secundário de norvelo ... quem tiver esse sintoma corre o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é um efeito secundário da norlevo, se tiver a diarreia até 4 horas após a toma corre o risco de perder a eficácia... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  34. ola. tenho andado com um incomodo na zona genital ( comichao). oque acha q pode ser??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode estar com alguma irritação ou mesmo infeção vaginal... sugiro que fale com a sua médica... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  35. ando desejosa que chegue o dia para fazer teste de gravidez. nao tenho dormido nada. estou sempre a pensar se a pilula do dia seguinte foi realmente eficaz ou se irei ter uma criança dentro de mim :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu penso que a pilula di dia seguinte resultou, não fique ansiosa... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  36. com quantas semanas é que surgem os sintomas de gravidez? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os primeiros sintomas começam a surgir após 4 a 5 semanas, pode fazer uma pesquisa na caixa sobre sintomas de gravidez, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  37. para ter mesmo a certeza que a pilula do dia seguinte resultou, quando posso fazer o teste ? nao dá para fazer já esta semana ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode fazer o teste após 15 dias, após a falha ou esperar pela menstruação... ando por aqui.

      Eliminar
  38. existem casos em que a pilula do dia seguinte nao é eficaz ... isso depende do organismo ou da quantidade de horas a que é tomada? a percentagem de eficácia é mesmo a que está no artigo « norlevo » ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a eficácia aumenta quanto mais próxima da hora da relação tomar... a eficácia é muito semelhante à que está descrita no artigo de norlevo... pode ficar descansada... ando por aqui.

      Eliminar
  39. tive a relação desprotegida dia 20, dia 22 tomei a pilula, quando o posso fazer para ter a certeza se foi eficaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tomou a pilula do dia seguinte dia 22? Então deve aguardar pela próxima menstruação, se nao surgir deve fazer o teste de gravidez... inicie um anticoncecional regular para não ser necessário fazer a pilula do dia seguinte... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  40. ola! comecei a tomar a pilula numa quinta feira e nesse mesmo dia foi me administrada uma injecção de penicilina e tomei um antibiotico ate sabado. no domingo seguinte tive relaçoes. continuo a tomar a pilula. corro algum risco? o que devo fazer? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      entre o sabado que tomou o antibiótico e o domingo que teve relações decorreram 7 dias? Tomou a pilula durante essa semana? Em que semana da pilula está?

      Eliminar
  41. sim, tomei a pilula do dia seguinte dia 22. nao posso fazer teste de gravidez sem ter de esperar pela menstruação? é que dizem que o facto de tomar esta pilula a menstruação tem tendência a tardar ....
    eu ja tomava a pilula normal, o problema foi ter tido a relação sem preservativo e nao ter esperado os 7 dias após a toma do antibiótico, por isso é que a tomei. foi a minha primeira vez a tomar pilula do dia seguinte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula do dia seguinte após 48 horas, está protegida e os risco de engravidar é muito baixo... tinha algum risco por causa do antibiótico, mas com a pilula do dia seguinte corrigiu esse risco e ficou protegida... mantenha a pilula e até ao 8° dia, após acabar o antibiótico, deve usar preservativo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  42. Olá! queria saber se o tratamento com gino canesten creme (clotrimazil) retira o efeito da pílula?! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ficar descansada que o Gino canestem não interfere com a eficácia da pílula.... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  43. tem respondido a todas as questões? lembro-me que fiz uma pergunta e ainda nao obtive resposta. obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, espero ter respondido, se precisar de alguma ajuda sobre a eficácia da pilula ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  44. pelas contas que fiz, não chegaram a ser as 48 horas mas sim 35 após a relação sexual. o meu maior medo é que a pilula nao tenho sido eficaz. nao sei se é da ansiedade mas parece que já começo a sentir sintomas. sempre que carrego nos seis eles doem ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio é da ansiedade, pois mesmo que tenham passado 35 horas ainda a protegeu, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  45. o facto de ter tido a relação desprotegida (sendo que tomei antibiotico e este ainda tinha efeito na pausa) no dia antes da menstruação ir embora, aumenta a probabilidade de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou o antibiótico e este durou desde os últimos comprimidos da carteira e foi até à pausa, deveria usar preservativo durante o tratamento, a pausa e até ao 8° comprimido da nova carteira da pilula, se não o fez corre risco de engravidar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  46. eu terminei o antibiótico numa sexta feira de manha( ultimo comprimido). a pilula terminou no dia em antes (quinta à noite). no domingo dessa mesma semana tive a relação sexual, o período veio-me na segunda (proveniente da pausa) e no dia seguinte é que tomei a pilula de emergência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula do dia seguinte após a o antibiótico ter terminado ela fez efeito, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  47. quando é que o resultado de um teste à urina é completamente fiável? quando se pode fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer o teste 7 a 10 dias após a relação, preferencialmente com a primeira urina da manha... o ideal é confirmar perante um possível sinal de gravidez, por exemplo a falta de menstruação, para ter a certeza... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  48. nao tem andado por cá? nao tenho visto as respostas publicadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tenho, mas nestes últimos dois dias teve mais trabalho... precisa de ajuda, já vou responder às questões...

      Eliminar
  49. tenho andado com dores dores nos seios sempre que carrego neles. isso é um possível sintoma de gravidez? tomei a pilula do dia seguinte à duas semanas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é possível se teve relações e não se protegeu... se teve relações e tomou a pilula do dia seguinte está protegida dessa relação, pois se teve contacto posteriormente corre risco, dai ser sempre aconselhado usar um anticoncecional regularmente.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  50. na segunda feira (depois do dia em que tive a relação) menstruei ... e na terça é que tomei a pds. há probabilidade de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve não há risco pois tomou a pilula do dia seguinte... inicie um anticoncecional para não precisar de tomar a pilula do dia seguinte... é melhor para a sua saúde e anda mais protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  51. fiz análise à urina dia 8 deste mês e tive a relação dia 20 de abril. deu negativo ... mas há possibilidade de haver erro ? fiz a análise com a segunda urina da manhã, por volta das nove da manhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      mesmo tendo feito com a segunda urina da manha, o resultado é fiável, pode confiar, pois desde a relação (20) até ao teste decorreram 19 dias, tempo suficiente para mostrar se nessa relação engravidou, como deu negativo pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  52. mas o facto da minha primeira urina ter sido feita às sete da manhã e a segunda ( que fiz o teste), ser às nove não interfere na quantidade de hcg e resultado da análise?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere, embora a urina da manha tenha maior concentração, a verdade é que se houver presença da hormona o teste reage e vira positivo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  53. Boa Tarde.

    Estou a tomar o antimicótico Itraconazol 100mg. Tive relações sexuais e não usei preservativo. No entanto estou na toma da pílula Mini Geste.
    O antimicótico corta o efeito da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o itraconazol não interfere com a pilula minigeste pode ficar descansada... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  54. bom dia. à uns tempos para cá (dia 22 de abril) tomei a pilula do dia seguinte. tenho tomado a pilula normalmente e estou no período de pausa. o facto de ter tomado a pds vai interferir no período de menstruação? é que dizem que altera o organismo e eu não sei quando virá ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode interferir, pode ter alterações na menstruação, como ausência ou diminuição dos dias... é normal não deve preocupar-se, deve manter a pilula, após a pausa mesmo que não menstrue... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  55. Olá, faço uso do Mirena a mais ou menos 2 meses e meio, e devido a uma sinusite, estou a tomar antibiótico (amoxicilina + ácido clavulânico), este interfere com o uso do Mirena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar deste antibiótico interferir com os anticoncecionais orais, com o mirena não tem grande interferência, pois a eficácia e ação do mirena é mais ao nível local... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  56. Tive relações sexuais desprotegidas na sexta de manhã. No mesmo dia foi me prescrito um antibiotico à base de amoxicilina e acido clavulânico que tive de tomar no mesmo dia à noite. Tomo a pilula arenkelle e nunca falhei um dia. Tenho riscos de ficar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou o antibiotico e não usou preservativo durante o tratamento e nos 7 dias seguintes há possibilidade de ter engravidado... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Mas eu tive relações sexuais antes de começar o tratamento com o antibiotico e estava sobre o efeito da pilula. Neste caso não há nada que possa fazer para evitar uma gravidez?

      Eliminar
    3. Olá, não pois a pilula do dia seguinte também pode perder eficácia com o antibiotico, mas neste caso é difícil engravidar pois a relação aconteceu antes... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Sim, a relação foi cerca de 12 horas antes do início do tratamento. Estou extremamente nervosa e com a sua primeira resposta ainda fiquei mais. Estou com bastante medo de uma gravidez...

      Eliminar
    5. Oi,
      deve usar preservativo durante o tratamento e nos 7 dias seguintes, está em que semana da pilula... tenha calma e desculpe a ideia não era assustá la....

      Eliminar
  57. Ainda por cima sabendo que os espermatozoides tem um período de vida de cerca de cinco dias... Comecei a carteira no dia 12... Obrigada pelas suas respostas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, sim mas o risco é baixo, pois quando eles entraram não tinham as condições ideias para progredir e isso demorou a acontecer, é difícil que tenham conseguido, tenha calma e desculpe ter criado mais ansiedade.... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  58. Muito obrigada! Nem sabe o alívio que agora me deu. Obrigada pelos esclarecimento :)

    ResponderEliminar
  59. ola boa tarde. ontem esqueci de tomar a pilula (11 da noite como é habitual), mas agora que me lembrei é que a tomei e ja passaram as 12 horas. como faço agora para a proxima toma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      mantém a hora habitual e usa preservativo nos próximos 7 dias... se estiver na ultima semana da cartela deve colar as cartelas, não fazendo pausa entre as cartelas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  60. estou na ultima cartela. mas e se nao tiver relaçoes nos proximos sete dias preciso colar na mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      se não colar as cartelas, só é necessário se estiver n ultima semana da cartela, deve evitar as relações até ao 7° comprimido da próxima cartela... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  61. Boa tarde enfermeiro, gostaria que por favor me esclarecesse uma dúvida. Tomei 2 injeções de amoxicilina para combater uma amigdalite, na quinta e sexta-feira respetivamente. No meu quinto dia de "menstruação" - segunda -feira tive relações sem proteção extra, estando a tomar diariamente estinette , aliás até recomecei mesmo ontem, segunda-feira, após período de 7 dias de descando da toma. Haverá alguma possibilidade de gravidez indesejada?Desde já um muito obrigada pela amabilidade .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim não há risco, pois fez o antibiótico na pausa de estinette... se precisar ando por aqui. As melhoras...

      Eliminar
  62. Boa trde, deduzo que não tenha recebido minha mensagem com dúvida. Tomei amoxicilina durante 2 dias em forma injetável. dia 26 e 27 de junho. dia 30 de junho estando no meu 5º dia de menstruação tive relações, estando protegida pela pílula estinette. Há razão para preocupação, com possivel gravidez indesejada? Desde já um muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim não há risco, pois fez o antibiótico na pausa de estinette... se precisar ando por aqui. As melhoras...

      Eliminar
  63. A lamotrigina (uso 150 mg) corta o efeito do anticoncepcional (uso minesse)? Caso sim, o Diu hormonal (mirena) seria uma solução? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corta o efeito.. o diu seria melhor pois sua eficácia não está tão interligada a outros medicamentos pois sua absorção é feita no útero... embora também possa sofrer alterações com alguns medicamentos... fale com o seu médico.

      Eliminar
  64. Um muito obrigada, que alívio, já vou dormir melhor!! Excelente profissional, espero que Portugal o reconheça. Obrigada

    ResponderEliminar
  65. Bom dia! Tenho uma dúvida que ninguem me explica direito. Tive relações com ejaculação dentro. Só que eu li que o esperma pode ficar até 5 dias na mulher. Tomo a pilula regularmente porém, se acontecer algo que prejudique a eficacia da pilula uns 3 dias depois por exemplo, corro risco de engravidar por conta de relação anterior? Já que o esperma fica no corpo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, pois mesmo tendo algum problema com a pilula demorará a ovular, por isso, esta situação de ter relações e o esperma ficar 5 dias não é bem assim como dizem... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada! Adoro esse site!

      Eliminar
  66. ola, existe a possibilidade de a pilula nao ser eficaz por conta do meu organismo ou algo assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não penso que há hipótese, a eficácia da pilula pode se alterar por causa dos vomitos, diarreia, esquecimentos ou medicamentos que interfiram... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  67. Bom dia, tomo a pílula minigest mas tive de tomar um antibiótico ( amoxilina ), tive relações desprotegidas no ultimo dia que tomei o antibiotico fazendo o coito interrompido, posso estar grávida? tomei sempre a pílula certinha mesmo quando tomava o antibiotico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      há algum risco, deveria usar preservativo... mantenha a pilula e use preservativo até ao 7° dia após terminar o antibiótico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. mas essa risco é grande ?

      Eliminar
    3. Olá, não é pequeno... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  68. Bom dia,

    Iniciei uma nova caixa de pilula ontem às 23.30. Passadas 12horas apos a toma tive um episodio de diarreia. Ha a possibilidade de a pilula ter perdido o efeito?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a diarreia (fezes liquidas e várias vezes ao dia) foi 12 horas depois da toma da pilula não alterou a eficácia, só altera se ocorrer nas 4 horas seguintes à toma da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  69. Olá tenho uma filha de dois meses e tomo Cerazette a um mês e quatro dias porém ainda uso preservativo nas minas relações pois tenho bastante medo de engravidar novamente.posso parar de usar camisinha ou ainda corro risco de ficar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode parar de usar, desde que tome a cerazette sem falhas e não faça pausa entre as cartelas está protegida... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  70. Boa tarde. Durante a semana de pausa da pílula (minigeste) tomei amoxicilina(7 dias) e tive relações sexuais apenas apos seis dias da nova cartela da pílula em vez de sete. Apesar de n ter havido ejaculação optei por tomar a pilula do dia seguinte (norlevo) por n ter respeitado o período de sete dias de segurança.
    O unico efeito secundário da norlevo q tive foi a tensão mamária, tambem n tive qualquer hemorragia (faltam sensivelmente 3 semanas para me vir o período e tomei o norlevo num período inferior a 12 horas apos a relação).
    Gostaria de saber se posso estar descansada e se a norlevo interfere na eficácia da minigeste, uma vez q ja fiz 6 comprimidos de pilula apos a pilula do dia seguinte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ficar descansada, pois se protegeu, a norlevo não altera a eficácia da minigeste, deve manter a pilula... é provável que tenha alterações menstruais... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  71. Boa tarde, durante a semana de pausa da pílula ( minigeste ) tomei amoxicilina ( 7 dias ) e tive relações sexuais apenas apos seis dias da nova cartela da pílula em vez de sete. Apesar de n ter havido ejaculação optei por tomar a pilula do dia seguinte ( norlevo ) por n ter respeitado o período de sete dias de segurança apos a toma de antibiótico. O unico efeito secundário da norlevo q tive foi a tensão mamária e n tive nenhuma hemorragia ( faltam sensivelmente 3 semanas para me vir o período e tomei o norlevo num período de tempo inferior a 12 horas apos a relação sexual).
    A minha dúvida é se posso estar descansada e se a norlevo interfere na eficácia da pílula ( minigeste ) visto que continuei a toma da pilula normalmente dentro do horário habitual (ja tomei 5 comprimidos apos a pilula do dia seguinte). Tenho de usar preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não necessita de usar já está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  72. Boa noite
    Antes de colocar a minha questão, estive a ver todos as perguntas e respostas e acho muito bonito da parte do doutor colocar-se ao dispor e responder prontamente e de forma tão clara.
    Eu tive de tomar a pílula do dia seguinte há dias (32h depois da relaçao desprotegida) e sempre ouvi falar de vários efeitos secundários tanto na bula como de outras pessoas que já tomaram, mas eu não tive absolutamente nenhum efeito, ou seja, nesse aspecto é como se não tivesse tomado. Isso é normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim a probabilidade dos efeitos secundários surgirem varia de mulher para mulher, podem não aparecer, no entanto desde que toma a pilula ela faz efeito... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  73. Oii tomei o anti normalmente de manha as 10 horas e de tarde tomei itraconazol , fiquei preocupada pq dizem q corta o efeito e tive relaçao com o meu namorado de noite sem prevençao , e de noite tomei outra pirula pra garantir porque fiquei com medo oque faz nessa situaçao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de medicamentos interfere com a pilula mas não corta o seu efeito pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui... as melhoras...

      Eliminar
  74. Bom dia.
    Estou a tomar itraconazol e a pilula minigeste. Tive relações sem preservativo, mas fiquei descansada quanto a uma possível gravidez porque li o folheto informativo e este indica o uso de um método contraceptivo para não engravidar durante a toma deste medicamento. No entanto, disseram-me que o medicamento (itraconazol) cortava o efeito da pílula e que podia engravidar. Quis confirmar na farmácia e disseram-me que o itraconazol não interfere com a eficácia da pílula. Afinal, interfere ou não interfere? Estou com um pouco de receio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigada pela atenção.

      Eliminar
  75. ola boa tarde. tenho uma duvida... à duas semanas atras houve um dia em que esqueci de tomar a pilula(ja tinham passado umas três horas a mais). alguns dias depois o meu companheiro ejaculou fora de mim mas tenho receio q algum esperma tenha entrado. corro riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve atraso de 3 horas e meia na toma da pilula pode ficar tranquila, pois a pilula não perde a eficácia com esse atraso, somente se for superior a 12 horas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  76. mas eu estava a referir-me a uma, duas horas a mais que as doze horas. num total de 14 horas.. e ele nao chegou a penetrar, apenas ejaculou em cima de mim e isso foi dois dias depois do esquecimento. ha hipotese de estar gravida? tenho tido imensa vontade de urinar e até a tenho tido de madrugada. nao sei se é nervosismo ou dos efeitos secundarios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se no houve penetração as hipóteses são muito pequenas, não tem outros alterações urinarias? Pode estar com uma infeção??? Ando por aqui...

      Eliminar
  77. isto aconteceu na pausa do anti concecional. terminei a cartela dia 7 e dia 10 aconteceu isso da ejaculaçao. dia 11 veio a menstruaçao mas tenho receio que esta necessidade de ir urinar esteja relacionada com uma possivel gravidez. me ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como toma o anticoncecional não me parece que tenha risco de estar grávida, pode é realmente ser um infeção urinária, se notar outras alterações deve falar com seu médico... para já mantenha a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  78. mas se na semana anterior à pausa tive um atraso superior a 12 horas, ha essa possibilidade de ter engravidado nesse periodo de pausa? ( a menstruaçao veio na mesma).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que exista risco... mantenha a pilula e para ficar mais descansada, faça um teste de gravidez desta forma tem toda a certeza... e não fica mais a penar neste assunto... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  79. peço desculpa por nao ter sido tao precisa. a ejaculaçao fora de mim ocorreu dia 13 deste mês (nesse periodo ainda estava cm a menstruaçao). dias depois é que me esqueci de tomar a pilula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, me desculpe não ter percebido, como a ejaculação ocorreu fora é difícil... mantenha a pilula, somente após 1 semana de pilula estará protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  80. nao percebi a sua resposta.
    tendo em conta que isto aconteceu na pausa e que estava com a menstruaçao , significa entao q nao ha hipoteses de estar gravida mesmo tendo me atrasado na toma da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, me desculpe não ter explicado bem, pois ao ter o atraso na ultima semana da pilula pode ter engravidado na pausa... mas como a ejaculação ocorreu fora é mais difícil ter engravidado... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  81. a pilula tendo sido tomada num tempo superior ao de 12 horas perde total eficacia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola boa tarde. quando tempo depois da relaçao sexual é que é fiável realizar um teste de gravidez?

      Eliminar
    2. Olá,
      a pilula tomada com atraso superior a 12 horas não perde totalmente a eficácia, mas há risco de perder a eficácia e de engravidar... ando por aqui...

      Eliminar
    3. Olá, após a relação pode fazer o teste de sangue -betaHCG - após 5 dias que já revela se está grávida ou não.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  82. como me atrasei uma vez na toma da pilula (superior a 12horas) e que a ejaculaçao ocorreu fora e nao houve sequer penetraçao, considera que poderei estar gravida? aconselha a fazer um teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      acho dificil estar grávida, mas pode fazer o teste para deixar de pensar nesta assunto... faça e se precisar de ajuda ando por aqui....

      Eliminar
  83. se houver um atraso na toma de duas cartelas diferentes, o que acontece se houver uma relaçao sexual sem metodo adicional após a toma de ambas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o atraso for pequeno não altera a eficácia, de quantas horas é o atraso que falou? Ando por aqui...

      Eliminar
  84. posso fazer o teste de urina amanha? aconteceu dia 13 deste mês. o resultado já é totalmente fiável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode o resultado já é totalmente fiável... se precisar ando por aqui, passe para deixar o resultado, se precisar de ajuda na interpretação do resultado me envie de forma privada via google+.... ando por aqui...

      Eliminar
  85. o primeiro atraso foi na primeira cartela (superior a 12horas) mas veio na mesma menstruaçao ... significa que dessa vez nao corri risco de engravidar, correto?

    a segunda vez foi no dia 13 como lhe falei (tambem superior a 12horas, enquanto estava na pausa e com a menstruaçao proveniente da primeira cartela)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sempre que temos atrasos superiores a 12 horas corremos risco de engravidar... deve manter a pilula e se notar algum sinal ou sintoma de gravidez deve fazer um teste.... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Boa noite tomo Cerazette(anticoncepcional para quem amamenta) porém não estou amamentando somente com o peito...estou dando leite Nam...corro algum risco de engravidar se eu continuar a tomar a pílula mesmo não estando amamentando somente com leite materno?

      Eliminar
    3. Olá,
      não corre risco a pilula cerazette é eficaz mesmo que a mulher não amamente... pode ficar descansada... mantenha a pilula todos os dias e não faça pausas entre as carteiras... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  86. mas o teste à urina diz apenas se é positivo ou negativo correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é só isso que revela, o se sangue quantifica a dosagem da hormona da gravidez betaHCG, que nos pode dizer de quantas semanas está grávida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  87. mas se me veio a menstruação da primeira vez que esqueci não engravidei não é assim ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      normalmente sim, mas nestas situações a mulher pode estar grávida e menstruar, pois o sangramento é causado pelos estrogénios... como tomou pode menstruar... mas lhe surgiriam outros sintomas e sinais de gravidez se tivesse grávida... ando por aqui...

      Eliminar
  88. como a ejaculação ocorreu fora e nao houve penetração, tenho esperança que não tenha engravidado, mas tenho medo. tenho-me sentido inchada e com dores de estômago (não sei se tem a ver ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha ligação... aguarde e se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  89. e o facto de ter vontade de urinar muitas vezes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é um dos sinais, que também pode ser de infeção urinaria... faça o teste de gravidez e fica logo com toda a certeza... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. mas na semana passada ia à casa de banho durante a madrugada, agora ja nao ...

      Eliminar
    3. Oi, mais uma razão para crer que não está, mas só fazendo o teste terá a certeza... ando por aqui...

      Eliminar
  90. se aconteceu dia 13 qual é o meu periodo fertil? antes e depois desta data..

    ResponderEliminar
  91. Ola gostaria q vc me tirasse uma duvida: tomo o anticoncepcional ciclo 21 e tive diareia mas ou menos cinco horas apos tomar a pilula. Sera q pode diminuir o efeito? E se diminuir e ate o fim do ciclo?

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.