Sintomas da gripe sazonal versus gripe A (H1N1)





A gripe sazonal é uma doença benigna provocada pelo vírus da gripe, por ser benigna tem uma boa evolução e o doente acaba por ficar curado, normalmente são só sugeridas medidas de suporte para tratar os sintomas, de forma a aliviar o mau estar, o desconforto e cansaço característico de um quadro gripal.

Os sintomas da gripe sazonal mais comuns são: febre ligeira, fadiga, calafrios, espirros, tosse, dores de cabeça, dores de garganta, dores musculares, diarreia, vómitos e inflamação da garganta.


A gripe A é um tipo de gripe sazonal provocado pelo vírus tipo A da gripe, sendo a estirpe mais comum o H1N1, trata-se de um tipo de gripe mais agressivo e com maiores consequência especialmente nos grupos de pessoas mais fracos ou vulneráveis, como os idosos, as grávidas, as crianças, doentes crónicos ou imunodeprimidos.

Os sintomas mais comuns são: febre acima de 38ºC, fadiga, calafrios, espirros, tosse frequente, dor de cabeça, dores de garganta, dores musculares, diarreia, vómitos e falta de força.

Resumo dos sintomas de gripe

Sintomas de gripe
Febre ligeira
Febre acima de 38ºC
Fadiga
Fadiga
Calafrios
Calafrios
Espirros
Espirros
Tosse
Tosse frequente
Dor de cabeça
Dor de cabeça
Dor de garganta
Dor de garganta
Dores no corpo
Dores no corpo
Inflamação da garganta
Falta de força

Fontes bibliográficas